PRÊMIOS IBERDROLA SUPERA

Reconhecemos pessoas e organizações que fomentam o empoderamento feminino através do esporte

No âmbito de seu compromisso para promover a igualdade de gênero, o grupo Iberdrola organiza a os Prêmios Iberdrola SuperA para reconhecer e dar visibilidade às melhores iniciativas implementadas na Espanha em prol da igualdade e do empoderamento da mulher através da prática esportiva.

OBJETIVOS DOS PRÊMIOS IBERDROLA SUPERA

Os Prêmios Iberdrola SuperA pretendem reconhecer e apoiar projetos, programas e iniciativas que contribuam para atingir os seguintes objetivos:

  • Promover a prática esportiva por parte das mulheres.
  • Aumentar a visibilidade das competições femininas.
  • Melhorar a logística e as instalações das atletas.
  • Criar programas de conciliação familiar, social e educativa para as esportistas.
  • Desenvolver iniciativas que incentivem o crescimento do esporte de base.
  • Reconhecer as contribuições das mulheres ao esporte.
  • Valorizar as conquistas e dar visibilidade às atletas, criando novas referências do esporte feminino na sociedade.
  • Incentivar a igualdade real e o empoderamento das mulheres no âmbito do esporte e na sociedade em geral.

CATEGORIAS DOS PRÊMIOS IBERDROLA SUPERA

 Iberdrola SuperA Base

Promoção do esporte de base entre as meninas (até 16 anos) para melhorar a saúde, integração e qualidade de vida das pessoas.

 Iberdrola SuperA Competição

Inclusão da mulher nas competições esportivas.

 Iberdrola SuperA Inclusão

Integração de mulheres esportistas com habilidades especiais no esporte.

 Iberdrola SuperA Social

Promoção da integração social de meninas e mulheres por meio da prática do esporte.

 Iberdrola SuperA Difusão

Difusão e visibilidade para o esporte praticado por mulheres, bem como a transmissão da importância do papel da mulher no esporte e na sociedade.

Em 2021, uma nova categoria foi criada:

 Iberdrola SuperA Sustentabilidade

Reconhecimento e apoio a essa atividade, projeto e / ou programa na área desportiva que visa o desenvolvimento sustentável da sua atividade.

QUEM PODE SE APRESENTAR PARA OS PRÊMIOS IBERDROLA SUPERA?

  • Atletas com inscrição nas federações esportivas que tenham nacionalidade espanhola.
  • Associações e clubes esportivos, federações nacionais ou autonômicas, colégios, escolas de ensino médio e outras entidades públicas ou privadas, desde que tenham domicílio fiscal na Espanha.
  • Para poder participar dos prêmios, os atletas ou organizações devem apresentar uma iniciativa, um programa ou uma atividade que tenham realizado ou estejam fazendo em âmbito nacional espanhol.

O prazo de apresentação das candidaturas está aberto desde o dia 15 de fevereiro até 30 de abril.

 Ver bases legais (Versão em espanhol) [PDF]

POR QUE SE APRESENTAR AOS PRÊMIOS IBERDROLA SUPERA?

A Iberdrola concederá cinco prêmios — um por categoria — com 50.000 euros cada um deles. Uma Comissão Técnica selecionará as propostas finalistas de cada categoria e um Júri de Honra escolherá os cinco ganhadores.

Este júri é composto por 14 personalidades de reconhecido prestígio no âmbito esportivo: Amanda Sampedro, Carolina Marín, Conchita Martínez, Javier Fernández, Jesús Carballo, Manu Carreño, Marta Arce, Ona Carbonell, Paloma del Río, Sandra Sánchez, Silvia Navarro, Talant Dujshebaev, Teresa Perales e Vicente del Bosque.
 

I PRÊMIOS IBERDROLA SUPERA

Mais de 400 associações, clubes, federações esportivas e do âmbito educativo apresentaram suas candidaturas para a primeira edição dos Prêmios Iberdrola SuperA, cuja cerimónia de entrega de prémios teve lugar no dia 25 de novembro de 2020. Entre elas, o Júri de Honra selecionou os seis vencedores pelo seu trabalho de promoção da igualdade de gênero através do esporte:

  • MAAVI Foundation Club de Fútbol (Social)
  • Fomento de la Igualdad de Género na prática esportiva em idades precoces nos centros educativos (Base)
  • Mujer, vida y deporte (Competição)
  • Futfem.com (Difusão)
  • Mucho por hacer (Inclusão)
  • Juntas venceremos (SuperA+)

 

COMPROMETIDOS COM O ODS 5

A igualdade de gênero — âmbito de ação do quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas — constitui um dos valores essenciais do grupo Iberdrola e faz parte de seu dividendo social. Em 2016, com a aprovação de sua Política de igualdade de oportunidades e conciliação, a empresa foi pioneira ao apostar firmemente e de forma global na igualdade e empoderamento da mulher.

A Iberdrola promove a igualdade de oportunidades, a conciliação e o desenvolvimento integral de seus funcionários dentro da organização, mas também na sociedade. Um compromisso que se materializa através de seu impulso ao esporte feminino, que considera o veículo adequado para conseguir tal objetivo e que também serve para criar referências femininas na sociedade e fomentar hábitos de vida saudáveis desde tenra idade.