compromisso social

TeInteresa
  • As TIC (Tecnologias da Informação e a Comunicação) oferecem inúmeras vantagens: mais acesso à informação, redução de custos no setor trabalhista, mais conectividade entre as pessoas, etc. Porém, a digitalização não está acontecendo de forma igualitária em todo o mundo. Também existe um desequilíbrio e o nome para isto é exclusão digital.

    Praticar esporte é um dos principais objetivos no início do ano. Porém, você sabe quanto uma maratona pode poluir? E um grande evento esportivo como o Mundial de futebol? Certas atividades esportivas também podem ser daninhas para o meio ambiente e é importante que você saiba como minimizar seus efeitos. Aposte no esporte sustentável!

  • A disponibilidade dos alimentos, o acesso das pessoas aos mesmos e um consumo adequado do ponto de vista nutricional são os três pilares sobre os quais se assenta o conceito de segurança alimentar. As mudanças climáticas, a escassez de recursos hídricos ou a degradação dos solos são algumas das ameaças que colocam em perigo a segurança alimentar, além dos atuais efeitos socioeconômicos da pandemia da COVID-19.

    Em dezembro de 2019 um novo coronavírus surgiu na China. Nos meses seguintes a sua expansão pelo resto do mundo obrigou a confinar milhões de pessoas nas suas casas. Como enfrentar essa situação? Como torná-la mais suportável? Como se entreter? A seguir, fazemos um balanço das principais lições do confinamento com a esperança de que este confinamento global não se repita novamente.

  • A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) garante que as hortas urbanas podem ser muito mais ecológicas e eficientes do que as tradicionais, chegando a produzir até 20 kg anuais de alimentos por m2. Nós lhe explicamos o que são estes cultivos domésticos e como ter um deles em casa.

    Em 2009, em plena recessão econômica, a Organização das Nações Unidas (ONU) já tinha apontado o caminho quando lançou um relatório intitulado Rethinking the Economic Recovery: A Global Green New Deal. A sua chamada passou despercebida. Porém, atualmente, com numerosos indicadores colocando o foco no impacto das mudanças climáticas sobre o planeta, este conceito volta à atualidade com o objetivo de estipular os caminhos do crescimento sustentável. A União Europeia (UE) já apresentou seu European Green Deal.