EXPOSIÇÃO 'KUNSTHALLE BREMEN' NO GUGGENHEIM
As principais obras da Kunsthalle Bremen no Museu Guggenheim de Bilbao
O Museu Guggenheim Bilbao acolheu a mostra Obras-primas da Kunsthalle Bremen: de Delacroix a Beckmann desde o dia 25 de outubro. Patrocinada pela Iberdrola, narrou a história desta galeria de arte alemã e sua precoce dedicação à arte moderna, evidenciando a íntima relação entre a arte alemã e a francesa dos séculos XIX e XX.






A mostra ficou aberta até o dia 16 de fevereiro de 2020. Nela podemos ver a singular história e o discurso artístico deste museu inaugurado em 1894 que se caracteriza pelo seu sólido compromisso cívico, pela intensa relação entre o colecionismo privado e a tutela institucional, bem por um avançado trabalho de pesquisa profissional e de divulgação da arte moderna.
O percurso partiu do Romantismo para se adentrar no Impressionismo, Pós-impressionismo, nos artistas de Worpswede e no Expressionismo alemão. Portanto, foi possível observar a evolução da arte europeia durante os séculos XIX e XX e fazer um roteiro pela estética de dois importantes centros criativos: Alemanha — representada por grandes figuras como Caspar David Friedrich, Modersohn Becker, Dix, Kirchner, Beckmann ou Nolde — e França — com criadores da dimensão de Cézanne, Van Gogh, Monet, Delacroix ou Picasso —.
Download dossiê [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
HISTÓRIA DA KUNSTHALLE
A Kunsthalle Bremen surgiu como uma evolução da Kunstverein, uma associação criada 70 anos antes por um grupo de amantes e especialistas em arte que se reuniam para conversar sobre suas coleções de gravuras e desenho e que começaram a organizar exposições públicas e, posteriormente, conceberam sua própria coleção.
IBERDROLA, COMPROMETIDA COM A ARTE
A Iberdrola tem colaborado com o Museu Guggenheim Bilbao desde sua criação há mais de 20 anos, convencida da importância de promover a arte como elemento substancial do dividendo social da Companhia. É parte do seu compromisso de contribuir para a proteção do patrimônio artístico e cultural do mundo, uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.