O PRADO NAS RUAS
O Museu do Prado leva suas obras para as ruas
Uma das galerias de arte mais importantes do mundo, o Museu do Prado, oferece ao público a possibilidade de admirar suas obras mais emblemáticas ao ar livre graças à exposição O Museu do Prado nas ruas. Trata-se de uma exposição fotográfica composta por cinquenta reproduções fotográficas em tamanho real das mais simbólicas pinturas da pinacoteca.
A mostra — com curadoria de Fernando Pérez Suescun, responsável de Conteúdos Didáticos do Museu do Prado — permite ao público visitante fazer um percurso pelas diferentes escolas que compõem o panorama artístico da coleção permanente do Prado e conhecer a história da Espanha, da Europa e da arte ocidental em geral, através dos grandes mestres da pintura. As escolas espanhola, italiana, flamenga, francesa, alemã e holandesa estão presentes por meio de seus protagonistas desde o século XII até os primeiros anos do XX.
A mostra visa impulsionar o conhecimento, a divulgação das coleções e a identidade cultural do patrimônio histórico adscrito ao museu, favorecendo o desenvolvimento de programas de educação e atividades de divulgação cultural. Além disso, ela pretende recriar virtualmente a experiência de visitar o museu, ao poder contemplar as pinturas com suas dimensões reais.
EL PRADO NA ANDALUZIA
A exposição em 2023 visita várias cidades da Andaluzia durante sua quinta viagem pela Espanha. Esta iniciativa, que mostra as pinturas em suas dimensões reais, chegará até as cidades de Úbeda (Jaén), Fuengirola (Málaga), Arcos de la Frontera (Cádiz) e Lepe (Huelva).
O público terá acesso a 50 das obras mais importantes da coleção permanente do Museu do Prado através de reproduções fotográficas em escala 1:1. Além disso, a fim de promover os programas educacionais e as atividades culturais do museu, disponibiliza um folheto explicativo que funciona como um catálogo de exposição.
EL PRADO EM EXTREMADURA
A exposição completou agora sua quarta turnê, em Extremadura, onde viajou para seis cidades da região.
Inaugurada na capital de Badajoz em 22 de abril, a exposição reproduz uma série de pinturas em suas dimensões reais, na tentativa de oferecer ao espectador uma experiência semelhante à de estar na presença da obra real, dando a conhecer não apenas as coleções, mas também o patrimônio histórico ligado ao Museu do Prado através de diversas atividades de divulgação cultural.
A exposição passou por cinco cidades de Extremadura: Badajoz, Don Benito, Plasencia, Zafra e Cáceres, e encerrou sua visita à comunidade autônoma em setembro de 2022.
EL PRADO EM CASTELA E LEÃO
A exposição "O Prado nas ruas" foi um grande sucesso no percurso que realizou até 21 de fevereiro em Castilla y León, passando por cidades como Salamanca, Valladolid, León, Aguilar de Campoo (Palencia), Burgos, Soria, Segovia, Ávila e Benavente (Zamora). Em quase um ano, milhares de visitantes puderam apreciar algumas das maravilhas do Museu do Prado, reforçando a cultura através de visitas diárias e sempre respeitando as normas de segurança anti-COVID-19 em vigor.




O PRADO EM CASTELA-LA MANCHA
O sucesso obtido pela exposição durante a comemoração do bicentenário do museu levou à preparação de uma nova edição, que percorreu — com a colaboração do governo regional de Castela-La Mancha Link externo, abra em uma nova aba. — oito cidades desta comunidade autônoma: Sigüenza (Guadalajara), Puertollano (Ciudad Real), Tomelloso (Ciudad Real), Ciudad Real, Toledo, Guadalajara, Talavera de la Reina (Toledo) e Cuenca.






BICENTENÁRIO DO MUSEU
Como parte da Comemoração do Bicentenário do museu, esta mostra já visitou Elche (Alicante), Éibar (Guipúzcoa), Cartagena (Murcia), Palencia, Jerez de la Frontera (Cádiz), Zamora, Albacete e Mérida (Badajoz) durante todo o ano de 2019 e parte do 2020. A empresa contribuiu com 180 mil euros para o desenvolvimento dela.




A Iberdrola, através da sua fundação na Espanha, colabora desde 2010 com o Museu do Prado como membro protetor, apoiando os programas de conservação e restauração desenvolvidos pela pinacoteca, assim como com quatro bolsas de estudos anuais para jovens restauradores. Além disso, quis se aderir ao Programa Extraordinário pela Comemoração do Bicentenário do Museu do Prado e, especificamente, à implantação desta exposição itinerante em Espanha.