O PRADO NAS RUAS

O Museu do Prado leva suas obras para as ruas

Uma das galerias de arte mais importantes do mundo, o Museu do Prado, oferece ao público a possibilidade de admirar suas obras mais emblemáticas ao ar livre graças à exposição O Museu do Prado nas ruas. Trata-se de uma exposição fotográfica composta por cinquenta reproduções fotográficas em tamanho real das mais simbólicas pinturas da pinacoteca.

A mostra — com curadoria de Fernando Pérez Suescun, responsável de Conteúdos Didáticos do Museu do Prado — permite ao público visitante fazer um percurso pelas diferentes escolas que compõem o panorama artístico da coleção permanente do Prado e conhecer a história da Espanha, da Europa e da arte ocidental em geral, através dos grandes mestres da pintura. As escolas espanhola, italiana, flamenga, francesa, alemã e holandesa estão presentes por meio de seus protagonistas desde o século XII até os primeiros anos do XX.

A mostra visa impulsionar o conhecimento, a divulgação das coleções e a identidade cultural do patrimônio histórico adscrito ao museu, favorecendo o desenvolvimento de programas de educação e atividades de divulgação cultural. Além disso, ela pretende recriar virtualmente a experiência de visitar o museu, ao poder contemplar as pinturas com suas dimensões reais.

EL PRADO EM CASTELA Y LEÃO

A exposição já iniciou sua terceira gira, desta vez em Castela y Leão, onde percorrerá as suas nove províncias e será instalada em Salamanca, Valladolid, León, Aguilar de Campoo (Palencia), Burgos, Soria, Segovia, Ávila e Benavente (Zamora).

Em Burgos ficará no Paseo de Marceliano Santa María até o dia 4 de outubro.

O PRADO EM CASTELA-LA MANCHA

O sucesso obtido pela exposição durante a comemoração do bicentenário do museu levou à preparação de uma nova edição, que percorreu — com a colaboração do governo regional de Castela-La Mancha — oito cidades desta comunidade autônoma: Sigüenza (Guadalajara), Puertollano (Ciudad Real), Tomelloso (Ciudad Real), Ciudad Real, Toledo, Guadalajara, Talavera de la Reina (Toledo) e Cuenca.
 

'El Prado en las calles'. Castilla-La Mancha.
 

 Faça o download do folheto da exposição [PDF]
 

BICENTENÁRIO DO MUSEU

Como parte da Comemoração do Bicentenário do museu, esta mostra já visitou Elche (Alicante), Éibar (Guipúzcoa), Cartagena (Murcia), Palencia, Jerez de la Frontera (Cádiz), Zamora, Albacete e Mérida (Badajoz) durante todo o ano de 2019 e parte do 2020. A empresa contribuiu com 180 mil euros para o desenvolvimento dela.

A Iberdrola, através da sua fundação na Espanha, colabora desde 2010 com o Museu do Prado como membro protetor, apoiando os programas de conservação e restauração desenvolvidos pela pinacoteca, assim como com quatro bolsas de estudos anuais para jovens restauradores. Além disso, quis se aderir ao Programa Extraordinário pela Comemoração do Bicentenário do Museu do Prado e, especificamente, à implantação desta exposição itinerante em Espanha.