DIGITAL SUMMIT 2019

Digital Summit 2019: energia para a nova era digital

O grupo Iberdrola comemorou a quinta edição da sua Digital Summit nos dias 29 e 30 de outubro. O evento, que mais uma vez demonstrou o compromisso da empresa com a transformação digital, reuniu no Campus Iberdrola de San Agustín del Guadalix (Madri, Espanha) 320 funcionários de 8 países, bem como empresas líderes em digitalização, como é o caso da Spotify, Amazon, L'Oréal ou IBM.

OBJETIVOS DA DIGITAL SUMMIT 2019

A Digital Summit funciona para a Iberdrola como um laboratório, um campo de testes e uma plataforma de lançamentos, cujo objetivo é promover seus projetos de transformação digital. Mais concretamente, com a organização da conferência deste ano, o grupo Iberdrola pretendia divulgar cinco grandes ideias:

 Nova era digital

A companhia tem como desafio energizar a nova era, a qual será, indubitavelmente, digital.

 Oportunidade de criação de valor

A digitalização, que demonstrou seus benefícios para as empresas, permitirá que a Iberdrola aumente a eficiência dos seus processos, avance na transição energética e melhore a relação com os clientes e funcionários.

 Caráter global

A digitalização abrange todas as áreas de negócio do grupo e os diferentes países onde está presente.

 Casos de sucesso

As novas tecnologias têm um impacto positivo em todas as áreas de negócio da Iberdrola:

  • Geração: 100% dos nossos ativos de geração já são gerenciados de forma automatizada e digitalizada, o que favorece a operação e manutenção preventivas, e resulta em uma melhoria da segurança do sistema.
  • Redes: graças à implantação das smart grids, podemos operar a rede virtualmente de forma instantânea e automática, o que permite que possamos antecipar possíveis incidências, solucionando-as de maneira cada vez mais rápida e com mais eficiência. Por exemplo, a digitalização da rede de distribuição na Espanha com o projeto STAR —que possui 2 bilhões de euros de investimento—, propiciou a multiplicação da qualidade do serviço por três desde 2001.
  • Comercial: com a análise big data, estamos desenvolvendo continuamente novos produtos e serviços tentando antecipar as necessidades de clientes que são cada vez mais exigentes e proativos. Um exemplo são os Planes a Tu Medida.

 Disrupção tecnológica

A empresa está desenvolvendo propostas de digitalização pioneiras e baseadas no uso extensivo de tecnologias disruptivas, tais como: internet das coisas, la robótica, inteligência artificial, big data ou Machine Learning.

PIONEIROS NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A digitalização é um dos pilares estratégicos do grupo Iberdrola, que pretende investir em transformação digital 4,8 bilhões de euros entre 2018 e 2022, com o objetivo de melhorar a operação e a manutenção dos seus ativos — por meio da análise de dados e da inteligência artificial — e de aumentar a disponibilidade de suas instalações de geração.

A companhia instalará 20 milhões de medidores inteligentes na Espanha, Reino Unido e Estados Unidos até 2022, além de automatizar 100% da sua rede de alta tensão nos Estados Unidos e aumentar em 50% a automatização de suas linhas de baixa tensão.

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

A digitalização desempenhará um papel primordial na transformação energética por meio da eletrificação da economia

No âmbito da Digital Summit, o presidente do grupo, Ignacio Galán, garantiu que "ser mais digital é uma obrigação para a Iberdrola", pois além de ser uma grande oportunidade para criar valor, também é indispensável para implementar o processo de eletrificação da economia: "Isso nos ajudará a fortalecer nossa liderança e compromisso na luta contra a mudança climática", explicou.

Galán também destacou que "as vantagens oferecidas pela digitalização não serão possíveis sem uma infraestrutura energética realmente confiável que seja capaz de proporcionar a eletricidade necessária". Nesse sentido, afirmou que todas as instalações de geração da Iberdrola já são gerenciadas com sistemas automatizados e as redes são operadas remotamente em tempo real, enquanto o uso do big data está permitindo oferecer serviços inovadores aos clientes.

LÍDERES EM INOVAÇÃO

Seguindo seu plano de digitalização, o grupo Iberdrola estabeleceu a meta de implementar 75 projetos de inovação por ano para continuar liderando esse processo. Atualmente, a companhia é a empresa de energia espanhola mais inovadora e a terceira da Europa em recursos destinados a P&D. Durante 2018, a Iberdrola investiu 267 milhões de euros nesta área (8,5% a mais do que em 2017), que foram direcionados sobretudo a projetos relacionados com a transformação digital, energias renováveis, redes inteligentes e desenvolvimento de soluções à medida para os clientes.

O grupo possui um centro de inovação de referência a nível mundial, Iberdrola Innovation Middle East, que produz soluções para avançar em termos de digitalização do sistema elétrico. Além disso, dispõe de um programa internacional de start-ups, Perseo, dotado com 70 milhões de euros para promover a inovação e o empreendimento no setor.

Visando seguir captando as melhores ideias do mercado, a Iberdrola lançou neste ano dois Start-up Challenges. Ao primeiro, Resiliência contra desastres naturais, 131 start-ups de 24 países apresentaram 148 propostas. O segundo, Limpeza de painéis fotovoltaicos, recebeu 74 propostas de 70 start-ups de 25 países.