inovacao

TeInteresa
  • Com certeza você conhece o conceito de start-up, mas já ouviu falar das scale-ups? São empresas que cresceram durante os três últimos exercícios a uma taxa anual superior a 20% em número de trabalhadores ou faturamento. Chegar a esse patamar é o sonho de qualquer empreendedor que esteja começando. A seguir, tentamos desvendar os passos a seguir para dar o grande salto.

    Drones que monitoram centenas de hectares para avaliar a saúde dos cultivos e dos animais, sensores inteligentes que favorecem a detecção precoce de pragas e sistemas automatizados que regam, fertilizam e fumigam cada lote de terreno de acordo com suas particularidades e previsões meteorológicas. Essas são apenas algumas das virtudes do smart farming, o conceito que pode ajudar a erradicar a fome em um mundo que no futuro será superpovoado.

  • Os veículos autônomos, a realidade aumentada ou as aplicações próprias do eHealth são somente algumas das inovações que poderemos implementar e otimizar graças à Edge Computing, um novo paradigma que desloca o processamento de dados da nuvem ao seu lugar de origem, reduzindo a latência e o consumo energético. Explicamos de forma simples os bastidores dessa tecnologia ligada à IoT (Internet of Things) e à rede 5G.

    Na Europa de 2060, um de cada três habitantes terá mais de 65 anos. Uma tendência semelhante — aumento da esperança de vida e inversão da pirâmide demográfica — será seguida pelo resto dos países desenvolvidos do planeta. Portanto, as formas de consumo se modificarão e os idosos se tornarão o motor da chamada silver economy.

  • A biotecnologia não é uma disciplina nova, mas evolui rapidamente e tem cada vez mais aplicações em nosso dia a dia: desde o desenvolvimento farmacêutico até a produção alimentar ou o tratamento de resíduos poluentes. A seguir, adentramos neste apaixonante campo e tentamos revelar até onde poderia chegar no futuro.

    O Centro de Operação de Renováveis (CORE) da Neoenergia — filial do grupo Iberdrola no Brasil — controla e opera em tempo real 17 parques eólicos e seis subestações de geração renovável. Roger Mendonça, membro do departamento de Relações Operacionais da Neoenergia, nos apresenta aquele que até a data presente é o CORE mais avançado da companhia em todo o mundo.