inovacao

TeInteresa
  • O Remote Control Centre (RCC) é o centro de operação de energias renováveis (CORE) do grupo Iberdrola no Reino Unido. Sua filial ScottishPower Renewables controla e opera desde este centro, e em tempo real, o funcionamento de 37 parques eólicos onshore e dois offshore. Seu objetivo é garantir que estejam operacionais em mais de 97% do tempo. Mark Gailey, seu gestor, nos apresenta o centro.

    O National Control Center (NCC) de Portland da Avangrid Renewables — filial do grupo Iberdrola nos Estados Unidos — controla e opera em tempo real o funcionamento de mais de 55 parques eólicos e usinas fotovoltaicas distribuídos por todo o país norte-americano. Kit Blair, diretor do centro, explica em que consiste a operação diária da instalação de energias renováveis mais avançada dos EUA.

  • O grupo Iberdrola comemorou a quinta edição da sua Digital Summit nos dias 29 e 30 de outubro. O evento, que mais uma vez demonstrou o compromisso da empresa com a transformação digital, reuniu no Campus Iberdrola de San Agustín del Guadalix (Madri, Espanha) 320 funcionários de 8 países, bem como empresas líderes em digitalização, como é o caso da Spotify, Amazon, L'Oréal ou IBM.

    A crescente massificação das grandes cidades significa um sério desafio para a mobilidade sustentável. Graças à revolução digital, ferramentas como o big data e conceitos como carsharing são vitais para criar cidades inteligentes com sistemas de mobilidade de alto rendimento. A seguir, discutiremos quais serão as chaves da mobilidade do futuro, as tendências que revolucionarão a maneira como nos deslocamos e o impacto que a crise do coronavírus terá em tudo isso.

  • Os robôs e os seres humanos podem ser colegas de trabalho e tudo graças ao aumento da robótica colaborativa. A presença dos 'cobots' na indústria está mudando os processos de produção porque, ao contrário dos robôs industriais, são capazes de trabalhar com eficiência, segurança e destreza com o resto dos funcionários em todos os tipos de tarefas.

    O que é que converte um país em uma referência em termos de inovação (P+D)? A empresa Bloomberg criou o Índice Global de Inovação para estabelecer uma classificação com os países mais inovadores do mundo. O Índice avalia questões tais como o registro de patentes, o investimento em educação ou a produtividade. Conheça os dez países que lideram este ranking.