inovacao

TeInteresa
  • Os progressos em termos de tecnologia acontecem numa velocidade vertiginosa. Espera-se que 2020 seja o ano do denominado grande salto tecnológico. As indústrias se preparam com rapidez para entrar em uma nova era onde os robôs, a Internet das Coisas (IoT) e outras tendências em inovação serão os protagonistas dos nossos dias.

  • Elon Musk, diretor-geral da Tesla, anunciou recentemente que em 2022 sua empresa começaria a desenvolver androides com a intenção de que assumam trabalhos perigosos, repetitivos ou entediantes que agora são feitos pelos seres humanos. Embora algumas vezes esse anúncio tenha sido posto em dúvida, a verdade é que outras empresas (como Honda ou Toyota, entre outras) estão há anos trabalhando nesse tipo de máquinas, as quais, cedo ou tarde, farão parte de nosso cotidiano.

    Em 20 de julho de 2021, Jeff Bezos, fundador e diretor executivo da Amazon, viajou ao espaço a bordo da nave New Shepard. Somente alguns dias antes, Richard Branson, fundador do Virgin Group, também alcançara um marco que abre o caminho (embora no momento seja algo restrito aos multimilionários) para o turismo espacial. A seguir, viajaremos ao passado, para recordar o primeiro turista espacial da história, e ao futuro, para saber quais são os próximos passos de um negócio em seu apogeu.

  • Em um mundo cada vez mais digital, a linha que separa o real do virtual é cada vez mais difusa. E será mais ainda se o metaverso se tornar realidade. O objetivo de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e de outros grandes líderes tecnológicos é criar uma rede virtual através da qual as pessoas possam interagir e realizar atividades on-line, desde fazer compras até ir a shows ou jogar videogames, convertendo-se assim em um cenário normal de nossas vidas.

    Energiot, a empresa vencedora do Challenge de proteção da avifauna da Iberdrola, utiliza a Internet das Coisas (IoT) para monitorar as redes de serviços públicos sem manutenção. Sua solução para o desafio consistiu em um emulador autônomo de depredadores para afugentar as aves, evitando assim o impacto. Saiba mais sobre eles.