MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEGURANÇA

Você sabe qual a influência das mudanças climáticas na segurança?

As mudanças climáticas afetam a segurança humana e a estabilidade de certas zonas do planeta. A busca da relação entre a mudança climática e o surgimento de conflitos despertou o interesse da comunidade científica nos últimos anos, havendo muitos estudos publicados nesse sentido.

Conheça a influência das mudanças climáticas na segurança.

MARÍA DEL MAR HIDALGO GARCÍA, ANALISTA PRINCIPAL IEEE:

As mudanças climáticas deixou de ser um problema exclusivamente ambiental para passar a ser um problema econômico e de segurança, equiparável inclusive à ameaça terrorista. É necessário considerá-la como uma potencializadora de riscos: os conflitos na época das temperaturas mais elevadas, no verão, são mais violentos do que na época de inverno.

Já estamos vivendo as consequências da degradação ambiental, da poluição dos oceanos, da diminuição dos recursos alimentares, da forma como os recursos pesqueiros estão sendo alterados, do avanço da desertificação, da degradação da terra, etc.

Entre as regiões que estão sofrendo os efeitos da mudança climática está a zona do Ártico — com o degelo —, as zonas dos deltas do sudeste asiático, a zona do Sahel e a zona da América Central. São precisamente regiões onde se prevê um grande aumento da população. E vulneráveis. São zonas caracterizadas, em muitos casos, por problemas de segurança alimentar, portanto a mudança climática vai agravar a situação em tais regiões, que por si mesmas já são bastante vulneráveis.

Estima-se que no ano de 2030, pelo menos 60% da população estará morando nas zonas urbanas. Alcançaremos os 9,1 bilhões em 2050, e 95% desse aumento demográfico vai ocorrer em países que estão em vias de desenvolvimento, que são precisamente os mais vulneráveis em relação à mudança climática.

A garantia da segurança alimentar das populações é algo estritamente necessário para enfrentar os grandes riscos que implicam para a segurança em virtude da adoção ou recrutamento de crianças, jovens e outras pessoas por parte de grupos terroristas, tal como está acontecendo na Nigéria com o Boko Haram. As pessoas, depois de terem perdido seus meios de subsistência, não têm mais nada a perder, e esse fato é aproveitado pelos grupos terroristas, que lhes oferecem um meio de vida, ou seja, recursos que permitirão manter suas famílias.

As cidades devem ser sustentáveis, seguras e, sobretudo, inclusivas e resilientes em relação às mudanças climáticas. Devem ser cidades onde se garanta a qualidade do ar, evitando a poluição e a emissão de CO2.

Foi necessário dizer ao mundo: 'Senhores, precisamos ter direito à água'. E não apenas à água, mas também ao saneamento, que é fundamental porque afeta a dignidade humana. Qual deve ser a resposta da comunidade internacional? Deve ser não só de mitigação, mas também de adaptação. É necessário melhorar a resiliência das populações, não se limitar apenas à ajuda humanitária, mas abordar também as causas estruturais pelas quais as populações são vulneráveis às consequências das mudanças climáticas.

Também é necessário investir em agricultura e melhorar o sistema de seguros, de tal forma que se um agricultor perder suas colheitas não fique desamparado. É igualmente importante avançar nas redes de alerta precoce de fenômenos meteorológicos adversos, para que as pessoas possam reagir. As ameaças à segurança causadas pela mudança climática também dependem muito das medidas executadas e da forma em que forem adaptadas.

O crescimento econômico é um crescimento insustentável: estamos esgotando os recursos, estamos degradando o planeta. Tento ser otimista, porque é verdade que já há conscientização. A globalização tem a vantagem de permitir uma maior conscientização da comunidade internacional.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são objetivos com suas metas e suas linhas de ação. Se os seguirmos, poderemos alcançar um desenvolvimento sustentável!

Ocultar informações


 

 A influência da mudança climática na segurança(*) Nota [PDF]

  As mudanças climáticas e sua repercussão na defesa

 O grupo Iberdrola, uma referência mundial na luta contra as mudanças climáticas

   

(*) Disponível na versão em espanhol.