meio ambiente

TeInteresa
  • A Europa proibirá em 2021 a venda de plástico de uso único em seu território, tais como canudinhos, talheres ou cotonetes. Esta e outras medidas similares estão expandindo-se por todo o planeta para reverter uma situação que acumula quase 90.000 toneladas de lixo só no oceano Pacífico.

    Todos os anos, 13 milhões de toneladas de plástico acabam no mar. Um pesquisador espanhol, David Espinosa, recebeu um prêmio internacional por seu inovador projeto que recicla de forma massiva esse tipo de embalagem.

  • O conceito de energia eólica já é bastante conhecido por todos. Mas será que nós sabemos como o vento se transforma em eletricidade?

    A indústria da moda, responsável por 8% das emissões mundiais de CO2 à atmosfera, é a segunda mais poluente depois do petróleo. Como reduzir seu impacto ambiental? A roupa biodegradável é uma das respostas e uma das principais apostas do setor para promover a sustentabilidade. Quer vir de shopping?

  • O armazenamento eficiente de energia é um pilar fundamental da transição energética: permite flexibilizar a produção de energia renovável e garantir sua integração no sistema. Saiba quais sistemas de armazenamento são os mais eficientes e qual deles promete promover com mais força a tão necessária transição para um sistema elétrico descarbonizado.

    A Cidade do México gera diariamente mais de 13.000 toneladas de resíduos sólidos. Dessa quantidade, e como problema agregado, somente 1,28% são reciclados. Essa foi uma das razões pelas quais a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do México (SEDEMA) implementou em 2012 uma iniciativa chamada Mercado del Trueque, permitindo aos cidadãos permutarem resíduos como plástico, PET, latas de alumínio, papel, papelão, vidro ou descartes eletrônicos por alimentos frescos cultivados localmente.