PROJETOS DE P&D+I

O investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação como fator-chave para agregar valor

A inovação é a principal ferramenta para garantir a sustentabilidade, a eficiência e a competitividade da empresa. Os esforços em P&D são direcionados para otimizar as condições operacionais, melhorar a segurança e reduzir os impactos no meio ambiente.

Os principais projetos de P&D da empresa em colaboração com as universidades se sustentam nas seguintes áreas:

  • Redes inteligentes: focamos na otimização da rede de distribuição, na segurança no trabalho, nos aspectos ambientais e na qualidade de fornecimento. Para mais informações, consulte o Relatório de Inovação 2016-2018 [PDF].
  • Meio ambiente e biodiversidade: estamos comprometidos em promover a inovação nessa área e em reduzir os impactos ambientais de nossas atividades. Para mais informações, consulte o Relatório de Inovação 2016-2018 [PDF].
  • Utility do futuro: graças ao compromisso contínuo com a inovação, fomos reconhecidos como a utility espanhola mais inovadora e a terceira da Europa. Para mais informações, consulte o Relatório de Inovação 2016-2018 [PDF].
  • Subestações e alta tensão: buscamos avançar tecnicamente no isolamento dos cabos de alta tensão, assim como no funcionamento das subestações. Para mais informações, consulte o Relatório de Inovação 2016-2018 [PDF].
  • HVDC: realizamos diversos estudos para otimizar e desenvolver a transmissão de energia elétrica em corrente contínua de alta tensão: High Voltage Direct Current. Para mais informações, consulte o Relatório de Inovação 2016-2018 [PDF].
  • Tecnologias nucleares: nossos projetos desenvolvem modelos que antecipam e analisam eventuais acidentes nas usinas nucleares. Para mais informações, consulte o Relatório de Inovação 2016-2018 [PDF].
  • Mercados de energia: melhoramos os mercados de energia com análises, previsão das variáveis e otimização de modelos de contratação. Para mais informações, consulte o Relatório de Inovação 2016-2018 [PDF].
  • Robótica: inovamos nas novas tecnologias aplicadas à operação e manutenção das infraestruturas de energia: robótica, sensores, software etc. Para mais informações, consulte o Relatório de Inovação 2016-2018 [PDF].
  • Recursos eólicos: desenvolvemos atividades para melhorar a produção e a eficiência dos parques eólicos, analisando seus custos e manutenção. Para mais informações, consulte o Relatório de Inovação 2016-2018 [PDF].

 Programa de Inovação com Fornecedores

 Programa internacional de startups