SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Um ambiente de trabalho seguro e saudável em todo o grupo

Buscamos a melhoria contínua em todas as áreas da gestão da prevenção de riscos ocupacionais.

Segurança e saúde no trabalho: A cultura do nosso Grupo baseia-se em 5 princípios: seguimos os nossos processos, promovemos a saúde, assumimos o trabalho, cuidamos dos outros e pensamos antes de agir.

Ver mais conteúdo

5 PRINCÍPIOS ESSENCIAIS

  • Seguimos nossos processos, regras e procedimentos
  • Fomentamos a saúde e o bem-estar dentro e fora do trabalho
  • Só assumimos o trabalho para o qual somos competentes
  • Cuidamos dos outros e trabalhamos em equipe
  • Pensamos antes de agir: avaliamos e controlamos os riscos

Ocultar conteúdo

 Cinco princípios essenciais de segurança e saúde ocupacional(*) Nota [PDF]

A segurança e a saúde dos empregados é um objetivo irrenunciável do grupo Iberdrola, que registrou uma redução de 18% no índice de incidentes nos últimos cinco anos até o fim de 2018. Esse objetivo faz parte da visão e dos valores do grupo e está no centro de nossas decisões e de tudo o que fazemos.

Por isso, o grupo tem uma Política de Segurança e Saúde Ocupacional aprovada pelo Consejo de Administración da empresa.

Para alcançar o objetivo de zero acidentes e oferecer as melhores condições de segurança no trabalho, nosso Plano Estratégico de Segurança e Saúde Ocupacional estabelece a política corporativa de prevenção de riscos ocupacionais, que tem como objetivos básicos:

  • Conseguir uma redução progressiva dos índices de acidentalidade nos negócios do grupo Iberdrola.
  • Continuar melhorando as condições de segurança no trabalho e fazendo os locais de trabalho cada vez mais saudáveis.
  • Reforçar uma cultura de excelência e coordenar a ação global preventiva nas empresas do grupo Iberdrola.

Saúde e segurança ocupacional: Zero situações inseguras para zero acidentes: redução de taxas de acidentes, ações preventivas globais, locais de trabalho mais saudáveis, cultura de excelência e melhoria das condições de segurança.

Ver mais conteúdo

ZERO SITUAÇÕES INSEGURAS PARA ZERO ACIDENTES

  • Redução progressiva dos índices de acidentalidade
  • Ação global preventiva
  • Locais de trabalho cada vez mais saudáveis
  • Cultura de excelência
  • Melhoria contínua das condições de segurança

Ocultar conteúdo

A IBERDROLA COM A SEGURANÇA E A SAÚDE OCUPACIONAL

  • Campanha 2018-2019: «Ambiente de trabalho saudável: alerta para substâncias perigosas»

    A Iberdrola é parceira oficial da nova campanha da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho que visa sensibilizar sobre o uso de substâncias perigosas. O lançamento da campanha marca o início de dois anos de atividades e eventos realizados para chamar a atenção sobre o problema e para promover a melhor forma de abordar os riscos que as substâncias perigosas representam para os trabalhadores.

    Imagem da campanha de 'Ambiente de trabalho saudável 2018-2019: alerta para substâncias perigosas'.

    Imagem da campanha de 'Ambiente de trabalho saudável 2018-2019: alerta para substâncias perigosas'.

    O problema é real: os trabalhadores estão expostos a substâncias perigosas em muitos locais de trabalho na Europa. Essas exposições são muito comuns e, de fato, podem ocorrer praticamente em todos os locais de trabalho. Isso traz problemas significativos de segurança e saúde.

    Para uma gestão eficaz da segurança e saúde no trabalho, todas as pessoas (empresários, diretores e trabalhadores) devem se envolver, o que é especialmente importante quando se trata de substâncias perigosas.

    Não é a primeira vez que a Iberdrola colabora com a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, com o objetivo de avançar na implementação das melhores práticas, dado que a segurança e saúde dos empregados são primordiais para o grupo Iberdrola.

  • Campanha 2016-2017: «Ambiente de trabalho saudável para todas as idades»

    O grupo Iberdrola colabora com instituições relevantes na esfera da Segurança e Saúde no Trabalho em cada país, assim como em âmbito internacional. Entre as diversas colaborações, fomos empresa associada à Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho na campanha europeia de 2016-2017: «Ambiente de trabalho saudável para todas as idades» com o objetivo de promover condições de trabalho saudáveis e seguras ao longo de toda a vida profissional dos trabalhadores, das empresas e da sociedade como um todo.

     Healthy Workplaces      Campanha: Ambiente de trabalho saudável para todas as idades

  • Sistema global de segurança e saúde ocupacional

    O Sistema Global de Segurança e Saúde do grupo está alinhado com nossa política, com os mais exigentes padrões internacionais e incorpora as melhores práticas do grupo de todos os países em que estamos presentes.

    Os pilares desse sistema global são a liderança, a responsabilidade, a cultura preventiva, o compromisso, o profissionalismo, o treinamento, a qualificação e a participação de todos os trabalhadores do grupo. Partimos do princípio que as empreiteiras contratadas são nossas colaboradoras e, por isso, participam da nossa cultura preventiva.

    Esse Sistema Global é a ferramenta do grupo para a melhoria contínua, sempre caminhando rumo às melhores práticas — independentemente do país onde esteja — e criando um conhecimento global com as lições tiradas de todos os eventos que ocorrem, para evitar sua repetição em qualquer parte do grupo Iberdrola.

    Para a implantação desse Sistema Global, existe uma organização global do grupo Iberdrola de Segurança e Saúde Ocupacional, à qual se reportam funcionalmente todas as áreas locais de Segurança e Saúde, embora a responsabilidade da ação preventiva recaia na empresa e, portanto, em sua organização hierárquica, responsável por incorporar políticas, critérios, procedimentos e normas preventivas em todas as suas atividades e níveis da organização por meio da sua capacidade de decisão.

    O desafio do grupo Iberdrola é zero acidentes e a prevenção de qualquer situação insegura, razão pela qual, a cada ano, são estabelecidos objetivos mais ambiciosos em todos os níveis de gestão. Esses objetivos referem-se tanto aos resultados de acidentalidade quanto às medidas tomadas de forma proativa no grupo para reduzir nossos resultados.

  • Programas preventivos

    Como parte do nosso Sistema de Segurança e Saúde, em todos os nossos negócios nos diferentes países, existem ambiciosos programas preventivos em diferentes áreas:

    • Melhoria contínua de equipamentos e instalações.
    • Melhoria dos procedimentos operacionais.
    • Treinamento contínuo e de qualidade. No ano de 2017 foram ministradas 218.000 horas de treinamento só de Prevenção de Riscos Ocupacionais no grupo.
    • Reconhecimento das conquistas alcançadas em Segurança e Saúde e das melhores ideias, promovendo inovação e a participação dos empregados do grupo.
    • Auditorias, inspeções, supervisões: mais de 82.000 no ano de 2017.
    • Aprendizado baseado nos incidentes ocorridos em todos os países, que trocam informações entre si para que os incidentes não voltem a acontecer em nenhum lugar.
    • Identificação de perigos e avaliações de riscos que permitem estabelecer medidas preventivas para minimizá-los.
    • O grupo Iberdrola faz um acompanhamento preventivo da saúde de seus trabalhadores por meio de serviços médicos próprios ou contratados, responsáveis por monitorar a saúde dos colaboradores com exames médicos periódicos.
    • Campanhas de conscientização e sensibilização em todos os aspectos para melhorar a saúde e a segurança dos trabalhadores: prevenção cardiovascular, prevenção do câncer, prevenção e segurança rodoviária, hábitos saudáveis etc.
    • Equipes de participação, melhoria contínua dos comportamentos seguros e de excelência da cultura preventiva: mais de 5.668 trabalhadores fazem parte das equipes do programa RADAR.
    • Certificações de nossos sistemas de gestão, em conformidade com a norma internacional OHSAS 18001.
    • Diversos comitês de segurança e saúde ocupacional formados pela empresa e pelos representantes dos trabalhadores.
  • Resultados

    Como consequência de tudo isso, os resultados em todo o grupo Iberdrola melhoraram significativamente nos últimos anos:

    • Para nossos próprios colaboradores, constatou-se, no fim de 2017, uma redução de 43% no índice de incidentes (acidentes com mais de um dia de licença, a cada 100 trabalhadores) nos últimos 5 anos.
    • Para as empreiteiras, verificou-se, no fim de 2017, uma redução de 18% no índice de acidentes com licença nos últimos 5 anos.
    • A empresa foi premiada na terceira edição do 2016 Healthy Company Awards (Prêmio Empresa Saudável 2016) devido ao planejamento e gestão dos programas de hábitos saudáveis e, especialmente, por seu plano de prevenção cardiovascular.

     

POR QUE NOS ESCOLHER?

   

(*) Disponível na versão em espanhol.