MODELO GLOBAL DE RELAÇÃO COM 'STAKEHOLDERS'

Damos respostas às necessidades e expectativas dos nossos 'Stakeholders'

O grupo Iberdrola desenvolveu um modelo próprio de relacionamento com seus Stakeholders, cujo principal objetivo é dar respostas concretas às suas necessidades e expectativas legítimas.

Este modelo, inspirado nos mais reconhecidos padrões internacionais (AA 1000 SES 2015) e índices de sustentabilidade, é implementado em todas as empresas do grupo, negócios e principais instalações por meio de um aplicativo digital compartilhado.

Por si só, o modelo constitui um processo de melhoria contínua baseado nas 10 fases seguintes:

Modelo de relação com os stakeholders do grupo Iberdrola.#RRSSModelo de relação com os stakeholders do grupo Iberdrola.

 Modelo de relação com os Stakeholders do grupo Iberdrola [PDF]

 

No âmbito deste modelo, a Iberdrola implementou nos últimos anos várias iniciativas para a consolidação de uma cultura interna sobre a importância do stakeholder engagement em todo o grupo.

Entre estas medidas está a criação de um grupo de trabalho global denominado Iberdrola Stakeholders' Hub, do qual fazem parte responsáveis de todos os Stakeholders e negócios da Iberdrola em termos corporativos e de país. Este hub se reúne periodicamente e, algumas vezes, tem a presença de especialistas externos nesta matéria.

Além disso, a Iberdrola está promovendo a criação de painéis de stakeholders para favorecer o diálogo direto com os mesmos como, por exemplo, aqueles referentes ao negócio de Redes no Reino Unido e o Painel sobre Responsabilidade Social Corporativa.

Painéis de stakeholders.Este último está integrado por 10 conferencistas externos (50 % mulheres e 50 % homens), todos eles importantes prescritores neste campo. O principal objetivo deste painel é "saber a opinião de especialistas em RSC sobre tendências globais e assuntos relevantes relacionados com a Responsabilidade Social das empresas para que sirvam de referência ao conceberem estratégias e tomarem decisões sobre esse assunto por parte da Iberdrola".