Notícia

2019-07-01 00:00:00.0

Sua capitalização chega a 19 bilhões de reais depois que a oferta foi fechada a 15,65 reais por ação

Neoenergia, filial da Iberdrola, estreia na Bolsa de Valores de São Paulo com a maior colocação no setor energético brasileiro desde 2000

  • A Neoenergia se torna a principal empresa privada de eletricidade com presença no negócio de redes listada na B3 de São Paulo.
  • A Iberdrola mantém o controle da Neoenergia, com mais de 50% do seu capital social, e redobra seu compromisso com o setor energétic

São Paulo. A Neoenergia, filial brasileira da Iberdrola, atingiu hoje um novo marco na história do grupo com sua entrada no segmento Novo Mercado da bolsa de valores de São Paulo, a B3 (antiga Bovespa). Essa transação representa a maior colocação desse tipo - oferta pública inicial (IPO) - neste ano e a mais significativa no setor energético brasileiro desde 2000. 

Com uma capitalização de cerca de 19 bilhões de reais, a Neoenergia se torna a principal empresa privada de eletricidade com presença no negócio de redes listada no Novo Mercado.

O valor da oferta totalizou 3.255,89 milhões de reais após a venda de 208.044.383 ações da Neoenergia¹, o que representa 17,139% do seu capital social, e após o preço final ter sido fixado em 15,65 reais por ação.

A Neoenergia continuará desempenhando um papel de liderança no desenvolvimento econômico e social do Brasil nos próximos anos, oferecendo uma resposta à potencial demanda crescente por energia renovável e confiável e gerando riqueza no país, onde está presente em 18 estados e atende 34 milhões de clientes. O grupo Iberdrola, por meio de sua filial brasileira, planeja investir 6 bilhões de euros no Brasil durante o período 2018-2022, conforme declarado em sua Perspectiva Estratégica, apresentada no último mês de fevereiro em Londres.

Nova estrutura de capital acionário da Neoenergia

Após a oferta bem-sucedida, o capital acionário da Neoenergia está estruturado da seguinte forma¹: a Iberdrola controla 50% + 1 ação, a Previ 32,9%, mantendo sua posição como acionista significativo de longo prazo, e os 17,139% restantes como free float.

Líder energético no Brasil

Por meio da Neoenergia, a Iberdrola se tornou uma das duas maiores empresas de eletricidade do Brasil em termos de número de clientes, com 13,9 milhões de pontos de fornecimento. A empresa concentra sua atividade na geração, transmissão, distribuição e comercialização de eletricidade em uma área de 835.000 km.

Atualmente, a empresa tem uma capacidade de produção no país de mais de 3.700 megawatts (MW), dos quais quase 88% são renováveis; uma capacidade que chega a 4.550 MW se forem adicionados os projetos em construção. As instalações de geração limpa da Iberdrola no Brasil incluem a recém-inaugurada usina hidrelétrica do Baixo Iguaçu, com 350 MW de capacidade.

O grupo também possui mais de 600.000 quilômetros de linhas de trasmissão, operadas pelas quatro empresas integradas à Neoenergia: Cosern, Celpe, Coelba e Elektro.

 

¹ De acordo com as informações contidas no anúncio de início da oferta pública de distribuição secundária de ações, depositadas na CVM.

Acesso a informação legal