PROJETOS SOCIAIS E SENSIBILIZAÇÃO

Destinamos mais de 1 milhão de euros ao nosso Programa Social 2020

Mais de 30 projetos foram selecionados na oitava edição do Programa Social da Iberdrola, que é dirigido aos grupos sociais mais vulneráveis com o objetivo de criar parcerias com entidades sem fins lucrativos que contribuam para atingir metas concretas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Programa Social 2020 escolheu 33 projetos para desenvolvê-los com 47 entidades sociais.

O Programa Social 2020 escolheu 33 projetos [PDF] para desenvolvê-los com 47 entidades sociais de 12 comunidades autônomas espanholas. Para tal, destinará um milhão e meio de euros, que beneficiarão mais de 85.000 pessoas.

Cada projeto — todos dirigidos a grupos sociais em risco de exclusão, com especial atenção à infância, as pessoas com deficiências e os pacientes com doenças — conseguiu um financiamento de até no máximo 40.000 euros (sem ultrapassar 50% do orçamento total).

Cerca da metade (42%) está destinada a evitar situações de pobreza e exclusão, privilegiando a luta contra a pobreza infantil; um terço (33%) irá para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças graves, enquanto os 24% restantes serão destinados à educação inclusiva de coletivos de pessoas com deficiências.

O programa também significará a criação de 280 postos de trabalho e promoverá a participação de 700 voluntários.

COMPROMETIDOS COM OS ODS DA ONU

A iniciativa responde ao compromisso do grupo Iberdrola com a sociedade e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030, integrados à estratégia empresarial da empresa. O Programa Social da Iberdrola concentra, de forma mais específica, seus esforços no cumprimento dos objetivos número 1 (fim da pobreza), número 3 (saúde e bem-estar), número 4 (educação de qualidade), número 5 (igualdade de gênero) e número 10 (redução das desigualdades).

Por meio de seu Programa Social, a Iberdrola já destinou mais de 9 milhões de euros a iniciativas sociais na Espanha, beneficiando um total de 335.000 pessoas. Desde o lançamento desse programa em 2010, a empresa promoveu a realização de mais de 350 projetos que contribuíram para a inserção social, em especial de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade. Estas ações também permitiram a criação de 1.000 empregos e a participação de 2.250 voluntários.

III PRÊMIOS IBERDROLA À COOPERAÇÃO ENERGÉTICA INTERNACIONAL

Neste ano também, e já são três, a Iberdrola e a associação empresarial Club de Excelencia en Sostenibilidad entregaram os Prêmios Iberdrola à Cooperação Energética Internacional, os quais estão em consonância com o objetivo 7.1 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ditos prêmios reconhecem projetos que garantem o acesso universal a serviços energéticos acessíveis, confiáveis e modernos.

Os ganhadores foram:

  • Ferrovial — categoria Setor Privado: Grande Empresa e PME — pelo seu projeto Binômio Água-Energia, que consiste na reabilitação e ampliação de um aqueduto e na instalação de um sistema de bombeamento solar fotovoltaico com o objetivo de reconstruir a paz em El Salado (Colômbia).
  • Instituto Tecnológico de Canarias — categoria Setor Público: Administração e Empresas Públicas — pelo projeto Clima-RISK (Adaptação às mudanças climáticas, prevenção e gestão de riscos), uma iniciativa de cooperação técnica e institucional entre as ilhas Canárias e Mauritânia, Senegal e Cabo Verde para fortalecer as capacidades logísticas e de gerenciamento de riscos no caso de desastres ambientais nestes países da África.
  • Obra Social 'la Caixa' — categoria Terceiro Setor: organizações sem fins lucrativos e não governamentais — pelo seu programa Work4Progress, que promove microempresas de transporte com triciclos ou rickshaws que funcionam com energia elétrica, liderados e dirigidos por mulheres.
    A Fundação EKI recebeu uma menção especial nesta categoria pelo seu programa de fornecimento, financiamento — 20 anos sem juros — e instalação de sistemas solares fotovoltaicos para escolas e centros de saúde na África Subsaariana.

PRÊMIOS IBERDROLA PARA A SOLIDARIEDADE 2019

A Iberdrola realizou no dia 28 de novembro de 2019 a sua Jornada Solidária, onde o Presidente do Grupo, Ignacio Galán, e o Presidente da Fundação Iberdrola, Fernando García entregaram os III Prêmios Iberdrola à Solidariedade em reconhecimento ao trabalho feito por algumas das associações com as quais a empresa colabora. A jornada reuniu 18 de entidades sociais num debate sobre O risco da exclusão social no caso de uma desaceleração econômica.

Neste ano os prêmios foram para as seguintes instituições:

  • Luta contra a pobreza e a exclusão social: llunday Haritz Berri.
  • Redução das desigualdades e educação inclusiva: Fundação Down Madrid.
  • Saúde e Bem-estar: Fundação Caballo Amigo.

 

PRINCIPAIS PROJETOS E INICIATIVAS

  • Contra o câncer

    O grupo Iberdrola está firmemente comprometido com a luta contra esta doença e trabalha com diferentes organizações para a difusão de campanhas de informação e conscientização, com o objetivo final de aumentar a ajuda necessária para continuar as pesquisas contra o câncer.

    Na Espanha, a Iberdrola uniu-se à Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC) pelo quinto ano consecutivo para organizar a VIII Corrida Valladolid Contra o Câncer, que novamente bateu o recorde nacional com 56.479 participantes.
     

    VIII Corrida Valladolid Contra o Câncer.

    VIII Corrida Valladolid Contra o Câncer.

    A Companhia, principal patrocinadora do evento, aproveitou para recordar a sua campanha Juntos contra o câncer, que desde há três anos oferece aos seus clientes a possibilidade de colaborar com a AECC diretamente através da conta de luz ou de gás e se compromete a contribuir com a mesma quantidade escolhida pelo cliente.

    Após o percurso, foram soltos balões fabricados com material orgânico totalmente biodegradável.

    Esta ação faz parte do convênio de colaboração com a Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC), que a Iberdrola renovou até 2020, pelo qual, além de outras corridas, como as de Madri ou Múrcia, realiza diferentes atividades de conscientização.

    No Brasil, a Neoenergia comemora desde a década de 1990 o chamado outubro rosa, um mês onde as pessoas, instituições, ONGs, empresas e monumentos da filial brasileira adotam a cor rosa como forma de fortalecer a campanha de prevenção e conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
     

    Cristo.


    No Reino Unido, a ScottishPower colabora com a Cancer Research UK para arrecadar fundos para a cura de qualquer forma de câncer. Essa colaboração garantiu a arrecadação de 20 milhões de libras, graças a uma ampla gama de iniciativas e eventos, entre os quais se destacam: o patrocínio de A race for life e Stand Up for Cancer, as taxas do Help Beat Cancer e os aportes de inúmeros colaboradores e fornecedores.

    Também no âmbito desse convênio, a Iberdrola lançou em 2016. Juntos contra o câncer, uma iniciativa solidária e pioneira na Espanha, pela qual a companhia elétrica oferece aos seus clientes a possibilidade de colaborar mensalmente com a AECC através de sua conta de eletricidade ou de gás. Além disso, a Iberdrola se compromete a contribuir com a mesma soma de dinheiro escolhida pelo cliente, que pode ser de 0,25, 0,50 ou 1 euro ao mês. A campanha foi pensada para os clientes da Iberdrola na Espanha que estão no mercado livre, aproximadamente 7,5 milhões.

    Juntos contra o câncer, reforçando nosso compromisso. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

    Após o primeiro ano em funcionamento, a empresa conseguiu a adesão de cerca de 78.000 clientes para essa ação.

    #GENTEIBERDROLA

    Em virtude do Dia Internacional Contra o Câncer de Mama (19 de outubro), o Grupo Iberdrola deixa claro o seu compromisso com esta iniciativa de conscientização e prevenção por meio de diferentes ações.
     

    As atletas das 16 federações que recebem o apoio da Iberdrola insistem na importância da detecção precoce do câncer de mama.

    As atletas das 16 federações apoiadas pela Companhia fizeram um vídeo onde insistem na importância de realizar revisões periódicas que tornem possível a detecção precoce do câncer de mama. Sob o lema 'Com você damos a cara', cem trabalhadores da Iberdrola reunidos nos escritórios de Madri também vestiram a camiseta rosa para mostrar o apoio da #GenteIberdrola ao combate contra esta doença que, conforme a Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC), é o tumor mais frequente nas mulheres ocidentais.
     

    Sob o lema 'Com você damos a cara', os colaboradores da Iberdrola se vestiram de rosa para mostrar o apoio da #GenteIberdrola ao combate contra o câncer de mama.

    Além disso, o Grupo usou o rosa em seus logotipos e a Torre Iberdrola de Bilbau se iluminou com a mesma cor.
     

    Torre Iberdrola.

    A Torre Iberdrola de Bilbau iluminou-se de rosa para expressar o compromisso do Grupo na luta contra o câncer de mama.

  • Contra a violência de gênero

    A Iberdrola colaborou com a campanha "Não olhe para o outro lado" que o Ministério do Interior lançou no Dia Internacional contra a Violência de Gênero, visando conscientizar todos os cidadãos para a necessidade de combater e prevenir este problema social.

    A campanha foi apresentada pelo ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, junto à diretora de Compliance da Iberdrola, Dolores Herrera. "Todos temos que tornar nosso o lema dessa campanha — "Não olhe para o outro lado" — e deixar de sermos testemunhas para sermos protagonistas ativos, neste caso, da conscientização, para tentar acabar com esse grave problema social", declarou Herrera.

    Iberdrola contra a violência de gênero

    O ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, apresentou a campanha junto à diretora de Compliance da Iberdrola, Dolores Herrera (ao centro).

    A campanha "Não olhe para o outro lado" é uma iniciativa pioneira de realidade virtual promovida pelo Ministério do Interior e pelo Ministério da Presidência, por meio da Delegação contra a Violência de Gênero, composta por três vídeos gravados em tecnologia 360º. Os vídeos mostram diversas formas de maus-tratos à mulher, o que permite que o espectador seja testemunha ativa dos fatos. Acolaborou com sua execução.

    A campanha é composta por três vídeos. Neles, o espectador assume a perspectiva da vítima, dos jovens e das testemunhas. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

    A Iberdrola fomenta a igualdade em todos os níveis, assim como a proteção e o empoderamento das mulheres, já que essa questão é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável prioritários para se alcançar uma sociedade melhor para todos.

    A empresa aderiu à iniciativa Empresas por uma sociedade livre de violência de gênero, lançada pela Delegação do Governo contra a Violência de Gênero em 2012, com o objetivo de aproveitar o potencial que a empresa tem como agente de conscientização social.

    Da mesma forma, em sua Política de igualdade de oportunidades e conciliação, a Iberdrola inclui uma seção dedicada à luta contra a violência de gênero por meio do estabelecimento de programas específicos que, além de acompanhar e proteger as vítimas, incluem medidas de proteção, apoio e informação.

  • Com a Fundação Down Madrid

    Pelo quarto ano consecutivo, o Programa Social Iberdrola 2018 selecionou o projeto desenvolvido pela Fundação Down Madrid para aumentar a inclusão no mercado de trabalho dos jovens com deficiência intelectual e síndrome de Down. Graças ao apoio que a Iberdrola presta por meio de sua fundação na Espanha, desde o ano de 2014, foram beneficiados 300 jovens, que concluíram sua formação no centro ocupacional que a Down Madrid tem em Tres Olivos, na zona norte da capital.

    O presidente da Fundação Iberdrola España, Fernando García, e o diretor da Fundação Iberdrola España, Ramón Castresana, visitaram as instalações junto à presidente da Fundação Down Madrid, Inés Álvarez, e ao diretor do centro, José Manuel Araque. Lá, eles puderam comprovar a formação que recebem diariamente cerca de 60 jovens deficientes (de 22 a 35 anos) intelectuais e com risco de exclusão social.

    Cerca de 60 jovens com síndrome de Down recebem formação para ingressarem no mercado de trabalho. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

    Por meio de uma metodologia de empreendimento social, a organização potencializa o desenvolvimento pessoal dos participantes do programa, oferecendo oportunidades de inclusão social por meio do trabalho. Graças aos cursos que recebem, esses jovens podem complementar a formação regulamentar estipulada e conseguir uma melhor preparação para o mercado de trabalho.

  • Com a Fundação Tomillo

    A Iberdrola, em colaboração com a Fundação Tomillo, realiza — desde 2012 — o projeto educativo "Luzes e Ação", que complementa a Formação Profissional Básica (FPB) de Eletricidade, Administração de Empresas e Informática de jovens estudantes madrilenos. A iniciativa busca aumentar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho e de empregabilidade.

    Além disso, todos os alunos reforçarão seus conhecimentos de inglês, um fator essencial para construírem seu futuro rumo à inserção no mercado de trabalho. Com esse projeto, a empresa reforça seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável número 4 (Educação de qualidade), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (Redução das desigualdades).

    Ignacio Galán con alumnos del proyecto 'Luces y Acción'.

    Ignacio Galán com alunos do projeto "Luzes e Ação".

    Por meio do programa de Voluntariado Corporativo da Iberdrola, diferentes profissionais da empresa das áreas de distribuição, geração e comercial, recursos humanos e prevenção de riscos ocupacionais participam da formação dos alunos, oferecendo aulas das matérias de Geração e Distribuição Elétrica, Eficiência Energética, Comunicação e Relação com o Cliente, Inserção no Mercado de Trabalho e Prevenção de Riscos Ocupacionais.

    Além disso, a Iberdrola colabora com a Fundação Tomillo em outro projeto educativo: Los Olivos (conjunto habitacional em Madri), que tem o objetivo de ajudar as crianças da região com diversas dificuldades para que melhorem seu desempenho na sala de aula, desenvolvam seu potencial e concluam com sucesso sua escolarização.
     

    Aluno da Fundação Tomillo Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

   

(*) Disponível na versão em espanhol.