PROJETOS SOCIAIS E SENSIBILIZAÇÃO

Destinamos mais de 1 milhão de euros ao nosso Programa Social 2020

Mais de 30 projetos foram selecionados na oitava edição do Programa Social da Iberdrola, que é dirigido aos grupos sociais mais vulneráveis com o objetivo de criar parcerias com entidades sem fins lucrativos que contribuam para atingir metas concretas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Programa Social 2020 escolheu 33 projetos para desenvolvê-los com 47 entidades sociais.

O Programa Social 2020 escolheu 33 projetos [PDF] para desenvolvê-los com 47 entidades sociais de 12 comunidades autônomas espanholas. Para tal, destinará um milhão e meio de euros, que beneficiarão mais de 85.000 pessoas.

Cada projeto — todos dirigidos a grupos sociais em risco de exclusão, com especial atenção à infância, as pessoas com deficiências e os pacientes com doenças — conseguiu um financiamento de até no máximo 40.000 euros (sem ultrapassar 50% do orçamento total).

Cerca da metade (42%) está destinada a evitar situações de pobreza e exclusão, privilegiando a luta contra a pobreza infantil; um terço (33%) irá para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças graves, enquanto os 24% restantes serão destinados à educação inclusiva de coletivos de pessoas com deficiências.

O programa também significará a criação de 280 postos de trabalho e promoverá a participação de 700 voluntários.

COMPROMETIDOS COM OS ODS DA ONU

A iniciativa responde ao compromisso do grupo Iberdrola com a sociedade e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030, integrados à estratégia empresarial da empresa. O Programa Social da Iberdrola concentra, de forma mais específica, seus esforços no cumprimento dos objetivos número 1 (fim da pobreza), número 3 (saúde e bem-estar), número 4 (educação de qualidade), número 5 (igualdade de gênero) e número 10 (redução das desigualdades).

Por meio de seu Programa Social, a Iberdrola já destinou mais de 9 milhões de euros a iniciativas sociais na Espanha, beneficiando um total de 335.000 pessoas. Desde o lançamento desse programa em 2010, a empresa promoveu a realização de mais de 350 projetos que contribuíram para a inserção social, em especial de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade. Estas ações também permitiram a criação de 1.000 empregos e a participação de 2.250 voluntários.

PRÊMIOS IBERDROLA PARA A SOLIDARIEDADE

Em 11 de dezembro, a Iberdrola realizou sua Jornada Solidária, na qual o presidente do grupo, Ignacio Galán, entregou os II Prêmios Iberdrola para a Solidariedade como reconhecimento ao trabalho desenvolvido por algumas das associações com as quais a empresa colabora. Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o evento contou com a presença da Alta Comissionada do Governo da Espanha para a Agenda 2030, Cristina Gallach.

Neste ano, os prêmios foram concedidos para as seguintes instituições:

  • Fim da Pobreza: Fundação Tomillo.
  • Redução das desigualdades: Asociación de Sordociegos de España (Asocide).
  • Saúde e Bem-estar: Proyecto Hombre y Aspanion.

 

PRINCIPAIS PROJETOS E INICIATIVAS

  • Contra o câncer

    O grupo Iberdrola está firmemente comprometido com a luta contra esta doença e trabalha com diferentes organizações para a difusão de campanhas de informação e conscientização, com o objetivo final de aumentar a ajuda necessária para continuar as pesquisas contra o câncer. 

    No Reino Unido, a ScottishPower colabora com a Cancer Research UK para arrecadar fundos para a cura de qualquer forma de câncer. Essa colaboração garantiu a arrecadação de 20 milhões de libras, graças a uma ampla gama de iniciativas e eventos, entre os quais se destacam: o patrocínio de A race for life e Stand Up for Cancer, as taxas do Help Beat Cancer e os aportes de inúmeros colaboradores e fornecedores.

    Na Espanha, a Iberdrola patrocinou pelo quarto ano consecutivo a VI Corrida de Madrid contra o Câncer, organizada pela Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC). A companhia apoia este evento solidário que conseguiu reunir mais de 17.000 participantes na última edição.

    VI Corrida de Madrid contra o Câncer.

    VI Corrida de Madrid contra o Câncer.

    Durante 2018, a Iberdrola colaborou também com as corridas de Valladolid — com mais de 53.000 corredores— e Murcia — com cerca de 5.000 —, que, somados aos 17.000 participantes da última edição de Madrid, alcançam um total de 75.000 pessoas solidárias.

    A ação faz parte do acordo de colaboração com a Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC), que a Iberdrola renovou até 2020.

    Juntos contra o câncer, reforçando nosso compromisso. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

    Também dentro desse acordo, a Iberdrola lançou a campanha Juntos contra o câncer, uma iniciativa solidária e pioneira na Espanha, por meio da qual a empresa oferece aos seus clientes a possibilidade de colaborar mensalmente com a AECC em sua fatura de energia ou de gás. Além disso, a Iberdrola se compromete a fazer aportes na mesma quantia que o cliente escolher, que pode ser de 0,25, 0,5 ou 1 euro por mês. A campanha foi pensada para os clientes da Iberdrola na Espanha que estão no mercado livre, que são aproximadamente 7,5 milhões.

    Após o primeiro ano em funcionamento, a empresa conseguiu a adesão de cerca de 78.000 clientes para essa ação.

  • Contra a violência de gênero

    A Iberdrola colaborou com a campanha "Não olhe para o outro lado" que o Ministério do Interior lançou no Dia Internacional contra a Violência de Gênero, visando conscientizar todos os cidadãos para a necessidade de combater e prevenir este problema social.

    A campanha foi apresentada pelo ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, junto à diretora de Compliance da Iberdrola, Dolores Herrera. "Todos temos que tornar nosso o lema dessa campanha — "Não olhe para o outro lado" — e deixar de sermos testemunhas para sermos protagonistas ativos, neste caso, da conscientização, para tentar acabar com esse grave problema social", declarou Herrera.

    Iberdrola contra a violência de gênero

    O ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, apresentou a campanha junto à diretora de Compliance da Iberdrola, Dolores Herrera (ao centro).

    A campanha "Não olhe para o outro lado" é uma iniciativa pioneira de realidade virtual promovida pelo Ministério do Interior e pelo Ministério da Presidência, por meio da Delegação contra a Violência de Gênero, composta por três vídeos gravados em tecnologia 360º. Os vídeos mostram diversas formas de maus-tratos à mulher, o que permite que o espectador seja testemunha ativa dos fatos. Acolaborou com sua execução.

    A campanha é composta por três vídeos. Neles, o espectador assume a perspectiva da vítima, dos jovens e das testemunhas. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

    A Iberdrola fomenta a igualdade em todos os níveis, assim como a proteção e o empoderamento das mulheres, já que essa questão é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável prioritários para se alcançar uma sociedade melhor para todos.

    A empresa aderiu à iniciativa Empresas por uma sociedade livre de violência de gênero, lançada pela Delegação do Governo contra a Violência de Gênero em 2012, com o objetivo de aproveitar o potencial que a empresa tem como agente de conscientização social.

    Da mesma forma, em sua Política de igualdade de oportunidades e conciliação, a Iberdrola inclui uma seção dedicada à luta contra a violência de gênero por meio do estabelecimento de programas específicos que, além de acompanhar e proteger as vítimas, incluem medidas de proteção, apoio e informação.

  • Com a Fundação Down Madrid

    Pelo quarto ano consecutivo, o Programa Social Iberdrola 2018 selecionou o projeto desenvolvido pela Fundação Down Madrid para aumentar a inclusão no mercado de trabalho dos jovens com deficiência intelectual e síndrome de Down. Graças ao apoio que a Iberdrola presta por meio de sua fundação na Espanha, desde o ano de 2014, foram beneficiados 300 jovens, que concluíram sua formação no centro ocupacional que a Down Madrid tem em Tres Olivos, na zona norte da capital.

    O presidente da Fundação Iberdrola España, Fernando García, e o diretor da Fundação Iberdrola España, Ramón Castresana, visitaram as instalações junto à presidente da Fundação Down Madrid, Inés Álvarez, e ao diretor do centro, José Manuel Araque. Lá, eles puderam comprovar a formação que recebem diariamente cerca de 60 jovens deficientes (de 22 a 35 anos) intelectuais e com risco de exclusão social.

    Cerca de 60 jovens com síndrome de Down recebem formação para ingressarem no mercado de trabalho. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

    Por meio de uma metodologia de empreendimento social, a organização potencializa o desenvolvimento pessoal dos participantes do programa, oferecendo oportunidades de inclusão social por meio do trabalho. Graças aos cursos que recebem, esses jovens podem complementar a formação regulamentar estipulada e conseguir uma melhor preparação para o mercado de trabalho.

  • Com a Fundação Tomillo

    A Iberdrola, em colaboração com a Fundação Tomillo, realiza — desde 2012 — o projeto educativo "Luzes e Ação", que complementa a Formação Profissional Básica (FPB) de Eletricidade, Administração de Empresas e Informática de jovens estudantes madrilenos. A iniciativa busca aumentar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho e de empregabilidade.

    Além disso, todos os alunos reforçarão seus conhecimentos de inglês, um fator essencial para construírem seu futuro rumo à inserção no mercado de trabalho. Com esse projeto, a empresa reforça seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável número 4 (Educação de qualidade), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (Redução das desigualdades).

    Ignacio Galán con alumnos del proyecto 'Luces y Acción'.

    Ignacio Galán com alunos do projeto "Luzes e Ação".

    Por meio do programa de Voluntariado Corporativo da Iberdrola, diferentes profissionais da empresa das áreas de distribuição, geração e comercial, recursos humanos e prevenção de riscos ocupacionais participam da formação dos alunos, oferecendo aulas das matérias de Geração e Distribuição Elétrica, Eficiência Energética, Comunicação e Relação com o Cliente, Inserção no Mercado de Trabalho e Prevenção de Riscos Ocupacionais.

    Além disso, a Iberdrola colabora com a Fundação Tomillo em outro projeto educativo: Los Olivos (conjunto habitacional em Madri), que tem o objetivo de ajudar as crianças da região com diversas dificuldades para que melhorem seu desempenho na sala de aula, desenvolvam seu potencial e concluam com sucesso sua escolarização.
     

    Aluno da Fundação Tomillo Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

   

(*) Disponível na versão em espanhol.