DIREITO PARA ENGENHEIROS

Uma iniciativa educacional pioneira

A publicação dessas obras alia o propósito educacional ao social: o lucro gerado se destina ao programa de acesso à energia da Fundação Engenheiros ICAI para o Desenvolvimento.

Cadernos de direito para engenheiros.

Desde 2008, a Iberdrola participa de uma iniciativa educacional pioneira com a coordenação, edição e publicação de várias obras relacionadas ao direito no setor da engenharia.

As publicações, produzidas em colaboração com a Associação/Ordem Nacional dos Engenheiros do I.C.A.I., foram feitas para disseminar conhecimentos jurídicos básicos a engenheiros de qualquer especialidade e, assim, facilitar o desenvolvimento de sua atividade.

A primeira publicação, lançada em 2008, foi o Manual de direito para engenheiros, uma obra que se tornou referência, graças à sua visão geral das normas jurídicas, focando em aspectos mais úteis para os engenheiros.

Em 2009, depois do sucesso do Manual entre os profissionais do setor, foram publicados os primeiros quatro Cadernos de direito para engenheiros. As obras têm o objetivo de fornecer informações, aos engenheiros de qualquer especialidade, sobre aspectos legais relacionadas ao dia a dia do seu trabalho. Atualmente, os Cadernos de direito para engenheiros são compostos por quarenta e sete volumes com conteúdo que reúne conhecimentos de direito e engenharia. Para cada um dos temas tratados, foram consultados prestigiados especialistas de universidades ou de escritórios de advocacia.

 CONTRIBUIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Os benefícios econômicos que essas obras geram ao longo dos anos são entregues à Fundação Engenheiros ICAI Ingenieros ICAI para o Desenvolvimento para serem reinvestidos em seu Programa de Acesso à Energia, que abrange diferentes projetos.

Esta edição dos Cadernos conta com um site (www.cuadernosdederechoparaingenieros.com) que reúne, além dos dados biográficos dos autores, uma documentação bem completa e valiosa. Dessa forma, o site é um instrumento ágil de consulta que traz virtualmente todas as modificações e novidades — relacionadas à regulamentação — que ocorreram durante o processo de edição do livro.

A publicação da obra mostra o compromisso de levar o mundo do Direito aos engenheiros. Por isso, a Iberdrola coloca à disposição dos interessados o e-mail manualingeniero@iberdrola.es para receber suas opiniões sobre a obra Manual de direito para engenheiros e Cadernos de direito para engenheiros e melhorar eventuais futuras edições.

PUBLICAÇÕES ESPECIALIZADAS PARA ENGENHEIROS