TOP STORIES

  • sub CENTROS DE OPERAÇÃO DE RENOVÁVEIS (CORE) CORE de Iberdrola.

    Centros de operação de energias renováveis da Iberdrola: 15 anos na vanguarda da tecnologia

    Os Centros de Operação de Energias Renováveis (CORE) são a plataforma onde o grupo Iberdrola opera e controla suas instalações de geração renovável de maneira centralizada e homogênea nos diferentes países onde está presente. Conheça o sistema com Vicente Bielza, líder de equipe de Sistemas de Controle da Iberdrola.

    Descargar
  • sub MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Mitigação das mudanças climáticas.

    A Iberdrola contribui para a mitigação das mudanças climáticas com ações e compromissos concretos

    Os efeitos das mudanças climáticas já são irrefutáveis e sua mitigação é uma das maiores preocupações da agenda climática global. Foi o que a Cúpula de Ação Climática 2019 de Nova York expôs no dia 23 de setembro, onde a mitigação foi o tema central dos trabalhos realizados pelos líderes políticos, econômicos e cidadãos que compareceram ao encontro. O grupo Iberdrola, participante ativo da cúpula, contribuiu para o sucesso do evento com ações e compromissos concretos.

    Descargar
  • sub ALIADOS DE LOS ODS Aliados de los ODS.

    Fazemos parte da iniciativa internacional mais importante para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    Coincidindo com o 4º aniversário de sua aprovação, o grupo Iberdrola associa-se à campanha #aliadosdelosODS (Aliados dos ODS) — promovida pela Rede Espanhola do Pacto Global — para favorecer o conhecimento e a difusão dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

    Descargar
  • sub COMPROMETIDO EM REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICOS Lord Plastik.

    A Iberdrola reforça seu compromisso com os ODS lançando 'Capture o Lord Plastik'

    A proliferação dos plásticos e seu impacto no meio ambiente é um problema urgente para o planeta. A Iberdrola, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), apresenta a iniciativa Capture o Lord Plastik com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre esse problema.

    Descargar
  • sub 'BLOCKCHAIN' NO MERCADO ENERGÉTICO Blockchain no mercado energético.

    Como pode o 'blockchain' confirmar a origem da energia verde?

    O grupo Iberdrola implementou um projeto-piloto baseado no uso da tecnologia blockchain para garantir em tempo real que a energia fornecida e consumida é 100% renovável. Graças a esta tecnologia, a empresa conseguiu unir as instalações onde se produz a eletricidade com os pontos de consumo e, assim, rastrear a sua origem, aumentando a transparência e, em última instância, favorecendo o uso da energia renovável.

    Descargar
  • sub GESTÃO DO RISCO DA MUDANÇA CLIMÁTICA Relatório da TCFD. Recomendacoes finais.

    Comprometidos com a transparência na gestão dos riscos e oportunidades originados da mudança climática

    O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) criou em 2015 a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), um grupo de trabalho que se encarrega de fomentar que as empresas informem seus investidores sobre os riscos relacionados à mudança climática e o modo em que estes são gerenciados. Apresentamos-lhe os avanços conseguidos pela Iberdrola na implantação das 11 recomendações elaboradas por tal organismo.

    Descargar
  • sub 'HACIA UN PLANETA VERDE': O DOCUMENTÁRIO Hacia un planeta verde.

    Transição energética, a solução para frear as mudanças climáticas

    Assista ao documentário 'Hacia un planeta verde' (Para um planeta verde), em que especialistas analisam as causas das mudanças climáticas e propõem soluções — como a transição energética rumo a um modelo descarbonizado — para mitigá-las.

    Descargar
  • sub PROJETO METEOFLOW Proyecto Meteoflow.

    O próximo desafio do projeto MeteoFlow? Prever as condições marítimas

    O MeteoFlow é um sistema integrado para prever as variáveis meteorológicas no médio e longo prazo em qualquer tipo de instalação renovável. O sistema, desenvolvido integralmente pela Iberdrola Renovables, comemora seu décimo quinto aniversário neste ano de 2019 e já tem definido seu novo objetivo: prever as condições marítimas. Conheça todos os detalhes desse sistema de previsão com a ajuda de Pilar Orellana, responsável por monitorar os resultados do projeto.

    Descargar
  • sub IPO DE NEOENERGIA Neoenergia.

    Neoenergia faz oferta pública de ações e passa a ser listada na bolsa

    O grupo Neoenergia — filial do grupo Iberdrola no Brasil — entrou na bolsa de valores através de uma oferta pública de venda (IPO, do inglês Initial Public Offering). A empresa, que está presente em 18 estados do país e fornece energia elétrica para 34 milhões de pessoas, alcançou uma receita líquida de 7,104 bilhões de reais brasileiros no primeiro trimestre de 2019, 28,1% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Descargar
  • sub AÇÃO SOCIAL EMPRESARIAL Acción social empresarial.

    Medimos os impactos de nossos projetos sociais com a metodologia LBG

    O grupo Iberdrola contribui para a criação de valor sustentável para todos os seus Stakeholders por meio de seu dividendo social, que inclui diversos elementos: investimento em capital, criação de emprego, contribuição fiscal, contratações dos fornecedores locais, proteção do meio ambiente e da biodiversidade, e nossa ação social empresarial — para a qual destinamos mais de 53 milhões de euros durante 2018 —. A metodologia utilizada para a medição, gerenciamento e comunicação de nossa ação social empresarial é o modelo LBG. Você pode conhecê-lo aqui.

    Descargar
  • sub PROJETOS ENERGIAS RENOVÁVEIS Barco.

    Energia eólica offshore: um dos grandes compromissos estratégicos do grupo Iberdrola

    De acordo com a revisão das Perspectivas Estratégicas 2018-2022, apresentada no último mês de fevereiro em Londres, as energias renováveis continuarão sendo um dos pilares do grupo, uma vez que serão destinados 39% dos 34 bilhões de euros de investimentos previstos para o período a essa área de negócio. No segmento das energias renováveis, a energia eólica offshore é o compromisso mais audaz.

    Descargar
  • sub ENTREVISTA COM SANDRA SÁNCHEZ Sandra Sánchez.

    "Que eles me disseram tantas vezes que isso não moldou minha personalidade"

    Sandra Sánchez é a melhor karateka da história na modalidade kata. Para chegar lá, teve que trabalhar duro e superar inúmeras adversidades. Apesar de tudo, ela se esquiva da palavra sacrifício, porque o karatê é o que ela mais gosta de praticar. Conheça essa história mais de perto.

    Descargar
  • sub UHE BAIXO IGUAÇU EM DETALHES Baixo Iguaçu.

    UHE Baixo Iguaçu: nossa contribuição para uma das sete maravilhas naturais do mundo

    Inauguramos a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu — Paraná, Brasil — que fornece energia renovável para um milhão de pessoas, graças a uma capacidade total instalada de 350 MW. Essas instalações colaboram ativamente na manutenção do equilíbrio das águas e garantem a força das famosas Cataratas do Iguaçu.

    Descargar
  • sub ENTREVISTA COM PILAR HERNÁNDEZ Pilar Hernández.

    "É imprescindível fomentar a consciência social e a importância de trabalhar por um mundo mais justo e sustentável"

    O mundo evolui de forma vertiginosa e as oportunidades se multiplicam para quem tem visão e atitude. A StartComillas, associação da Universidade Pontifícia Comillas, fomenta o espírito empreendedor de seus alunos, promovendo iniciativas de formação, prestando apoio e oferecendo os recursos necessários. Saiba mais sobre esse projeto com Pilar Hernández, presidente da associação.

    Descargar
  • sub ACORDOS DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA Usina onshore do El Cabo.

    Você sabe o que é um PPA e quais são suas principais vantagens?

    Um PPA (Power Purchase Agreement) é um acordo ou contrato de compra e venda de energia de longo prazo, realizado entre um produtor de energia renovável e um consumidor. O grupo Iberdrola tem uma vasta experiência neste setor em países como Estados Unidos, México ou Espanha.

    Descargar
  • sub COM O ESPORTE FEMININO Aniversario deporte femenino.

    Três anos como principal incentivador do esporte feminino

    O grupo Iberdrola renovou, em 2019, o acordo que assinou em 2016 para se tornar o principal incentivador do programa 'Universo Mujer', o plano mais ambicioso de fomento e desenvolvimento do esporte feminino na Espanha. Por meio dele, a empresa apoia 16 federações.

    Descargar
  • sub ENTREVISTA COM SILVIA NAVARRO Silvia Navarro.

    "Após tantos anos dedicados ao handebol, transformou-se em um modo de vida"

    Se há uma palavra que define a história de Silvia Navarro é superação. A jogadora que acaba de completar 40 anos, continua defendendo os gols contra seu time todos os fins de semana e só pensa em continuar aumentando sua lista de vitórias.

    Descargar
  • sub CONTRIBUIÇÃO FISCAL Contribución fiscal.

    A contribuição tributária total do grupo Iberdrola no mundo chegou a quase 8 bilhões de euros em 2018

    O grupo destinou mais de 47% de seu lucro ao pagamento de impostos durante o Exercício 2018, uma porcentagem que teve um aumento de até 60% no caso específico da Espanha.

    Descargar
  • sub A IBERDROLA NO REINO UNIDO Iberdrola en Reino Unido.

    Somos a primeira empresa de energia 100% renovável do Reino Unido

    A ScottishPower é a primeira empresa de energia integrada do Reino Unido a ter uma geração de eletricidade 100% verde. Nossa atenção está focada na energia eólica, nas redes inteligentes e na mudança para um futuro mais limpo e elétrico e, para que isso aconteça, estamos investindo quatro milhões de libras esterlinas todos os dias.

    Descargar
  • sub ENTREVISTA COM IGNACIO S. GALÁN Ignacio Galán, presidente da Iberdrola.

    "As empresas de energia que poluem deveriam pagar mais impostos do que as limpas"

    Devido à realização de nossa Assembleia Geral de Acionistas 2019, no próximo dia 29 de março, o grupo Vocento — um dos principais grupos espanhóis de comunicação multimídia — fez uma entrevista com o presidente da Iberdrola para abordar as questões mais relevantes da atualidade da empresa e do setor energético.

    Descargar
  • sub IMPULSIONAMENTO DO DIVIDENDO SOCIAL Dividendo social.

    Dividendo social: criamos valor sustentável para todos os nossos Stakeholders

    O grupo Iberdrola cunhou o termo dividendo social para expressar seu objetivo de criação de valor sustentável para seus Stakeholders mediante o desenvolvimento de todas as suas atividades. Apresentamos nossas conquistas mais significativas no encerramento do Exercício 2018.

    Descargar
  • sub GESTÃO SUSTENTÁVEL DE EVENTOS Junta General de Accionistas. 29 de marzo de 2019.

    Somos pioneiros na gestão sustentável de eventos

    No próximo dia 29 de março será realizada em Bilbau a Assembleia Geral de Acionistas 2019 da Iberdrola, um evento que obteve, durante quatro anos consecutivos, a certificação de evento sustentável de acordo com a norma ISO 20121 e o selo ambiental Erronka Garbia concedido pelo Governo Basco.

    Descargar
  • sub ENTREVISTA COM VÍCTOR MELGAREJO Interview with Víctor Melgarejo.

    "Um empreendedor nunca desiste"

    Tão importante é ter uma boa ideia como encontrar os mentores adequados e saber ouvi-los. Víctor Melgarejo ocupa o cargo de mentor no Instituto Tecnológico de Monterrey e, graças à sua vasta experiência, conhece perfeitamente as características que um empreendedor deve ter.

    Descargar
  • sub PROPÓSITO CORPORATIVO Propósito corporativo.

    Avançamos para um propósito corporativo global

    O grupo Iberdrola trabalha na formulação de um propósito corporativo diferenciador, autêntico e relevante que, focado em seu negócio elétrico, contribua para uma maior conexão da empresa com as pessoas, com a sociedade em seu conjunto e com seus Stakeholders, e tudo isso em torno de uma ideia inspiradora e compartilhada.

    Descargar
  • sub GUIA DO ACIONISTA 2019 Guía del Accionista 2019.

    Todas as informações da Assembleia Geral de Acionistas 2019 ao seu alcance

    Ao longo dos anos, a Iberdrola promoveu o envolvimento de seus Stakeholders com a empresa para impulsionar relações duradouras baseadas na confiança mútua. Com tal finalidade, neste ano publicamos novamente o 'Guia do Acionista', que reúne todas as informações relativas à próxima Assembleia Geral de Acionistas, cuja realização está prevista para o dia 29 de março de 2019 no Palácio Euskalduna de Bilbau.

    Descargar
  • sub ODS 16 E 17 Paz, justiça e parcerias

    As alianças e a cooperação mundial, essenciais para o desenvolvimento sustentável

    A paz, a estabilidade, os direitos humanos e uma governabilidade efetiva baseada no Estado de direito são necessários para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade mundial. Portanto, é vital estabelecer políticas em âmbito nacional e internacional para ajudar os países em desenvolvimento a manusear sua dívida e promover investimentos. De acordo com a ONU, são necessários entre 5 e 7 bilhões de dólares anuais para cumprir os 17 ODS, um valor ainda inalcançável.

    Descargar
  • sub MULHERES COM ENERGIA Mujeres con energía.

    Promovemos a liderança e a participação da mulher no setor energético

    O grupo Iberdrola aposta de uma forma firme e decidida na igualdade de gênero, e a prova disso é o fórum Mulheres com Energia, desenvolvido pela Iberdrola México para impulsionar a liderança e o talento das trabalhadoras da empresa, ou o exemplo de Selene Jerezano, a primeira mulher que conseguiu ocupar o cargo de supervisora de turbinas.

    Descargar
  • sub ODS 14 E 15 Vida submarina.

    Protegemos e conservamos a biodiversidade dos ecossistemas naturais

    Os oceanos e as florestas são responsáveis pela habitabilidade de nosso planeta. No entanto, 40% dos oceanos do mundo estão gravemente afetados pela atividade do homem e a cada ano são desmatados 13 milhões de hectares. O respeito pela biodiversidade de todos os ecossistemas é fundamental para nossa própria sobrevivência.

    Descargar
  • sub ODS 13 13: ação pelo clima.

    Alinhados com a ação climática

    As mudanças climáticas provocam um impacto negativo no meio ambiente, na economia e na saúde das pessoas, e já é considerada como um dos desafios mais importantes que a humanidade deve enfrentar no século XXI. No grupo Iberdrola contribuímos ativa e decididamente para um futuro sustentável e com baixo teor de carbono para lutar contra este fenômeno global.

    Descargar
  • sub ODS 11 E 12 Cidades sustentáveis e consumo responsáveis

    Com as cidades e comunidades sustentáveis do futuro

    As cidades são o alicerce da cultura, da ciência e do desenvolvimento social. Em 2015, cerca de 4 bilhões de pessoas moravam em cidades e calcula-se que esse número aumente chegando a quase 5 bilhões até 2030. Precisamos melhorar o planejamento e a gestão urbana, para que esses espaços sejam mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. O uso eficiente dos recursos e da energia é um requisito básico para avançar nesse objetivo.

    Descargar
  • sub PERSPECTIVAS DA CÚPULA DO CLIMA 2018 COP24.

    A COP24 concretizará os instrumentos para cumprir o Acordo de Paris e enviará sinais robustos aos governos e à sociedade civil

    De 02 a 14 de dezembro acontecerá a Cúpula do Clima de Katowice (COP24) que, sob a presidência da Polônia, representará um autêntico acontecimento na agenda global da ação climática. Analisamos, em detalhes, seus avanços e eventuais resultados.

    Descargar
  • sub ENTREVISTA COM SOFÍA BENJUMEA: DIGITAL SUMMIT 2018 Sofía Benjumea, diretora do Google Campus Madri

    O papel das grandes corporações, fundamental no ecossistema empreendedor

    "As grandes corporações têm que aprender a trabalhar por intermédio de outros agentes, das start-ups... Por isso, acredito que uma conferência onde participam players de outros setores, de outras áreas, de grandes empresas tecnológicas, é um ingrediente fundamental para que a corporação realmente se mova rumo à inovação", assinalou Sofía Benjumea, diretora do Google Campus Madri, no Digital Summit 2018 organizado pela Iberdrola.

    Descargar
  • sub CLIMATE REALITY PROJECT AWARDS 2018 Climate Reality Awards 2018.

    A Iberdrola, premiada nos Climate Reality Awards 2018

    Nossa empresa foi reconhecida por seu trabalho na luta contra a mudança climática nos Climate Reality Awards 2018 — categoria 'Empresa' —, a primeira edição desses prêmios na Espanha. Tais prêmios nasceram para situar a luta contra a mudança climática na primeira página da agenda social e política.

    Descargar
  • sub CONCILIAÇÃO E LIDERANÇA NO DIGITAL SUMMIT Ana Alonso. Role models.

    O 'modern workplace', fundamental na transformação digital das empresas

    "Acompanhamos as empresas que estão transformando seus negócios para que possam fazê-lo de uma forma eficiente e ágil. O fato de seus empregados trabalharem de forma diferente, ou seja, melhor, repercute na satisfação de seus clientes", explicou Ana Alonso, diretora de grandes empresas e parceiras da Microsoft no Digital Summit 2018 organizado pela Iberdrola.

    Descargar
  • sub 'REPORTING' DE SOSTENIBILIDADE Relatório de sustentabilidade 2017.

    Somos a 'utility' líder por nosso reporte de sustentabilidade

    A Iberdrola conseguiu se posicionar como a primeira utility em âmbito nacional e global, graças aos detalhes e transparência demonstrados na elaboração e publicação do Relatório de Sustentabilidade 2017 e no site da empresa. Tal fato foi reconhecido pelo Estudo sobre o Estado do Reporting de Sustentabilidade do IBEX 35, elaborado pela consultora EcoAct Espanha (setembro de 2018).

    Descargar
  • sub ODS 9  Indústria, inovação e infraestrutura.

    Indústria, inovação e infraestrutura, pilares do desenvolvimento econômico e social

    Mais de 1 bilhão de pessoas não podem acessar serviços de telefonia confiáveis (ONU, 2017), além de continuarem a existir infraestruturas básicas em más condições em muitos países em desenvolvimento. Para estender a prosperidade e o desenvolvimento econômico e social devemos continuar investindo em indústria, inovação e infraestruturas.

    Descargar
  • sub TRANSIÇÃO ENERGÉTICA Futuro sostenible.

    Lideramos a transição energética por meio da descarbonização da economia

    O grupo Iberdrola aposta em um modelo de negócio limpo, confiável e inteligente que substitua a produção com fontes contaminantes por energias limpas e intensifique a necessária descarbonização e eletrificação da economia mundial.

    Descargar
  • sub DIGITAL SUMMIT 2018 Digital summit.

    A digitalização, um de nossos pilares estratégicos

    O campus de San Agustín del Guadalix recebeu nos dias 17 e 18 de outubro uma nova edição do Digital Summit, um encontro através do qual o grupo Iberdrola voltou a demonstrar seu compromisso com a transformação digital e onde compareceram palestrantes de primeiro nível provenientes de empresas como a Google e a Microsoft.

    Descargar
  • sub LUTA CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Calentamiento global.

    Compartilhamos a necessidade de avançar para um cenário de 1,5 ºC com políticas robustas

    O histórico Acordo de Paris, aprovado por 195 nações durante a COP21 (2015), incluiu o objetivo de reforçar a resposta mundial à ameaça da mudança climática e, para tal, manter o aumento da temperatura média mundial muito abaixo dos 2 °C em relação aos níveis pré-industriais e prosseguir com os esforços para limitar esse aumento da temperatura a 1,5 °C. Um novo relatório publicado pelo Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática (IPCC) reafirma a necessidade urgente de avançar para um cenário de 1,5 °C.

    Descargar
  • sub EMPODERAMENTO DA MULHER ScottisPower.

    Comprometidos com o empoderamento da mulher

    O grupo Iberdrola está comprometido com as melhores práticas internacionais em conciliação, igualdade e diversidade. Alinhados com nossas políticas, continuamos realizando diferentes iniciativas em todos os países onde operamos para aumentar a presença das mulheres no setor energético e na sociedade em geral.

    Descargar
  • sub ODS 8 E 10 Trabajo decente y crecimiento económico. Reducción de las desigualdades.

    Para um trabalho digno e sustentável que acabe com as desigualdades

    Mais de 700 milhões de trabalhadores vivem em situação de pobreza em todo o mundo (OIT, 2017), ao mesmo tempo que as disparidades entre gêneros se agravam cada vez mais. Para conseguir um desenvolvimento econômico sustentável, as sociedades deverão criar as condições necessárias para que as pessoas possam ter acesso a empregos de qualidade, estimulando a economia e sem causar danos ao meio ambiente.

    Descargar
  • sub PACTO GLOBAL ONU Ignacio Galán, presidente de Iberdrola.

    A transição energética, uma oportunidade de negócios

    O jornal El País publicou em 25 de setembro de 2018 uma entrevista com o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, por ocasião de sua participação na 'UN Global Compact 2018' em Nova York (EUA) Galán confessa que se sente satisfeito pelo fato de uma empresa espanhola ter sido reconhecida por seu trabalho na luta contra o aquecimento global.

    Descargar
  • sub PONTOS DE RECARGA DE CARROS ELÉTRICOS Espanha de ponta a ponta em carro elétrico.

    Em pouco mais de um ano, será possível percorrer a Espanha com um veículo elétrico

    Em 2019, as principais rodovias e corredores da Espanha, assim como os espaços de acesso público das principais cidades do território espanhol, contarão com pelo menos uma estação de recarga rápida a cada 100 km. Dessa forma, será possível viajar por todo o país com autonomia.

    Descargar
  • sub INOVAÇÃO E CIBERSEGURANÇA Innoday.

    "Oferecemos inovação para garantir a segurança dos dados no setor elétrico"

    A Enigmedia desenvolve soluções de cibersegurança personalizadas, tal como o Mercury, para ajudar as empresas a resolverem problemas de segurança na transmissão de dados. Sua tecnologia de criptografia, baseada na teoria do caos, é três vezes mais robusta e até 95% mais eficiente do que os atuais padrões de criptografia.

    Descargar
  • sub ODS 7 Energia acessível e limpa.

    Trabalhamos por uma energia acessível, segura e sustentável para todos

    A energia é fundamental para quase todos os grandes desafios e oportunidades que o mundo enfrenta atualmente, mas ainda há mais de 1,2 bilhão de pessoas que vivem sem eletricidade.

    Descargar
  • sub INSPEÇÃO COM DRONES Inspeção com drones

    Apostamos no uso de drones para a inspeção de parques eólicos

    Essa tecnologia permite detectar incidentes estruturais nas pás dos aerogeradores e serve de guia para sua correta manutenção, economizando custos significativos e aumentando a segurança.

    Descargar
  • sub PROJETO CO2FORMARE CO2Formare.

    Impulsionamos a proteção ao meio ambiente mediante a utilização eficiente do CO2 Nota

    Esse projeto, liderado pela Iberdrola e aprovado pela Comissão Europeia, surgiu para demonstrar a viabilidade da captura do CO2 proveniente da combustão do gás natural para reduzir o 'macrofouling', o processo de incrustação que se verifica nos circuitos de refrigeração das usinas de ciclo combinado.

    Descargar
  • sub ODS 6 ODS 6: Água limpa e saneamento

    Por que a água deve ser um recurso universal?

    Hoje em dia, mais de dois milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável e aos serviços básicos de higiene e saneamento, fundamentais para qualquer aspecto da vida e do desenvolvimento sustentável. Para acabar com essa situação, é necessário investir 114 bilhões de dólares por ano.

    Descargar
  • sub ELETRICIDADE NO FUTURO Colin Gounden (VIA), en Innoday.

    "Dependemos da energia para tudo"

    VIA é uma 'start-up' com sede em Boston que utiliza a Inteligência Artificial e o 'blockchain' para ajudar as empresas de energia elétrica a prevenir e predizer as falhas nos equipamentos de transformação e distribuição de energia. Conhece-a!

    Descargar
  • sub A MULHER NO GRUPO IBERDROLA Trabajadora de Iberdorla.

    Atuamos em prol da igualdade de gênero efetiva

    As mulheres representam 23% dos funcionários da Iberdrola1. Embora os progressos realizados até agora sejam importantes, nosso objetivo é continuar avançando até nos consolidarmos como uma referência internacional em igualdade, tanto dentro quanto fora da empresa.

    Descargar
  • sub ODS 5 Igualdade de gênero.

    Reconhecidos pelo nosso compromisso firme e sólido com a igualdade de gênero

    Nenhum país do mundo alcançou a igualdade entre homens e mulheres. Devemos aumentar ainda mais os esforços para possibilitar que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e direitos, para assim conseguir um mundo mais pacífico, próspero e sustentável.

    Descargar
  • sub A IBERDROLA NOS ESTADOS UNIDOS A Iberdrola nos Estados Unidos.

    Somos uma das primeiras empresas de energia dos Estados Unidos

    O grupo Iberdrola se consolidou como uma das primeiras empresas de energia elétrica dos Estados Unidos, onde é cotada na Bolsa de Nova York através da AVANGRID, Inc., uma empresa sustentável que conta com 32 bilhões de dólares em ativos, 6.500 empregados e opera em 24 estados do país.

    Descargar
  • sub PROJETO ROMEO Proyecto Romeo.

    O projeto Romeo desembarca em East Anglia ONE e Wikinger

    East Anglia ONE (Reino Unido) e Wikinger (Alemanha) foram escolhidos para analisar o potencial do projeto Romeo. Tal iniciativa, apoiada pela UE através do Programa Horizonte 2020, busca reduzir os custos de operação e manutenção dos parques eólicos offshore para maximizar sua eficiência e impulsionar as energias renováveis.

    Descargar
  • sub FERNANDO DE NORONHA La isla Fernando de Noronha.

    Fernando de Noronha: compromisso com a sustentabilidade

    Essa ilha, localizada a aproximadamente 545 km de Recife, capital do estado de Pernambuco, fica na área de concessão da CELPE, distribuidora do grupo Neoenergia — a filial do grupo Iberdrola no Brasil —. Diante dos desafios de gerar e distribuir energia em um ecossistema tão belo quanto delicado, a Neoenergia desenvolve soluções energéticas sustentáveis e inteligentes.

    Descargar
  • sub EDGAR MARTÍNEZ (ATTEN2) NO INNODAY Entrevista com Edgar Martínez.

    "Quando as empresas adotam a Internet das coisas, necessitam de informações e dados confiáveis"

    A Atten2, uma empresa onde a Iberdrola tem participações e ligada ao centro de pesquisa Ik4-Tekniker, foi uma das convidadas do Innoday 2018. Seu CEO, Edgar Martínez, apresentou a inovadora tecnologia de seu sensor Oilwear, que fornece informações fundamentais para realizar uma estratégia de manutenção preditiva.

    Descargar
  • sub ODS 4 ODS 4. Educação de qualidade

    Apostamos em uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa

    A educação é um autêntico eixo transformador, por isso, promover a educação para todos é algo fundamental para o sucesso dos outros ODS. Embora nos últimos anos tenha havido progressos significativos em relação às taxas de escolarização, ainda há muito por fazer.

    Descargar
  • sub INNODAY IBERDROLA 2018 Innoday 2018.

    Innoday 2018, apostamos na inovação e no talento jovem

    O Grupo Iberdrola é atualmente uma das primeiras utilities do mundo por valor de mercado e líder em energias renováveis. A inovação desempenha um papel fundamental em nosso objetivo de nos consolidarmos como a empresa de energia do futuro, e isso ficou demonstrado através da realização do Innoday 2018.

    Descargar
  • sub DIÁLOGO DE TALANOA Diálogo de Talanoa.

    Somos o único representante do setor energético no Diálogo de Talanoa

    Graças ao importante grau de alinhamento da nossa estratégia com os objetivos do histórico Acordo de Paris e à documentação fornecida pela empresa, a Iberdrola é uma das seis empresas selecionadas pela Organização das Nações Unidas para participar dos grupos do Diálogo de Talanoa em Bonn.

    Descargar
  • sub ODS 3 Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3

    Como podemos garantir a saúde e o bem-estar universais?

    Embora nas últimas décadas tenha havido avanços significativos no aumento da esperança de vida e na redução da mortalidade infantil e materna, ainda são necessárias mais iniciativas e projetos que erradiquem totalmente diferentes questões relativas à saúde e ao bem-estar.

    Descargar
  • sub ENTREVISTA COM IGNACIO S. GALÁN Ignacio S. Galán, presidente da Iberdrola.

    "Cresceremos com o esforço dos investimentos e o dividendo subirá"

    Em virtude de nossa Assembleia Geral de Acionistas 2018, que será realizada no dia 13 de abril, o grupo Vocento — um dos principais grupos espanhóis de comunicação multimídia — fez uma entrevista com o presidente da Iberdrola para abordar as questões mais relevantes da atualidade da empresa e do setor energético.

    Descargar
  • sub 'VIGILANTES DO PLANETA': O DOCUMENTÁRIO Vigilantes do planeta.

    Queremos convidá-lo para descobrir o documentário 'Vigilantes do planeta'

    No âmbito do evento 'Mudança climática: desafios e oportunidades', a Iberdrola apresenta 'Vigilantes do planeta', um documentário realizado com a assessoria técnica da empresa, uma referência mundial na luta contra a mudança climática.

    Descargar
  • sub PEGADA AMBIENTAL CORPORATIVA (HAC) Huella ambiental.

    Nossa Pegada Ambiental foi certificada, pela primeira vez, pela AENOR

    Essa verificação externa e independente certifica que o grupo Iberdrola calculou e identificou todos os impactos ambientais derivados de suas atividades, tanto na Espanha quanto no resto dos países onde está presente, com o objetivo de melhorá-los e reduzi-los.

    Descargar
  • sub ODS 2 Hambre Cero.

    Queremos pôr fim à fome no mundo, junte-se a nós!

    Os setores da alimentação e agrícola são vitais para a eliminação da fome e da pobreza. Gerenciados de forma adequada e responsável, podem alimentar todo o planeta, assim como gerar receita, favorecer o desenvolvimento da população do campo e proteger o meio ambiente.

    Descargar
  • sub ODS 1 Fim da pobreza.

    Comprometidos com um crescimento econômico inclusivo, sustentável e igualitário

    Alguma vez você já parou para pensar sobre o que é realmente a pobreza? À primeira vista, parece um conceito que todos conhecemos perfeitamente mas, realmente você sabe tudo o que isso implica de verdade? A pobreza é muito mais do que a falta de recursos.

    Descargar
  • sub IGNACIO GALÁN NO DAVOS Igancio Galán no Davos.

    Comprometidos com a descarbonização da economia mundial

    Cumprir os compromissos ambientais assumidos no Acordo de Paris (COP21) exige profundas alterações nos processos de produção e nos padrões de consumo de todos os setores da economia.

    Descargar
  • sub MODELO DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEL Ignacio Galán, Presidente de Iberdrola.

    Apostamos na aceleração da transição energética

    O jornal 'El País' publicou em 19 de janeiro de 2018 um artigo de opinião do presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, onde defende a necessidade de que avancemos para um modelo sustentável, seguro e competitivo, que substitua a geração com fontes poluentes por energias limpas e intensifique a eletrificação da economia mundial porque "é a única solução capaz de conciliar a satisfação do forte crescimento da demanda de energia com a consecução dos objetivos climáticos globais".

    Descargar
  • sub O EFEITO 'TRATOR' DA IBERDROLA

    Wikinger e East Anglia ONE: as empresas espanholas se beneficiam dos projetos internacionais da Iberdrola

    A construção dos parques eólicos offshore de Wikinger e East Anglia ONE contou com a colaboração de inúmeras empresas espanholas e trouxe consigo a criação de novos empregos e um forte impulso à atividade econômica em nosso país.

    Descargar
  • sub CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Contra el cambio climático.

    Ratificamos nosso compromisso na luta contra as mudanças climáticas

    A empresa decidiu concluir o processo de fechamento de todas as suas usinas de carvão em âmbito mundial, deixando registro de tal fato quando em novembro de 2017 solicitou ao anterior Ministério da Energia, Turismo e Agenda Digital da Espanha autorização para fechar de forma organizada das usinas termelétricas de Lada (Astúrias) e Velilla (Palência), instalações que em seu conjunto somam uma potência de 874 MW.

    Descargar
  • sub PÁS DE AEROGERADORES Camión con una turbina.

    Revelamos as principais curiosidades dos aerogeradores e suas pás

    Você alguma vez já se perguntou como a torre de um aerogerador aguenta tanto peso? Ou por que todos estão orientados no mesmo sentido? Assim são os aerogeradores, os gigantes da energia renovável.

    Descargar
  • sub BRECHA DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO Disparidade profissional de gênero.

    A UE e seus Estados-membros devem intensificar seus esforços para conseguir a igualdade entre mulheres e homens

    As mulheres já são 60% dos graduados na União Europeia. No entanto, muitas se sentem obrigadas a abandonar o mercado de trabalho por causa de suas responsabilidades como mães ou cuidadoras de familiares.

    Descargar
  • sub DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS EM SUFFOLK Descubrimiento arqueológico.

    As obras de East Anglia ONE revelam descobertas de grande valor arqueológico em Suffolk

    As escavações para as obras de soterramento do cabo que ligará o parque eólico offshore de East Anglia ONE à rede elétrica nacional britânica deixaram visíveis os elementos da Idade de Bronze, da Idade do Ferro, do período romano, do anglo-saxônico e, inclusive, do período medieval.

    Descargar
  • sub BÔNUS VERDES Proyecto Wikinger.

    O que são os bônus verdes e para que são utilizados?

    Os bônus verdes são um tipo de dívida emitida por instituições públicas ou privadas. Mas, ao contrário do que acontece com outros instrumentos de crédito, os fundos obtidos destinam-se especificamente ao financiamento ou refinanciamento de projetos verdes, isto é, sustentáveis e socialmente responsáveis em áreas tão diversas como: energias renováveis, eficiência energética, transportes limpos ou gestão responsável dos resíduos.

    Descargar
  • sub NEOENERGIA Neoenergia.

    Neoenergia, a gigante energética do Brasil, debuta na Bolsa de São Paulo

    A Neoenergia está presente em 18 estados e presta serviços para mais de 13,9 milhões de clientes, levando energia para mais de 34 milhões de habitantes em uma área de concessão de aproximadamente 840.000 km2. Desde 1º de julho de 2019, se destaca como a principal empresa de energia elétrica privada presente na atividade de redes que está listada na B3 de São Paulo, graças a uma capitalização de aproximadamente 19 bilhões de reais.

    Descargar
  • sub FUNDAÇÕES DE AEROGERADORES Cimentaciones del parque eólico marino de Wikinger.

    Como os aerogeradores se sustentam no mar?

    Nos parques eólicos marinhos, os moinhos ficam acima do nível do mar com diferentes tipos de fundações, dependendo da profundidade.

    Descargar
  • sub BOLSAS DE ESTUDO IBERDROLA Bolsas Iberdrola.

    Oferecemos oportunidades de formação e atraímos o talento

    A Iberdrola destinou um total de 3,7 milhões de euros ao Programa Internacional de Bolsas de Estudo Pós-Graduação e às suas ajudas à pesquisa durante o ano letivo 2017-2018, focando seus esforços no fortalecimento do vínculo da empresa com o mundo acadêmico para atrair talento, transferir conhecimento e contribuir para nossa sociedade.

    Descargar
  • sub GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA Gestão sustentável da água

    A água: nosso recurso mais precioso

    Enfrentamos uma crise hídrica real, que só pode ser combatida através do consumo sustentável, do fomento das energias limpas, da otimização dos processos produtivos e do uso de água reciclada.

    Descargar
  • sub CONCILIAÇÃO VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL Conciliación.

    O milagre da conciliação é possível

    Em 2007, a Iberdrola concordou em aplicar a jornada de trabalho contínua aos seus colaboradores em Espanha, tornando-se a primeira empresa da Ibex 35 a concentrar-se na conciliação da vida profissional e familiar.

    Descargar
  • sub PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE MARINHA

    Para que servem as cortinas de bolhas?

    Trata-se de um sistema pioneiro de mitigação do ruído que ajudou a proteger os marsuínos, um pequeno cetáceo em vias de extinção, durante as obras de construção do parque eólico offshore de Wikinger.

    Descargar
  • sub INSTALAÇÃO DE AEROGERADORES

    Onde é mais eficiente instalar um aerogerador?

    A incerteza quanto ao comportamento do vento é o principal handicap para instalar um parque eólico, especialmente em lugares de orografia complexa. Onde e como colocar os aerogeradores para aproveitar ao máximo esse recurso? A supercomputação tem a resposta.

    Descargar
  • sub EMPREGO

    Contribuímos para o desenvolvimento econômico sustentável

    A estabilidade é uma das características do emprego na Iberdrola: quase 99% dos trabalhadores têm um contrato por tempo indeterminado.

    Descargar
  • sub A MULHER NOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO Mujeres en Consejos de Administración.

    Somos a primeira empresa do IBEX 35 em porcentagem de mulheres em nosso Conselho de Administração

    O órgão máximo de gestão do grupo propôs aos seus acionistas a incorporação da catedrática Sara de la Rica, pelo qual a porcentagem de conselheiras passou a ser de 42,8%, quase o dobro da média espanhola.

    Descargar