COMPROMETIDO EM REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICOS

A Iberdrola reforça seu compromisso com os ODS lançando 'Capture o Lord Plastik'

A proliferação dos plásticos e seu impacto no meio ambiente é um problema urgente para o planeta. A Iberdrola, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), apresenta a iniciativa Capture o Lord Plastik com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre esse problema.

O plástico se converteu numa presença constante em nossas vidas. Basta olhar ao nosso redor para nos darmos conta: embalagens de produtos, ingredientes de cosméticos, materiais têxteis, celulares, etc. O meio ambiente é o principal prejudicado. Os dados dos diferentes organismos internacionais e ONGs são tão eloquentes quanto preocupantes:

  • Em 2020 geraremos mais de 500 milhões de toneladas de plástico, 900% a mais do que em 1980.*
  • Já há mais de 150 milhões de toneladas de resíduos plásticos nos oceanos.**
  • Em 2050, os oceanos poderiam conter mais plásticos do que peixes.***

A sua onipresença é tão grande que o mero fato de tentar deixar de usá-lo pode ser uma tarefa muito difícil para muitas pessoas. Portanto, para reduzir o consumo de plásticos é preciso mais do que uma mudança de hábitos, também é necessário mudar nossa mentalidade. Para promover essa transformação, a Iberdrola lança a nível mundial a iniciativa Capture o Lord Plastik.

O objetivo é conscientizar e sensibilizar sobre a problemática dos plásticos e seu impacto sobre o meio ambiente e, ao mesmo tempo, procurar formas de reduzir seu consumo. O protagonista é Lord Plastik, um vilão de desenhos animados que suja o planeta com plástico. Este personagem não é mais do que um reflexo de nós mesmos; afinal somos os verdadeiros responsáveis pela poluição plástica.

Os usuários encontrarão informações relevantes sobre o problema dos plásticos. Por um lado, são apresentadas cinco ações que, de diversos lugares do globo (Espanha, Reino Unido, EUA, México e Brasil) lutam de forma original e inovadora para reduzir a presença dos plásticos no planeta. Também pode ler uma entrevista com Jean-Michel Cousteau, um dos exploradores e ecologistas mais respeitados do mundo, que aplaude a iniciativa.

Iberdrola convida todos aqueles que quiserem participar da caça ao Lord Plastik. Para isso, só terão que tirar fotografias de si mesmos realizando atividades que ajudem a reduzir o plástico no planeta — utilizando alternativas aos plásticos de um só uso, comprando alimentos a granel, comendo com tuppers de vidro, etc. — e compartilhá-las em suas redes sociais com a hashtag #LordPlastik.

O COMPROMISSO DA IBERDROLA COM OS ODS

Capture o Lord Plastik se enquadra no compromisso da Iberdrola com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015. Especificamente, está em linha com os ODS 13, 14 e 15:

 ODS 13: ação pelo clima

  • Adotar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus efeitos.
  • A descarbonização da economia implica a eletrificação e o aumento das energias renováveis.
  • O setor elétrico está liderando a eliminação de emissões de CO2.
  • Deslocamento para tecnologias de geração de energia de baixas emissões de CO2.

 ODS 14: vida dos ecossistemas submarinos

  • Evitar a deterioração das águas costeiras pela poluição e acidificação dos oceanos.
  • Gerenciar de forma prudente um recurso como a água, essencial para um futuro sustentável.
  • Administrar de forma eficiente as áreas marinhas protegidas e contar com recursos e regulamentações que ajudem a reduzir o excesso de pesca.

 ODS 15: vida dos ecossistemas terrestres

  • Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.
  • O manejo sustentável das florestas — combater a desertificação —.
  • Reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

O QUE A IBERDROLA FAZ PARA REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICOS?

A Iberdrola tem adotado, desde há algum tempo, medidas concretas para reduzir o consumo de plástico; também lançou várias campanhas de conscientização internas.

1) Por um lado, a empresa propôs minimizar o consumo de embalagens de plástico de um só uso nos escritórios; para isso, foram analisados os plásticos utilizados e começou-se a trabalhar com fornecedores para sua eliminação e substituição por outros com menor impacto ambiental.

Entre as ações realizadas estão a eliminação progressiva dos copos de plástico nas máquinas de café instaladas nos edifícios corporativos, a substituição das sacolas de plástico de um só uso utilizadas no serviço de restaurantes por outras de papel reciclado, a redução do consumo de garrafas de água descartáveis em prol das reutilizáveis, a utilização de fontes e dispensadores de refrescos em cantinas e áreas de venda automáticae a substituição dos garrafões de água utilizados em alguns centros corporativos por fontes de água do tipo do fabricante Canaletas.

Nesta linha, os países onde a empresa está presente têm os seguintes objetivos:

  • Na Espanha, por exemplo, o objetivo para 2019 é chegar a 100% de redução na geração de copos de café de plásticos descartáveis e eliminação de 100% das sacolas de plástico do serviço de restaurantes e afins.
  • A redução de resíduos no Reino Unido é tratada por meio de três ações principais: restringir a geração de residuos desde a concepção dos mesmos, maximizar a reutilização e a reciclagem e diminuir até zero os resíduos destinados a aterros.
  • Nos EUA foram eliminados fornecedores que vendem comida em espuma de poliestireno; só se utiliza papel reciclado e não há canudinhos de plástico na lanchonete.

2) Por outro lado, a empresa tem utilizado os diversos canais de comunicação interna (Portal do Colaborador, newsletter, e-mails, etc.) para difundir mensagens relacionadas com a necessidade de respeitar o meio ambiente e, em particular, minimizar o uso do plástico.

Destacam-se também o Plano de Comunicação sobre Economia Circular lançado em todos os países onde a Iberdrola está presente ou a organização de ações de voluntariado corporativo especificamente relacionadas com a promoção da reciclagem e da recolha de plásticos.

Além disso, a Assembleia Geral de Acionistas da Iberdrola foi certificada durante três anos consecutivos como evento sustentável — a primeira empresa do índice Ibex 35 em conseguir esse reconhecimento em 2016 —. Isto significa que todos os processos da Assembleia, o mais alto órgão de governança da Iberdrola, foram feitos tomando como base critérios de sustentabilidade, com o objetivo de maximizar a contribuição da Iberdrola para a economia local, a melhoria do meio ambiente e o compromisso social.

 

* Fonte: Greenpeace.

** Fonte: Parlamento Europeu.

*** Fonte: Fórum Econômico Mundial.