PROJETO METEOFLOW

O próximo desafio do projeto MeteoFlow? Prever as condições marítimas

O MeteoFlow é um sistema integrado para prever as variáveis meteorológicas no médio e longo prazo em qualquer tipo de instalação renovável. O sistema, desenvolvido integralmente pela Iberdrola Renovables, comemora seu décimo quinto aniversário neste ano de 2019 e já tem definido seu novo objetivo: prever as condições marítimas. Apresentamos-lhe todos os detalhes desse sistema de previsão com a ajuda de Pilar Orellana, responsável por monitorar os resultados do projeto.

Embora o espírito do MeteoFlow seja o mesmo desde o início, muitas coisas mudaram ao longo destes 15 anos. Atualmente, para dar apenas um exemplo, já foram realizadas previsões para todas as instalações renováveis, incluindo parques eólicos onshore e offshore, usinas fotovoltaicas e, mais recentemente, instalações hidráulicas. Também opera em todos os países onde o grupo Iberdrola está presente, adaptando as previsões aos requisitos locais e aos usuários finais.

Quanto à tecnologia, pouco resta da versão inicial. Hoje, o MeteoFlow inclui as mais modernas técnicas de previsão meteorológica, assim como técnicas de Machine Learning, Inteligência Artificial e big data. Nesse sentido, Pilar Orellana, responsável por monitorar os resultados do MeteoFlow, indica que: "A partir das informações meteorológicas, que fundamentalmente são previsões de vento para parques eólicos e de radiação solar para usinas fotovoltaicas, fazemos um refinamento dessas previsões de geração com as mais inovadoras técnicas de Aprendizagem Automática e Inteligência Artificial. Atualmente também estamos aplicando as novas técnicas de big data a fim de aproveitar melhor a grande quantidade de informações que temos no sistema e que, atualmente, não podemos utilizar."

Todos esses avanços foram desenvolvidos completamente por uma equipe própria de especialistas em diferentes campos que se encarrega da manutenção, monitoramento e desenvolvimento do sistema. A vasta experiência técnica, o detalhado conhecimento das tecnologias de geração, assim como a perfeita integração com as restantes ferramentas para a exploração das instalações fizeram com que o MeteoFlow mantenha índices de acerto acima das soluções existentes no mercado.

O projeto MeteoFlow, em detalhes.#RRSSO projeto MeteoFlow, em detalhes.

 VER INFOGRÁFICO: O projeto MeteoFlow, em detalhes [PDF]

O MeteoFlow proporciona os mapas de previsão meteorológica da intranet a partir de 2016. Além disso, para o âmbito especializado da Renovables, possui uma ferramenta integrada no Domina — o conjunto de ferramentas para a operação e manutenção das instalações — que permite que todos os usuários tenham acesso direto não só aos mapas de previsão, como também às previsões meteorológicas e de potência ajustadas a cada uma das instalações, assim como ao conjunto de alarmes meteorológicos de situações que causam impacto nas instalações, tais como vento forte, tempestades ou geadas.

O caminho a seguir já está estabelecido: “Vamos fazer previsões meteorológicas para parques eólicos offshore e áreas oceânicas”, conclui Pilar.
 

 Projeto Sedar: onde é mais eficiente instalar um aerogerador?(*) Nota

 Projeto Romeo: em prol da eficiência do setor eólico offshore europeu(*) Nota

 A energia eólica offshore, uma das grandes apostas estratégicas do grupo Iberdrola

 

(*) Disponível na versão em espanhol.