'REPORTING' DE SUSTENTABILIDADE

Líderes através de nosso reporte de sustentabilidade

De acordo com o Estudo de Desempenho do Relatório de Sustentabilidade do IBEX 35, efetuado pela empresa de consultoria EcoAct España (setembro 2019), a Iberdrola conseguiu se posicionar como a primeira empresa em âmbito nacional e a quarta em âmbito global, graças ao seu grau de detalhamento e à transparência que demonstrou para a elaboração e publicação do Relatório de Sustentabilidade 2018 e ao site da empresa.

O Estudo sobre o Estado do Reporting de Sustentabilidade do IBEX 35 avalia o alcance e a qualidade das informações ambientais publicadas pelas 35 maiores empresas cotadas da Espanha. O relatório destaca a forma como as empresas estão gerenciando o risco climático e preparando-se para o futuro, inovando para maximizar oportunidades de redução de energia e emissões, respondendo à chamada à ação por parte de investidores e liderando e inspirando através de um maior compromisso com os diferentes Stakeholders.

As empresas foram avaliadas em um total de 61 indicadores distribuídos em quatro grandes blocos temáticos: Medição e Reporte, Estratégia e Governança, Objetivos e Redução e, finalmente, Colaboração e Inovação.

Com uma pontuação de 85%, pela primeira vez a Iberdrola conquistou a primeira posição no ranking do índice IBEX 35. No top 10 global, a Iberdrola ficou com a quarta posição, superada unicamente pela Unilever, Danone e Microsoft, e empatada com o BNP Paribas.

O relatório avaliou a estratégia da empresa que visa ser líder na transição energética e seu compromisso para atingir a neutralidade em carbono até 2050. Também foram avaliadas iniciativas como o Plano de Mobilidade Sustentável, o estabelecimento de um preço interno para o carbono, a integração do capital natural na estratégia de negócio e o fato de a empresa considerar os riscos climáticos como riscos globais, assim a avaliação que realiza através da análise de cenários.

Um ano mais, o setor energético foi novamente o mais representado nesse estudo — 76% em média no índice de negócios Ibex 35, bem acima da média global de 53% —, onde a Iberdrola se consolidou como uma das empresas energéticas de referência no Top 10 global.

O grupo Iberdrola e a sustentabilidade, fatos 2018.#RRSSO grupo Iberdrola e a sustentabilidade, fatos 2018.

 VER INFOGRÁFICO: O grupo Iberdrola e a sustentabilidade: fatos 2018 [PDF]

Descubra as conquistas do grupo Iberdrola em sustentabilidade durante 2018

Ocultar informações

COMPROMETIDOS COM A SUSTENTABILIDADE

O primeiro relatório de sustentabilidade da Iberdrola foi elaborado em 2004 e desde seu início sempre foi realizado adotando as melhores práticas em reporting e transparência. Desde então, o grupo Iberdrola se consolidou como uma referência internacional por sua defesa de um modelo de negócio de energia sustentável, otimizando de forma equilibrada os resultados econômicos, a proteção ao meio ambiente e o sólido compromisso com a sociedade.

A Iberdrola publicou a Declaração de Informações não Financeiras - Relatório de Sustentabilidade 2018 para que seus Stakeholders tivessem uma imagem fiel e verdadeira de seu desempenho durante tal exercício, de acordo com os compromissos assumidos nas políticas corporativas, entre as quais se destaca a Política Geral de Desenvolvimento Sustentável e a Política de Relacionamento com os Stakeholders. Em tal relatório foram compilados todos os dados relevantes sobre o desempenho da empresa — de forma detalhada e transparente — seguindo a Lei 11/2018 sobre Informação Não Financeira e Diversidade e de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

A contribuição do grupo Iberdrola para o desenvolvimento sustentável também foi medida e reconhecida por outros atores de prestígio internacional. Um claro exemplo se encontra no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), onde nos destacamos como a única utility selecionada em suas 20 edições.
 

 Um modelo de negócio energético sustentável

  Índices e dados de sustentabilidade(*) Nota

   

(*) Disponível na versão em espanhol.