CONFERÊNCIA DO CLIMA: COP24

Katowice sediará em dezembro a Conferência do Clima de 2018

De 2 a 14 de dezembro de 2018, a COP24 será realizada na cidade polonesa de Katowice. Esta nova Conferência será fundamental para a concepção de instrumentos que permitam abordar de forma efetiva e eficiente o cumprimento dos objetivos climáticos.

Vista panorâmica da cidade de Katowice.#RRSSVista panorâmica da cidade de Katowice.

A mudança climática é um fato incontestável: desde a Revolução Industrial, a concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera vem aumentando progressivamente — de 280 ppm na metade do século XVIII para mais de 400 na atualidade —. Reverter esta tendência só será possível por meio de uma atuação mundial, que tenha o apoio e o envolvimento de todas as frentes.

Liderando este desafio, a Convenção Principal das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CMNUCC) realiza anualmente a Conferência das Partes (COP), a maior iniciativa mundial para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e desacelerar o aquecimento global, da qual participam cerca de 200 países.

Alcançar a completa implementação do histórico Acordo de Paris requer, ainda, o cumprimento de desafios importantes a serem alcançados até a próxima Conferência das Partes (COP), que será realizada em dezembro, em Katowice (Polônia):

  • Por um lado, o ritmo das negociações não tem sido suficiente para consolidar questões importantes, o que gerou a necessidade de uma sessão adicional de negociação em Bangkok [PDF] no início de setembro, para o fechamento das questões pendentes antes da COP24.
  • Por outro lado, há questões políticas que exigem discussões de alto nível para serem solucionadas. A mais importante refere-se aos países em desenvolvimento, que solicitam mais transparência e previsibilidade nos fluxos do financiamento climático por parte dos países desenvolvidos para cumprir com o objetivo de 100.000 milhões de dólares em 2020.

COP24 EM KATOWICE

Esta é a terceira vez que a Polônia sedia a Conferência do Clima: a COP14 foi realizada em Poznan (2008) e a COP19 ocorreu em Varsóvia (2013).

COP24. Katowice.

Os principais objetivos da COP24 são:

  • Tomar as decisões necessárias para garantir a completa implementação do Acordo de Paris.
  • Fazer um balanço das conquistas alcançadas de maneira coletiva pelas Partes para atingir os objetivos firmados em Paris.
  • Em relação à Polônia, o país anfitrião, demonstrar aos outros países como eles podem se tornar neutros em carbono graças ao bom manejo florestal.

TALANOA, O CAMINHO PARA AS PRINCIPAIS DECISÕES POLÍTICAS

Entre as iniciativas mais recentes de luta contra as mudanças climáticas, destaca-se o Diálogo de Talanoa, um fórum de debates entre os países e a sociedade civil que visa fazer um balanço de ações e propostas que elevam a ambição climática. A fase técnica realizada em Bonn — entre 30 de abril e 10 de maio — contou com mais de 700 participantes entre governos e representantes de organizações civis, e o grupo Iberdrola foi uma das seis empresas selecionadas em nível mundial para oferecer a sua visão sobre como cumprir os objetivos climáticos por meio de um modelo de energia sustentável.

Apresentação da Iberdrola no Diálogo de Talanoa. [PDF]

Como único representante do setor energético no Diálogo de Talanoa, a Iberdrola destacou a viabilidade de alcançar um modelo de energia descarbonizado, baseado em energia limpa e na eletrificação da economia mundial. Um cenário sustentável repleto de oportunidades que, para ser atingido, requer o desenvolvimento de estruturas robustas de políticas climáticas, em que o estabelecimento de objetivos para 2030 e 2050 e a fiscalização ambiental, apoiada no princípio "quem polui paga", desempenhem um papel fundamental.

Na próxima Conferência do Clima de Katowice, os resultados desta etapa técnica servirão de base para o desenvolvimento da fase política do Diálogo de Talanoa, que será conduzida por representantes governamentais de alto nível. A COP24, que ocorrerá na Polônia, será fundamental para a concepção de instrumentos que permitam abordar o cumprimento dos objetivos climáticos de forma efetiva e eficiente.

 

 MAIS SOBRE AS CONFERÊNCIAS DAS PARTES

 COP23 (Bonn) (Versão espanhola)

 COP22 (Marrakech) (Versão espanhola)

 COP21 (París) (Versão espanhola)