CLIMATE LEADERS AWARDS 2019

Moving for Climate NOW, premiado por seu trabalho de divulgação no combate contra as mudanças climáticas

#mudanças climáticas #sustentabilidade ambiental #ação social

O projeto da Iberdrola Moving for Climate NOW foi reconhecido como a melhor iniciativa de divulgação na segunda edição dos Climate Leaders Awards, promovidos pelo The Climate Reality Project, em função do seu trabalho no combate contra as mudanças climáticas na Espanha.

Moving for Climate NOW é uma iniciativa do grupo Iberdrola com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de agir com urgência contra as mudanças climáticas com todos os mecanismos disponíveis. É uma rota com bicicleta elétrica onde mais de 120 participantes de 9 países e diversos âmbitos da sociedade fazem um percurso até a sede da Cúpula do Clima (COP25), que neste ano acontece em Madri, sob a presidência do Chile.

Ao receber o prêmio, Carlos Sallé, diretor de Políticas Energéticas e Mudanças Climáticas da companhia, destacou que além de ser uma iniciativa para pedir mais ambição e urgência na luta contra as mudanças climáticas (ODS 13), também promove o ODS 17 (alianças em prol das metas) — por meio da presença de especialistas de instituições, universidades, administrações, setor privado, jovens, etc. — e o ODS 5 (igualdade de gênero), pois nas últimas edições houve paridade de gênero no tocante aos especialistas participantes.

Sallé esteve acompanhado por membros do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, com os quais compartilha o prêmio, pois teve seu apoio à rota nas anteriores edições, bem como de uma pessoa da ONG Ayuda en Acción, instituição que participou em três das edições.

No início do ato, apresentado pela atriz Sara Escudero, foi projetado Hacia un planeta verde (Rumo a um planeta verde), segundo documentário contra as mudanças climáticas produzido pela Iberdrola em colaboração com o jornalista Manuel Campo Vidal.

CLIMATE LEADERS AWARDS 2019

É a segunda vez que a Iberdrola é reconhecida pelos Climate Leaders Awards que, na edição anterior, premiou a liderança da companhia.

O júri, presidido por Álvaro Rodríguez, coordenador geral do The Climate Reality Project na Espanha, estava composto por personalidades de prestígio em termos de meio ambiente, como Alicia Tórrego, da fundação Conama; Cristina Monge, da organização Ecodes; Antonio Lucio, especialista em mobilidade sustentável, Mercedes Martín, meteorologista da televisão espanhola Antena 3; Sergio de Otto, da Fundação Renovables; Luis Jiménez Herrero, Presidente da Asyps; e Carmen Domínguez, da Mykado Media.

A lista completa de premiados é:

 Empresa: Grupo Espanhol de Crescimento Verde (do qual a Iberdrola faz parte)

 Personalidade pública: Jon Kortajarena

 Projeto de redução de emissões e adaptação: Projeto Clinomics (governo provincial de Barcelona)

 ONG: ISGlobal

 Meio de comunicação: El País

 Administração local / regional: Governo basco

 Iniciativa de divulgação: Moving for Climate NOW - UN Global Compact e Iberdrola

 Start-up: Ciclogreen

 Personalidade sub-18: Greta Thunberg e Fridays for Future (FFF)

THE CLIMATE REALITY PROJECT

The Climate Reality Project é uma iniciativa criada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da paz Al Gore para lutar contra o aquecimento global.

O projeto tem mais de 230 líderes climáticos na Espanha e mais de 18.000 em todo o mundo (formados pessoalmente por Al Gore), os quais, com conferências com una impactante apresentação visual e com dados científicos atualizados e rigorosos, ajudam a explicar o que é a mudança climática e a urgência na ação para frear este fenômeno.