DESCARBONIZAÇAO E POSICIONAMENTO EM TERMOS DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

A eletricidade, essencial para a descarbonização

O grupo Iberdrola aposta na eletricidade como a opção mais eficiente e tecnologicamente disponível para descarbonizar os usos energéticos através de uma geração elétrica limpa, baseada em energias renováveis e na eletrificação de outros usos energéticos.

A eletricidade é essencial para descarbonizar os usos energéticos por meio de energias renováveis para criar um marco energético sustentável e eficiente. A eletricidade é o vetor energético que permite uma maior participação das energias limpas, ao mesmo tempo que melhora consideravelmente a eficiência global do sistema energético.

A Iberdrola apostou em um setor elétrico limpo há mais de 20 anos. Atualmente, segue defendendo um setor futuro fundamentado nas energias renováveis. Esta visão está baseada tanto na experiência atual (como líder mundial em energias renováveis) como numa profunda análise das tecnologias existentes hoje em dia e em sua possível evolução no futuro, incentivando a inovação e estudos internos de prospecção energética nas diferentes áreas onde opera e colaborando com instituições internacionais de reconhecido prestígio, como a Agência Internacional da Energia.

Descarbonização do transporte

O transporte é responsável por um quarto das emissões de CO2 a nível mundial e pela maior parte da poluição das cidades. Uma via muito efetiva para solucionar ambos os problemas, que têm uma origem comum, é eletrificar o transporte com veículos elétricos, conseguindo um maior aproveitamento da energia devido à sua maior eficiência.

A Iberdrola está comprometida com a eletrificação do transporte, tendo desenvolvido um ambicioso Plano de Mobilidade Sustentável. Igualmente, foi a primeira empresa espanhola em se unir à iniciativa EV100 do The Cimate Group, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota na Espanha e Reino Unido até 2030.


Acesso ao html sobre o Smart Mobility Plan. Link interno, abre em sua própria janela.

Descarbonização da edificação

Outro elemento importante é a descarbonização da energia em edifícios por meio do incentivo do autoconsumo ou da utilização de bombas de calor, de tal forma que a Iberdrola também analisa aquelas com tendências de futuro. A Iberdrola trabalha com diversas instituições, como o Oxford Institute for Energy Studies, para analisar todas as possíveis soluções de descarbonização e tendências do sistema elétrico, a fim de ter uma visão informada e desenvolver respostas.

Acelerando a transição energética

A transição energética deve conduzir a um setor energético descarbonizado, em linha com o Acordo de Paris. Para tal, é urgente tomar as decisões corretas nos diferentes sistemas energéticos. Neste sentido, a Iberdrola colabora com parcerias diversas e internacionais, com participação pública e privada, que tenham como objetivo acelerar esta transição que permita um crescimento econômico sólido e sustentável, como a Energy Transitions Commission ou o Joint Program on the Science and Policy of Global Change do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Para saber mais sobre os projetos emblemáticos na estratégia de descarbonização do setor elétrico: