Dia da Terra- 22 de abril

O Dia Mundial da Terra de 2024 pede mais esforços para reduzir o consumo de plástico

Eventos Natureza

O 54º Dia Mundial da Terra 2024, celebrado no dia 22 de abril, será marcado pelo tema "Planeta versus Plástico". Esse evento concentra o pedido de centenas de milhares de pessoas para consolidar uma aliança global que busca agir, inovar e implementar medidas com o objetivo de proteger o meio ambiente entre todos: empresas, governos e cidadãos. Todos representados e todos responsáveis.

Día de la Tierra
O Dia da Terra nasceu nos Estados Unidos em 1970 como resultado de movimentos sociais, ativistas e estudantis.

O dia 22 de abril de 2024 marca a 54ª edição do Dia da TerraExternal link, opens in new window., uma iniciativa para destacar a importância de nosso planeta e a conservação de seus ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Esta celebração mobiliza um bilhão de pessoas a cada ano e é apoiada por um enorme movimento ambiental e social internacional. A Rede Global do Dia da Terra (Earth Day Network) destaca que atualmente são produzidas 380 milhões de toneladas de plástico por ano, enquanto apenas 9% desse plástico foi reciclado até o momento. Sob o tema "Planeta versus Plástico", a organização pede uma redução de 60 % no uso desse material até 2040 para ajudar no combate às mudanças climáticas.

"Alguns plásticos são letais quando queimados; outros transmitem substâncias químicas que alteram os hormônios; e todos os plásticos podem matar pássaros de fome e sufocar a vida marinha. Em cada estágio de seu ciclo de vida, desde o poço de petróleo até o aterro sanitário municipal, os plásticos são uma praga perigosa."

Denis Hayes

Presidente emérito da Earth Day Network

Para minimizar o impacto poluente desse material, a Rede Global do Dia da Terra incentiva a: 

  • Promover uma ampla conscientização pública sobre os danos causados pelo plástico em toda a biodiversidade e exigir mais pesquisas sobre suas implicações. 
  • Eliminar todos os plásticos de uso único até 2030 e cumprir esse compromisso de eliminação no Tratado da ONU sobre Poluição por Plástico em 2024. 
  • Exigir políticas que acabem com a moda rápida e a enorme quantidade de plástico que ela utiliza. 
  • Investir em tecnologias e materiais inovadores para alcançar um mundo sem plástico. 

Assim como o Dia do Meio Ambiente em 5 de junho, o Dia Internacional da Biodiversidade em 22 de maio ou o Dia Internacional das Florestas em 21 de março, o Dia Mundial da Terra —também chamado Dia Internacional da Mãe Terra— conta um enorme componente simbólico, com passeatas, comícios e eventos voluntários, mas representa muito mais que isso. No dia 22 de abril, são programadas milhares de ações com um impacto real sobre nosso meio ambiente: ação climática para o respeito e cuidado dos recursos naturais como a água ou as florestas, bem como para a redução das nossas emissões de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global e as mudanças climáticas. 

São alguns dos diversos e firmes gestos realizados para, juntos, prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas, com o objetivo de ajudar a erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e evitar a extinção em massa. Trata-se de uma série de pequenas metas que podem ser perfeitamente compreendidas dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com as quais a Iberdrola está comprometida de maneira ativa. 

Como participar do Dia da Terra

E o que eu posso fazer no Dia da Terra? Existem várias formas de contribuir e diversas pessoas e organizações com as quais colaborar para ajudar na restauração terrestre enquanto os líderes políticos decidem tomar medidas decisivas para reduzir as emissões de carbono a nível global. Abaixo, enumeramos as cinco ideias destacadas este ano pela Rede do Dia da Terra como inspiração.

Alfabetização climática 

A educação ambiental, aliada a uma forte educação cívica, construirá um mercado consumidor sustentável, criará empregos verdes e permitirá que os cidadãos se envolvam com seus governos para enfrentar a crise climática. A Rede Global do Dia da Terra destaca especificamente a importância da conscientização do impacto negativo da produção e do uso de plástico. 

Redução do consumo de plástico

A contaminação plástica é uma das maiores ameaças que enfrentamos hoje. Cabe a nós mudar nossas atitudes e comportamentos do nosso entorno para pôr um fim aos plásticos de uso único ou descartáveis e aumentar a conscientização sobre seus efeitos nocivos ao nosso meio ambiente.

Plantação de árvores

O reflorestamento é uma poderosa alternativa contra a desertificação do planeta. A campanha de reflorestamento do Dia da Terra plantou dezenas de milhões de árvores desde 2009 com o The Canopy Project, trabalhando ao redor do mundo para fortalecer as comunidades. Na Iberdrola, assumimos o compromisso de plantar 20 milhões de árvores até 2030.

Contribuir para a limpeza global

Atualmente existem centenas de iniciativas de limpeza ou cleanup nas quais é possível se juntar a outras pessoas para coletar lixo, plásticos e resíduos humanos de espaços naturais. Encontre aqui a iniciativa mais próxima de você e participe!

Consumir moda sustentável

A indústria da moda é uma das indústrias mais poluentes do mundo, daí a importância de consumir e promover a moda sustentável – em oposição à moda rápida (fast fashion) –, que é aquela que garante uma cadeia de fornecimento ecológica e socialmente responsável, seguindo práticas sustentáveis em abastecimento, produção, distribuição, comercialização e consumo.

Dia Mundial da Terra 2024: Só existe uma e é de todos, não deixemos para amanhã

História do Dia da Terra

O Dia da Terra nasceu nos Estados Unidos em 1970, há mais de meio século, como resultado dos movimentos sociais e estudantis que surgiram no país no final dos anos 60. No entanto, somente no dia 22 de abril de 2009 que o Dia Internacional da Mãe Terra foi celebrado pela primeira vez como um evento internacional instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Essa demora em se tornar um evento universalmente reconhecido deixa claro que a proteção ambiental não foi uma prioridade até o século XXI, quando os efeitos das mudanças climáticas e a perda da biodiversidade na Terra já estão avançados e claramente evidentes. Em anos anteriores, existiram alguns passos prévios como a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente  em 1972; a organização da primeira Cúpula da Terra no Rio de Janeiro (Brasil) em 1992; ou a declaração do Ano Internacional da Terra em 2008.

Rede Dia da Terra

A Rede Dia da Terra  é uma organização sem fins lucrativos que coordena as atividades do Dia da Terra (22 de abril) em todo o mundo.  A Rede Dia da Terra (Earth Day Network), que nasceu no primeiro Dia da Terra em 1970, reúne mais de 5.000 organizações em todo o mundo, entre as quais está o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e se tornou um dos maiores recrutadores do mundo para o movimento ambiental.

A Rede Dia da Terra trabalha através de uma combinação de campanhas de educação, políticas públicas e de consumidores em todo o mundo, com a missão de alcançar um ambiente saudável em um mundo mais justo e sustentável, o que eles chamam de construir "a democracia ambiental".

Comprometidos com o meio ambiente e os ecossistemas

Transición

Liderando a transição energética

Compromisso com um modelo de negócio limpo, confiável e inteligente que substitui a produção com fontes poluidoras por energia limpa.

Acción climática

Referência em ação climática

A luta contra as mudanças climáticas tem estado no centro de nossa estratégia de crescimento rentável por mais de duas décadas.

Medio ambiente

Respeitamos o meio ambiente

Apoiamos nosso modelo de negócio sustentável na economia circular, baseada na redução de emissões, na eficiência energética e na otimização de recursos.

Biodiversidad

Protegemos os ecossistemas naturais

Integramos em nossa estratégia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo o ODS 14 e o ODS 15, dedicados à preservação da vida terrestre e marinha.