INOVAÇÃO ABERTA E PARCERIAS

Impulsionamos a formação e a pesquisa em projetos inovadores e sustentáveis

A Iberdrola colabora com universidades e instituições para a universalização dos serviços de energia e para o fomento ao conhecimento em áreas específicas da ciência, da energia, da tecnologia da informação e em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e inovação.

A empresa pratica um modelo de gestão da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Inovação aberto e descentralizado, em que se destaca a participação de fornecedores tecnológicos, universidades, institutos, centros de tecnologia e organizações industriais por meio de diferentes programas e cátedras.

Essas parcerias especiais são formas importantes para:

  • Fomentar a transferência de conhecimento Universidade-Empresa-Sociedade.
  • Promover o lançamento de projetos de P&D em áreas como redes inteligentes, energias alternativas, renováveis e na área da universalização de serviços energéticos, entre outros.
  • Promover a formação especializada nas áreas de maior interesse para a Iberdrola.
  • Materializar o compromisso social ccom modelos de capacitação viáveis e inclusivos.

Um exemplo é o Programa de Inovação com Fornecedores da Iberdrola que foca em três eixos: facilitar o acesso aos mecanismos de financiamento, impulsionar a criação conjunta de empresas (spin-offs com fornecedores) e favorecer contratações inovadoras de pequenas e médias empresas (PMEs). O Ministério da Economia e Competitividade e a Iberdrola compartilharão boas práticas nos procedimentos de contratações inovadoras, assim como em oportunidades de coinvestimento no programa INNVIERTE.

Conheça as cátedras da Iberdrola