P&D EM OUTRAS ÁREAS

Focados em melhorar a eficiência e a produtividade dos nossos serviços e produtos

Ao longo de 2018, a área de Sistemas concentrou seus esforços para garantir e melhorar a eficiência e a produtividade dos serviços e produtos oferecidos aos nossos clientes em todo o mundo, por meio das empresas do grupo Iberdrola e com o apoio das áreas corporativas.

 Relatório de Inovação 2016-2018: P&D em outras áreas3 Nota [PDF]

Em um mundo em constante transformação, o grupo Iberdrola apostou na execução de testes de conceitos disruptivos com tecnologias emergentes e diferenciadoras para potencializar a imersão na transformação digital que a empresa está vivendo. Conheça alguns dos nossos projetos de maior interesse.

Vehículo eléctrico.  VEÍCULO CONECTADO

Inicialmente, o escopo do teste de conceito é mapear as redes de comunicação que cobrem a área de concessão da Elektro — distribuidora do grupo Neoenergia1, filial da Iberdrola no Brasil — por meio de uma solução baseada na Internet das coisas (IoT, em sua sigla em inglês). O trabalho de conexão do automóvel à rede da Elektro está sendo feito para que seja possível ter uma comunicação em tempo real e de forma segura com o escritório central, de modo a facilitar as tarefas de campo e monitorar as condições do veículo e a conduta do motorista.

Realidad aumentada.  REALIDADE AUMENTADA NA MANUTENÇÃO DA REDE

Um fone com óculos inteligentes de Realidad Aumentada (RA) e a rede de comunicação do veículo conectado são usados para que um operador em campo possa localizar a infraestrutura de transmissão subterrânea ou aérea em mau estado e, assim, compartilhar a falha detectada com um especialista ou receber as orientações técnicas para resolver o problema.

A Iberdrola também está fazendo um teste de conceito para integrar uma ferramenta de RA no inventário de redes da empresa que permite que as equipes de manutenção e atendimento localizem os elementos afetados pela câmera de seu celular. Seguindo a mesma linha, também está sendo feito um aplicativo de RA integrado na rede de tubulações de gás da Avangrid2 — filial da empresa nos Estados Unidos — para que os técnicos de campo possam identificar os ativos subterrâneos durante os trabalhos de manutenção.

Machine learning.  'MACHINE LEARNING' PARA RECLAMAÇÕES EM 'RETAIL'

O objetivo é analisar a capacidade das ferramentas de Inteligência Artificial para classificar automaticamente as reclamações dos clientes no Reino Unido e na Espanha, para que elas possam ser gerenciadas de forma mais rápida e precisa.

Firma biométrica.  ASSINATURA BIOMÉTRICA

A Iberdrola está testando uma tecnologia biométrica para garantir uma autenticação confiável das pessoas ao interagirem com um dispositivo de captura (leitor de impressões digitais, leitor de íris, reconhecimento facial, reconhecimento de voz, registro de assinaturas etc.).

Blockchain.  CIBERSEGURANÇA E 'ELETRICITY LABELLING' POR MEIO DE 'BLOCKCHAIN'

Está sendo testado o uso da tecnologia blockchain para manter a segurança dos dispositivos de IoT e documentar as transações de certificados verdes de energia de forma descentralizada.

   

1 A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50% + 1 ação na Neoenergia, S.A.

2 A Avangrid,Inc. é detida em 81,50% pela Iberdrola, S.A.

3 Disponível na versão em espanhol.