QUALIDADE

Excelente gestão dos processos e recursos

Para o grupo Iberdrola, a qualidade é a excelente gestão de todos os processos e recursos como alavanca imprescindível para criar valor para as pessoas: acionistas, clientes, colaboradores e os demais Stakeholders da empresa.

Nossas diretrizes estratégicas

Ver mais informações

Nossas diretrizes estratégicas de qualidade focam em quatro pilares fundamentais:

  • Melhoria da satisfação do cliente.
  • Impulso à excelência operacional.
  • Fomento dos sistemas de gestão.
  • Orientação para nossos Stakeholders.

Ocultar informações

A qualidade é um dos valores da Iberdrola. Tanto a Missão e Visão quanto o Plano Estratégico da empresa foram considerados para o desenvolvimento e revisão da Política de Qualidade, aprovada pelo Conselho de Administração.

OBJETIVOS E RESULTADOS

  • Gestão da qualidade

    O modelo de qualidade da Iberdrola faz parte do modelo de governança da empresa, estabelecido por meio de um sistema de gestão da qualidade global que coordena e supervisiona os sistemas de gestão da qualidade das empresas do grupo Iberdrola, para aproveitar as sinergias existentes e se alinhar com a Política de Qualidade do Grupo e suas diretrizes.

    As Diretrizes de Qualidade [PDF] são linhas estratégicas, documentadas e coerentes com a Política e com o Plano Estratégico, que incluem um compromisso de melhoria contínua e que são demonstradas nos objetivos de qualidade e nos planos de ação das empresas da Iberdrola. Para uma supervisão adequada do cumprimento dessas diretrizes, a Iberdrola conta com um sistema de controle global que monitora periodicamente a evolução dos objetivos e dos planos de ação das diferentes empresas do grupo Iberdrola.

  • Projetos de melhoria

    Refletindo a liderança e o forte compromisso com a qualidade, o grupo Iberdrola conquistou, no último período, importantes certificações de qualidade em áreas-chave da empresa e promoveu importantes projetos de melhoria:

    • A importante conquista da nova certificação de qualidade ISO 9001 nos serviços prestados pela Direção Corporativa de Segurança à Usina Nuclear de Cofrentes, alinhados com a criticidade da instalação e com os serviços que são prestados como infraestrutura crítica. A nível corporativo, as Certificações de Qualidade nas Direções Corporativas contribuem para o Sistema de Governança da nossa empresa nos principais países onde operamos e nas áreas de Administração, Compras, Serviços Jurídicos, Auditoria Interna, Sistemas, Segurança, Patrimônio e Serviços Gerais, o que reforça nossa liderança em qualidade entre as empresas do setor.
    • A análise profunda dos Stakeholders, contextos e riscos associados em conformidade com as exigências da nova versão da norma ISO 9001 em âmbito internacional.
    • Em nosso negócio de Redes: com a nova certificação dos processos de gestão do desenvolvimento de sistemas para a gestão de atividades em pontos de fornecimento e com o processo de medição, gestão remota e atendimento a comercializadoras. Também se destaca nesse negócio o projeto STAR (Sistema de Telegestão e Automatização da Rede) que foi implementado na Espanha para mais de 10,8 milhões de medidores inteligentes e que garantiu a digitalização de cerca de 90.000 centros de transformação.
    • Em nosso negócio Liberalizado: com a certificação na nova versão da norma ISO 9001 para os processos de comercialização de energia elétrica e gás no mercado liberalizado, assim como outros produtos e serviços de valor agregado para o cliente.
  • Certificações globais

    Certificado de Gestão da Qualidade ISO9001 (versão em espanhol) [PDF]

    Certificado de Gestão Ambiental ISO14001 (versão em espanhol) [PDF]

    Certificado do Sistema Gestão da Prevenção de Riscos Ocupacionais OHSAS 18001:2007 (versão em espanhol) [PDF]

    Empresas certificadoras:

    A AENOR (Associação Espanhola de Normalização e Certificação) é uma entidade de certificação reconhecida na Espanha pela ENAC (Entidade Nacional de Acreditação de Certificadores) sob o número 01/C-SC003. A AENOR é membro da REDE IQNet (Rede Internacional de Certificação dos Sistemas de Qualidade), cujos membros operam em conformidade com a norma europeia EN45012.

    A IQNet é uma rede de certificação da qual fazem parte os principais organismos de 25 países. Entre eles, existem acordos de reconhecimento mútuo para a validade dos certificados emitidos em todos os países que integram esta rede.

    A TÜV Rheinland Ibérica, S.A. é uma empresa pertencente, desde 1989, ao TÜV Rheinland Group e especializada na prestação de serviços de inspeção técnica e qualidade. Em relação à segurança e à saúde ocupacional, é uma entidade auditora reconhecida para efetuar auditorias de certificação de sistemas de gestão da prevenção de riscos ocupacionais em conformidade com o padrão OHSAS 18001.

    Certificações na área de qualidade
    CERTIFICAÇÕES
    A Iberdrola Usa Networks conquista a certificação ISO 9001:2008
    A Direção de Administração da ScottishPower conquista o certificado de qualidade ISO 9001

     

    Reconhecimentos na área de qualidade
    QUALIDADE
    A Iberdrola recebeu o Prêmio Nacional de Qualidade 2017, na categoria de Energia, no México.
    A Iberdrola recebeu o Prêmio CEG de Excelência por seu histórico contínuo de excelência na gestão.
    A Iberdrola conquistou o Prêmio CRC de Excelência no Atendimento ao Cliente, concedido pela Associação Espanhola de Especialistas em Relacionamento com Clientes.
    A Elektro recebeu o primeiro prêmio ibero-americano de qualidade pela segunda vez consecutiva.
    A Elektro foi honrada com o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade 2016, na categoria Ouro, concedido pela Fundação Ibero-Americana para a Gestão da Qualidade (Fundibeq).
    A Iberdrola recebeu o reconhecimento da AENOR para dois parques eólicos
    Iberdrola, Prêmio Príncipe Felipe de competitividade empresarial na modalidade grande empresa.
    As filiais Avangrid, Central Maine Power e NYSEG foram reconhecidas como as Utility Customer Champions pelo relatório Cogent Reports de clientes residenciais (2016 Utilities Trusted Brand & Customer Engagement), elaborado pela Market Strategies International.
     
    A Iberdrola obteve o primeiro certificado da AENOR de Pegada Ambiental Corporativa, baseado na especificação técnica internacional ISO/TS 14072