COM O ESPORTE FEMININO

Fazemos três anos como principal impulsor do esporte feminino

O grupo Iberdrola renovou em 2019 o acordo que assinou em 2016 para se converter no principal impulsor do programa Universo Mujer, o plano mais ambicioso para o fomento e desenvolvimento do esporte feminino na Espanha. Através dele, a empresa apoia 16 federações.

Fiel ao seu compromisso com a igualdade de oportunidades e a promoção e empoderamento da mulher, o grupo Iberdrola chegou a um acordo em 2016 com o Ministério da Educação, Cultura e Esporte para se converter no principal impulsor do programa Universo Mujer do CSD (Conselho Superior de Esportes). Universo Mujer é um plano integral para o desenvolvimento da mulher e sua evolução pessoal dentro da sociedade, cujo objetivo é fomentar iniciativas que contribuam para a melhoria e transformação social através dos valores do esporte.

A Iberdrola renovou em 2019 seu compromisso com o CSD e continua oferecendo seu apoio às diferentes federações nacionais que se destaquem:

  • pela promoção e aumento da participação feminina em todos os âmbitos do esporte,
  • pela existência de programas de fomento do esporte a partir de categorias de base e outros projetos sociais, e
  • pelo seu extraordinário histórico e seu alto nível de participação.

APOIAMOS 16 FEDERAÇÕES FEMININAS

O grupo Iberdrola colabora especificamente com 16 federações de esporte feminino: atletismo, badminton, handebol, boxe, esportes praticados no gelo, esgrima, futebol, ginástica, hóquei, karatê, rugby, canoagem, triatlo, pingue-pongue, surfe e voleibol.

A Iberdrola se destaca como principal empresa parceira patrocinadora da Seleção Nacional Absoluta Feminina, das Seleções Sub 19 e Sub 17, da Copa da Sua Majestade A Rainha e da Primeira Divisão de Futebol Feminino —a Liga Iberdrola—.

Liga Iberdrola. Liga Femenina Iberdrola. Acceder.

A Iberdrola assumiu tais compromissos até o ano de 2021, os quais foram reconhecidos com o prêmio à Melhor Iniciativa de Futebol Feminino na última edição do World Football Summit.

Da mesma forma, o grupo também patrocina a Liga Iberdrola de Rugby e a seleção XV feminina de rugby, conhecidas como as Leoas e atuais Campeãs da Europa. A Iberdrola incentiva o rugby porque é um dos esportes onde mais se vive o conceito de equipe.

Por outro lado, o compromisso da Iberdrola com a ginástica começou em 2017 com a criação da primeira edição da Liga Iberdrola de Ginástica Artística feminina, acordo que em 2018 foi ampliado para a modalidade de ginástica rítmica. Através desse compromisso, a empresa oferece às nossas ginastas a possibilidade de progredir e competir com garantias de sucesso nos grandes eventos internacionais.

Em 2018 também implementou a Liga Iberdrola de Triatlo, uma competição feminina que compartilha com a empresa os valores do comprometimento, superação, trabalho em equipe, igualdade e conciliação. Da mesma forma, a apresentação da liga e da copa de atletismo feminino deu impulso a uma modalidade que na Espanha conta com mais de 30.000 mulheres federadas —43% das licenças atuais— e um crescente apoio popular entre todas as idades.

No terreno do handebol feminino, a empresa é patrocinadora da Liga Guerreiras Iberdrola, da seleção nacional e de eventos como o Jogo das Estrelas ou os Prêmios Guerreira Iberdrola.

 PRINCIPAIS CONQUISTAS

Ao longo destes três anos, o grupo Iberdrola apoiou e impulsionou um grande número de estrELAS do esporte e comemorou todas as conquistas conseguidas, que foram muitas. Entre as mais recentes e de maior destaque temos as seguintes:

  • Recorde mundial de público em um jogo de futebol feminino na Liga Iberdrola de 17 de março de 2019: Atlético de Madrid-Futbol Club Barcelona, 60.739 espectadores.
  • As Leoas, campeãs da Europa de rugby 2019 pelo quarto ano consecutivo. No dia 29 de março de 2019, a seleção de rugby XV venceu com facilidade por 54-0 a Holanda em um encontro que também se converteu em um marco por ser o jogo de rugby feminino com mais espectadores na Espanha.
  • Sandra Sánchez, campeã do mundo de karatê 2018 e campeã da Europa de karatê 2019 pelo quinto ano consecutivo.
  • Ana Peleteiro, campeã da Europa de salto triplo em ginásio coberto e recorde da Espanha em atletismo graças a um salto de 14,73 metros que entrou para a história.
  • Joana Pastrana, campeã do mundo de boxe pela terceira vez em 2019.
  • Carolina Marín, campeã da Europa e do Mundo de badminton pela terceira vez em 2018.  
  • Teresa Portela, medalha de ouro de canoagem nos Jogos do Mediterrâneo 2018 (modalidade K1 200 metros).

Através do impulso ao esporte feminino, a Iberdrola reforça seu compromisso com a promoção do talento, da igualdade efetiva e do desenvolvimento social, valores que fazem parte essencial dos pilares da empresa.
 

 Profissionalização do futebol feminino(*) Nota

 O futebol feminino espanhol, mais próximo da elite europeia(*) Nota

 Entrevista com Amanda Sampedro, jogadora da Liga Iberdrola de futebol(*) Nota

 Entrevista com Mar Álvarez, preparadora física da Federação Espanhola de Rugby(*) Nota

 Entrevista com Carlos Viver, selecionador espanhol de handebol feminino(*) Nota

 Como fazer um triatlo(*) Nota

 O atletismo veterano pisando forte(*) Nota

 

(*) Disponível em espanhol.