TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

Estamos comprometidos com um modelo de aprendizado que combina experiência, relacionamentos e treinamento

Um fator-chave para o desempenho no trabalho, a adaptação às mudanças e ao desenvolvimento profissional.

Em 2018, o grupo Iberdrola quadruplicou as horas de treinamento por empregado em relação à média europeia, graças ao desenvolvimento de programas e iniciativas cujo objetivo é contribuir para a excelência dos profissionais.

APOSTAMOS NO TREINAMENTO

A aposta no treinamento é fundamental na política de recursos humanos [PDF] do grupo Iberdrola. É um elemento essencial para:

  • O crescimento profissional para o desempenho no trabalho.
  • Manter os empregados do grupo Iberdrola atualizados quanto às mudanças tecnológicas e organizacionais.
  • A adaptação dos novos empregados para a empresa.
  • Um melhor desenvolvimento profissional, o que promove seu crescimento profissional dentro da empresa.

 Treinamento interno e desenvolvimento profissional no grupo Iberdrola

UM MODELO DE APRENDIZAGEM 70/20/10

Experiencia, 70% de nossa aprendizagem acontece no trabalho. Relacionamentos, 20% de nossa aprendizagem vem de outras pessoas. Treinamento, 10% de nossa aprendizagem vem de uma situação formal de trabalho.

Ver mais informações

EXPERIÊNCIA

70% de nossa aprendizagem acontece no trabalho

RELACIONAMENTOS

20% de nossa aprendizagem vem de outras pessoas

TREINAMENTO

10% de nossa aprendizagem vem de uma situação formal de trabalho

Ocultar informações

No grupo Iberdrola, trabalhamos para que nossos empregados recebam o treinamento necessário para que possam preencher não só os requisitos atuais de seu cargo, como também para lidar com futuras exigências da implantação de novas tecnologias, equipamentos, instrumentos ou da necessidade de assumir maiores responsabilidades em sua área de atuação.

Também zelamos pela disseminação do conhecimento existente na empresa, aprendizagem contínua e intercâmbio cultural, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional por meio do uso adequado do capital intelectual, conforme descrito na Política de gestão do conhecimento [PDF].

No grupo Iberdrola, queremos que todos os empregados se sintam motivados e apoiados para desenvolver conhecimentos, habilidades e comportamentos que permitam desempenhar adequadamente sua função atual ou um cargo futuro. Por isso, em 2016, criamos um novo Campus internacional corporativo em Madrid, onde são realizados treinamentos.

Além disso, em 2018, implantamos um portal único global de aprendizagem e desenvolvimento, o Learning Meeting Point (LMP). Ele dá aos nossos empregados a possibilidade de acessar diretamente todas as ferramentas virtuais de treinamento e desenvolvimento. Também promovemos a criação e unificação dos processos das pesquisas de clima organizacional de todas as empresas do grupo. Isso permite compartilhar resultados, traçar planos de ação e adotar as melhores práticas a nível global.

Desenvolvimento de talentos com perspectiva global.#RRSSDesenvolvimento de talentos com perspectiva global.

 VER INFOGRÁFICO: Desenvolvimento de talentos com perspectiva global [PDF]

Ver mais informações

DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS COM PERSPECTIVA GLOBAL

Nossos empregados desempenham um papel decisivo em uma empresa multinacional como a nossa. Trabalhamos com o objetivo de contribuir para os resultados da empresa e melhorar a eficiência da organização, capacitando nossos empregados com as habilidades e competências necessárias para que desempenhem, de forma eficiente, seu trabalho hoje e se preparem para assumir maiores responsabilidades e desafios futuros.

Apostamos em:

  • Promover a mobilidade e a rotatividade como principais alavancas do desenvolvimento, além das tradicionais ações de treinamento e desenvolvimento.
  • Oferecer desafios e oportunidades de desenvolvimento aos profissionais com alto potencial para que eles sejam expostos a novas situações e, assim, possam ganhar visibilidade e provar suas capacidades.
  • Construir uma equipe de profissionais que seja reflexo de sua diversidade, entendida como fonte de vantagem competitiva.

O grupo Iberdrola também trabalha nas seguintes áreas:

  • Definição do Modelo de Desenvolvimento.
  • Criação e implementação de um processo global de revisão de talentos.
  • Gestão do treinamento e desenvolvimento dos diretores no mundo por meio da Escola de Gestão, integrada ao Campus Internacional Iberdrola, em Madrid.
  • Gestão e implementação de programas de desenvolvimento para outros profissionais que não sejam da alta direção por meio de recursos globais de desenvolvimento e programas locais de treinamento.

Com base no "Modelo de Desenvolvimento 70/20/10", criamos e gerimos em âmbito global os seguintes programas:

  • O Programa de Formação da Alta Direção, para manter atualizadas as habilidades e conhecimentos de negócio exigidos para a equipe de direção.
  • O Programa de Liderança para formar futuros líderes da Iberdrola.
  • O Programa de Desenvolvimento de Competências, que oferece um catálogo de recursos variados aos profissionais empenhados em melhorar suas habilidades pessoais.
  • O Programa MBA in the Global Energy Industry, criado em colaboração com a Escola de Gestão da Iberdrola e ministrado pela Universidade Pontifícia de Comillas em Madrid e Strathclyde University Business School em Glasgow (Reino Unido), com o objetivo de desenvolver os talentos da empresa. Segundo o diretor-geral de Finanças e Recursos da Iberdrola, José Sainz Armada: "O negócio cresce e se desenvolve quando seus profissionais crescem e desenvolvem seu talento".

Ocultar informação

'ENERGISING LEADERSHIP PROGRAM'

Em 2018, o 'Energising Leadership Program', programa de formação e desenvolvimento de líderes do grupo Iberdrola, realizou sua décima edição. Cerca de 300 pessoas fizeram parte das diferentes turmas que desenvolveram suas habilidades de gestão e liderança em um ambiente global e de intercâmbio com colegas de diferentes áreas e países.

Os empregados receberam formação sobre como ser um bom líder, quais são as melhores ferramentas para que seu trabalho tenha um impacto positivo, como enfrentar, promover e se adaptar às mudanças.

Nessa décima edição, como novidade, foram desenvolvidos projetos de aprendizagem propostos pelos participantes, ideias inovadoras que podem se tornar projetos que serão colocados em prática pelo grupo.

PROGRAMA 'MBA IN THE GLOBAL ENERGY INDUSTRY'

POR QUE NOS ESCOLHER?