PROGRAMA ELETRICIDADE PARA TODOS

Energia acessível e sustentável

O grupo Iberdrola lançou um novo objetivo para o programa 'Eletricidade para todos': levar eletricidade, até 2030, para mais de 16 milhões de pessoas em 2030 que atualmente não têm acesso à energia.

 Mapa do programa(*) Nota [PDF]      Comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(*) Nota

Calcula-se que atualmente cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso aos serviços essenciais de energia, o que afeta negativamente a qualidade de vida e as oportunidades de desenvolvimento delas.

O programa Eletricidade para todos é a resposta da Iberdrola à chamada feita pela comunidade internacional para ampliar o acesso universal a formas modernas de energia, com modelos ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente inclusivos, vinculando sua finalidade ao ODS 7.1. O programa busca garantir o acesso à eletricidade em países emergentes e em países em desenvolvimento.

Essa ambiciosa iniciativa está focada no desenvolvimento de ações sustentáveis de eletrificação, para as quais aproveitamos nossa capacidade técnica, logística, organizacional e financeira.

O programa Eletricidade para todos conta com três linhas de atuação:

  • Financiamento de projetos por meio do investimento em capital.
  • Atividades realizadas pelos negócios dos países onde a Iberdrola está presente.
  • Desenvolvimento de projetos com alto componente social, por meio de ONGs e do voluntariado corporativo.

Desde o lançamento do programa Eletricidade para todos em janeiro de 2014, contribuímos para que mais de 5.400.000 pessoas se beneficiem do acesso à energia por meio de projetos realizados em diferentes países da América Latina e da África, atingindo — dois anos antes do previsto — nosso compromisso previsto para 2020. Até 2030, pretendemos triplicar o número de beneficiados, objetivo anunciado na I Conferência Ibero-Americana sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada em Salamanca (Espanha) em junho de 2018.

PROGRAMA ELECTRICIDADE PARA TODOS

Brasil

Luz para Todos

Nicaragua

Aliança pela Solidariedade

México

Iluméxico

Perú

Electrificaçãao de uma
escola e de um dispensário

Brasil

Fornecer energia para
novos clientes

Ruanda

Electrificaçãao de escolas

Quênia

Ecoaldeia de Nyumbani

Etiópia

Voluntariado

Benin

Projeto Benin,
colaboraçãn com FUNDEBE

Uganda, Quênia, Tanzânia

SunFunder

A IBERDROLA COM OS REFUGIADOS

A Iberdrola aderiu à primeira aliança público-privada para levar eletricidade aos campos de refugiados, a Alianza Shire, que favorece o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa iniciativa está especialmente vinculada ao objetivo número 7, que busca garantir o acesso a uma energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos; assim como ao número 17, que pretende fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Aliança Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

Graças a esse compromisso com o ODS 17, a Alianza Shire foi homenageada nos Reconhecimentos go!ODS, organizado pela Rede Espanhola do Pacto Mundial — a iniciativa mais importante promovida pelas Nações Unidas para avançar rumo à sustentabilidade do setor privado — e pela Fundação Rafael del Pino.

Alianza Shire. Acesso à energia para refugiados.

 

(*) Disponível na versão em espanhol.