VOLUNTARIADO CORPORATIVO

Uma comunidade global de ação social

O Programa Internacional de Voluntariado Corporativo do grupo Iberdrola é uma iniciativa criada para canalizar o espírito solidário de nossos empregados e motivar sua participação em projetos sociais destinados à integração de grupos vulneráveis, à melhoria do meio ambiente ou ao desenvolvimento sustentável.

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO 2018

O grupo Iberdrola reuniu mais de 1.800 voluntários em seu Dia Internacional do Voluntariado por meio das 60 iniciativas realizadas nos principais países onde a empresa desenvolve sua atividade: Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, México e Brasil.

Sob o lema Juntos construímos o mundo que queremos!, nosso encontro solidário deste ano foi dedicado à luta contra as mudanças climáticas, e as atividades focaram no cuidado do meio ambiente, na inclusão de grupos vulneráveis e na sensibilização para a diversidade.

Na Espanha, nossos voluntários ajudaram a restaurar um parque em Madri, limpar o Monte Ulía em San Sebastián, reflorestar as Dunas de Gavá (Barcelona), construir um jardim vertical em Bilbao e a fazer a manutenção e adequação do Parque Natural de la Albufera (Valência).

Nos Estados Unidos, os voluntários trabalharam em Connecticut na limpeza de ervas daninhas e lixo nas trilhas do East Rock Park, um dos espaços naturais mais representativos do estado, assim como trabalharam na limpeza das margens do rio e na preparação de caminhos de difícil acesso no santuário de Fairfield. Em Nova York, os voluntários fizeram melhorias em trechos dos caminhos das trilhas de Penfield e na liberação de esturjões em Rochester.

No Reino Unido, os voluntários limparam riachos para regenerar o espaço verde próximo ao rio Carron e criaram um jardim sensorial em um centro para jovens com sérias dificuldades de aprendizagem. Em Sussex, o trabalho voluntário focou na poda com métodos tradicionais sustentáveis que permitem o uso da madeira sem prejudicar o crescimento das florestas.

Os voluntários do México, por sua vez, desenvolveram diversas atividades como a coleta de resíduos sólidos das margens do rio Moctezuma (Tamazunchale, San Luis Potosí), liberando seu leito e estimulando sua recuperação e preservação; reabilitação e reflorestamento com 230 espécies de árvores frutíferas e florestais em La Blanca (Oaxaca); e ajudaram a podar e limpar trilhas para evitar pragas no Cânion de San Lorenzo em Saltillo.

No Brasil, os participantes se reuniram no Rio de Janeiro para plantar árvores, plantas e hortaliças em uma praça do bairro de Campo Grande, que, devido à densidade populacional e ao seu crescimento, está ficando sem áreas verdes. Em Ilha de Deus (Recife), revitalizaram os canteiros nas margens do manguezal que é usado de forma recreativa pela comunidade. Em Natal, os voluntários recuperaram áreas de proteção ambiental ao plantar espécies da Mata Atlântica em uma parte degradada do Parque da Cidade.

PPROGRAMA INTERNACIONAL DE VOLUNTARIADO CORPORATIVO

O Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola surgiu em 2006 e, hoje, mais de uma década depois, é um projeto global, internacional e alinhado com os valores do grupo e com sua Política de gestão sustentável [PDF].

Por meio dele, nossos colaboradores participam de projetos sociais nos países onde o grupo está presente, formando uma comunidade global de voluntários que, por meio de projetos nacionais e internacionais, contribui para melhorar nosso ambiente e a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis. O programa está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Embora contribua para os 17 ODS's, o programa concentra seus esforços no fornecimento de energia acessível e não contaminante (objetivo 7), na ação pelo clima (objetivo 13), na educação de qualidade (objetivo 4), na redução das desigualdades (objetivo 10) e na saúde e no bem-estar (objetivo 3).

Dados básicos do Programa Internacional de Voluntariado Corporativo.#RRSSDados básicos do Programa Internacional de Voluntariado Corporativo.

PREMIADOS PELA REDE IMPACT2030

O Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola recebeu o Innovation Award 2018 da rede IMPACT2030, um prêmio que reconhece abordagens inovadoras das empresas que aproveitam seu capital humano, por meio de programas de voluntariado corporativo, para avançar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De forma mais específica, tal como o júri afirmou, a Iberdrola foi premiada por ser "uma empresa que inova para educar, inspirar e unir empregados em torno dos ODS em sua comunidade e oferece oportunidades para que eles sejam agentes da mudança e consigam gerar impacto", assim como pelo "seu excepcional compromisso para ativar os voluntários em prol dos ODS".

Begoña Barberá, responsável pelos Projetos Sociais da Iberdrola, recebeu o prêmio na sede da ONU em Nova York, na recém-inaugurada Cúpula da IMPACT2030.#RRSSBegoña Barberá, responsável pelos Projetos Sociais da Iberdrola, recebeu o prêmio na sede da ONU em Nova York, na recém-inaugurada Cúpula da IMPACT2030.

Em 2016, a empresa recebeu uma Menção Especial por parte do Rei da Espanha, em função da comemoração da primeira década de seu Programa Internacional. Em 2015, foi concedido à empresa o reconhecimento de Empresa Solidária do ano, por parte da Cooperação Internacional.

A IBERDROLA MULTIPLICA SUA APOSTA NO VOLUNTARIADO CORPORATIVO

A Iberdrola passou a fazer parte do Conselho Diretor da Voluntare, a mais importante rede de Voluntariado Corporativo internacional de língua espanhola.

Com essa decisão, nossa empresa reforça sua aposta no Voluntariado Corporativo como ferramenta de Responsabilidade Social. O trabalho é realizado por meio dessa rede internacional, com presença tanto na Espanha como na América Latina, cuja infraestrutura facilita o trabalho em equipe e o avanço conjunto em direção ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

PROJETOS DESTACADOS

  • Ação climática

    Um total de 29 voluntários do Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, México e Brasil — os cinco países onde o grupo Iberdrola está presente — participou da última convocatória do Programa de Voluntários Climáticos da Iberdrola e AIESEC, uma organização global sem fins lucrativos que agrupa jovens de 18 a 29 anos.

    Jovens participantes do Programa de Voluntários Climáticos da Iberdrola e AIESEC

     

    Os voluntários viajaram para o Brasil, Costa Rica e Colômbia e trabalharam com diferentes comunidades para conscientizá-las sobre os problemas associados às mudanças climáticas, fomentando questões como reciclagem, uso do transporte público e redução do uso de plásticos.

    A iniciativa está alinhada com o número 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, focado na ação pelo clima.

  • Involve

    Uma equipe internacional de voluntários da Espanha, Reino Unido e Estados Unidos viaja durante suas férias de verão para Brasil ou México para ajudar um grupo de adolescentes em risco de exclusão social, reforçando suas possibilidades de inserção social e inclusão no mercado de trabalho por meioda formação em novas tecnologias

    INVOLVE International Volunteering Vacation for Education. Brasil y México. Séptima edición.
     

  • A Iberdrola com os refugiados

    Com a arrecadação de fundos por meio de diferentes atividades, participamos da formação de escolas de integração, onde são ministradas aulas sobre temas como aprendizagem da língua espanhola e adaptação ao ambiente. Os voluntários participam das atividades que são realizadas, assim como da apresentação de diferentes oficinas nas escolas.

     Mais informações sobre o projeto

  • Eletricidade para todos

    O programa é a resposta da Iberdrola à chamada feita pela comunidade internacional para ampliar o acesso universal a formas modernas de energia, com modelos ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente inclusivos, vinculando sua finalidade ao ODS 7.1. O programa busca garantir o acesso à eletricidade em países emergentes e em países em desenvolvimento.

    Em 2018, a empresa iniciou a segunda fase do seu projeto de parceria público-privada para melhorar o fornecimento de energia em vários campos de refugiados na Etiópia. Além disso, a Iberdrola colaborou em outra iniciativa para melhorar o acesso à água com sistemas solares fotovoltaicos em campos de refugiados no Quênia, Mauritânia e Sudão.

     Mais informações sobre o projeto

   

* A Avangrid,Inc. é detida a 81,50% pela Iberdrola, S.A.

** A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50% + 1 ação na Neoenergia, S.A.