VOLUNTARIADO CORPORATIVO

Uma comunidade global de ação social

O Programa Internacional de Voluntariado Corporativo do grupo Iberdrola é uma iniciativa criada para canalizar o espírito solidário de nossos empregados e motivar sua participação em projetos sociais destinados à integração de grupos vulneráveis, à melhoria do meio ambiente ou ao desenvolvimento sustentável.

Este ano, mais do que nunca, nossa ajuda é necessária! Por isso, a Iberdrola comemora de 19 a 26 de setembro o Dia Internacional do Voluntariado, mas desta vez em formato digital e à distância.

Voluntários de todos os países onde o grupo está presente participarão de 15 atividades com desafios ambientais, de inclusão e emergência social.

Haverá corridas solidárias, concursos de fotografia social, workshops ambientais, reflorestamentos, construção de refúgios de animais em risco e brinquedos para o desenvolvimento cognitivo de pessoas com deficiência. Além disso, serão doados kits de alimentação para famílias carentes e kits de volta às aulas para meninos e meninas.

Para ir esquentando nosso evento, vários colegas de todo o mundo gravaram o videoclipe "Ao teu lado" com finalidades solidárias. Cada vez que você assistir ou compartilhar o vídeo estará colaborando com o trabalho do UNICEF para mitigar o impacto da Covid-19 nos meninos e meninas de todo o mundo. Faça o download da letra [PDF] aqui e compartilhe-a!

PROGRAMA INTERNACIONAL DE VOLUNTARIADO CORPORATIVO

O Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola surgiu em 2006 e, hoje, mais de uma década depois, é um projeto global, internacional e alinhado com os valores do grupo e com sua Política de gestão sustentável.

Por meio dele, nossos colaboradores participam de projetos sociais nos países onde o grupo está presente, formando uma comunidade global de voluntários que, por meio de projetos nacionais e internacionais, contribui para melhorar nosso ambiente e a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis. Em 2019, um total de 7.489 voluntários de diferentes países participaram deste programa, que está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: embora contribua para os 17 ODS's, o programa concentra seus esforços no fornecimento de energia acessível e não contaminante (objetivo 7), na ação pelo clima (objetivo 13), na educação de qualidade (objetivo 4), na redução das desigualdades (objetivo 10) e na saúde e no bem-estar (objetivo 3).

PREMIADOS PELA REDE IMPACT2030

O Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola recebeu o Innovation Award 2018 da rede IMPACT2030, um prêmio que reconhece abordagens inovadoras das empresas que aproveitam seu capital humano, por meio de programas de voluntariado corporativo, para avançar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De forma mais específica, tal como o júri afirmou, a Iberdrola foi premiada por ser "uma empresa que inova para educar, inspirar e unir empregados em torno dos ODS em sua comunidade e oferece oportunidades para que eles sejam agentes da mudança e consigam gerar impacto", assim como pelo "seu excepcional compromisso para ativar os voluntários em prol dos ODS".

Begoña Barberá, responsável pelos Projetos Sociais da Iberdrola, recebeu o prêmio na sede da ONU em Nova York, na recém-inaugurada Cúpula da IMPACT2030.#RRSSBegoña Barberá, responsável pelos Projetos Sociais da Iberdrola, recebeu o prêmio na sede da ONU em Nova York, na recém-inaugurada Cúpula da IMPACT2030.

Em 2016, a empresa recebeu uma Menção Especial por parte do Rei da Espanha, em função da comemoração da primeira década de seu Programa Internacional. Em 2015, foi concedido à empresa o reconhecimento de Empresa Solidária do ano, por parte da Cooperação Internacional.

LEVANDO OS ODS PARA A ESCOLA

A Iberdrola, em colaboração com a Secretaria de Educação da Comunidade de Madri e a Samsung, puseram à disposição de todos os centros educativos da Comunidade de Madri a iniciativa ODS à Escola, um projeto de voluntariado corporativo multiempresa de Voluntariado e Estratégia, promovido pela Iberdrola, cujo objetivo é fazer chegar aos alunos de primária a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A iniciativa consiste na realização de um workshop guiado com vídeos explicativos e duas dinâmicas para que os meninos e meninas descubram os ODS, reflexionem sobre o mundo no que moram e façam propostas de ações cotidianas que eles possam levar à prática. No final de 2019, cerca de 3.500 crianças já foram educadas em diferentes centros educacionais da Espanha.

A IBERDROLA MULTIPLICA SUA APOSTA NO VOLUNTARIADO CORPORATIVO

A Iberdrola passou a fazer parte do Conselho Diretor da Voluntare, a mais importante rede de Voluntariado Corporativo internacional de língua espanhola.

Com essa decisão, nossa empresa reforça sua aposta no Voluntariado Corporativo como ferramenta de Responsabilidade Social. O trabalho é realizado por meio dessa rede internacional, com presença tanto na Espanha como na América Latina, cuja infraestrutura facilita o trabalho em equipe e o avanço conjunto em direção ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

   

* A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50% + 1 ação na Neoenergia, S.A.

** A Avangrid,Inc. é detida a 81,50% pela Iberdrola, S.A.