Notícia

2023-07-28 17:47:00.0

Fechamos a compra de dois parques eólicos 'onshore' da Greenvolt Power na Polônia

  • Os parques eólicos Podlasek e Wólka Dobryńska, que entrarão em operação no segundo semestre do ano, têm uma capacidade instalada total de 50 MW.
  • A Iberdrola Polônia planeja atingir 1.000 MW de energia eólica e fotovoltaica até 2030

A Iberdrola dá mais um passo em sua expansão internacional. A empresa fechou a compra de dois parques eólicos onshore na Polônia, de propriedade da Greenvolt Power, uma filial do Grupo Greenvolt. Espera-se que os projetos entrem em operação no segundo semestre do ano, com uma capacidade total de 50 MW, gerando energia suficiente para cobrir as necessidades de 50.000 residências polonesas por ano.

Os parques foram comprados da empresa polonesa Augusta Energy, uma companhia que pertence 50% ao Grupo Greenvolt e 50% à K-Gal. Essas instalações já venderam toda a sua energia para a T-Mobile em um contrato de 15 anos indexado à inflação.

Polônia, um polo de crescimento

A Polônia, que conta com uma classificação “A” segundo a agência S&P, é um dos maiores mercados de energia renovável da União Europeia, com forte crescimento no consumo de eletricidade e um compromisso de substituir o carvão como principal fonte de geração, já que representa 71% de seu mix energético atual.

A Iberdrola tem como objetivo alcançar 1.000 MW em operação no país até 2030. O primeiro passo da estratégia foi a aquisição de dois parques eólicos onshore em operação (Korytnica 1 e Zopowy) em 2021, com um total de 112,5 MW, e um projeto de extensão (Korytnica 2) com 50,4 MW, atualmente em operação. Com essa transação anunciada hoje, a empresa chega a 212,8 MW.

Além disso, a empresa conta com uma carteira de desenvolvimento de 2.000 MW que deverá entrar em operação entre 2025 e 2030.

A Polônia é um dos principais mercados para o Grupo Greenvolt no desenvolvimento de sua estratégia de promoção, desenvolvimento e construção de grandes projetos eólicos e solares. Atualmente, do portfólio de 6,9 GW, um total de 2,9 GW estarão prontos para iniciar sua construção até o final do ano e 3,4 GW estão localizados na Polônia.

Além do desenvolvimento de projetos eólicos e solares fotovoltaicos de grande escala em vários mercados europeus e americanos, o Grupo Greenvolt também atua no segmento estratégico de geração distribuída, operando nos segmentos comercial e residencial em seis regiões geográficas. Na produção de energia de biomassa, opera em Portugal e no Reino Unido.