Notícia

2023-01-12 09:43:00.0

Iniciamos as operações do parque eólico Korytnica II

  • Essa instalação eleva a capacidade eólica onshore da Iberdrola na Polônia, um dos mercados de crescimento do grupo, para 163 MW. 
     

A Iberdrola iniciou as operações do parque eólico polonês Korytnica II, localizado a 80 km de Varsóvia, na província de Węgrów, na região de Mazowieckie.

O parque eólico consiste em 14 turbinas eólicas Vestas V126 com uma altura de 132 metros e uma capacidade unitária de 3,6 MW, o que representa uma capacidade total de 50,4 MW.

No início de novembro, iniciamos as operações da subestação Pniewnik de Korytnica II. Isso permitiu a primeira exportação de energia em 20 de dezembro, duas semanas antes do previsto, graças ao excelente trabalho da equipe da Iberdrola.    

Durante a realização das obras civis em Korytnica II, foram superados vários desafios para reduzir a pegada de carbono do projeto, tais como a melhoria das condições do solo em algumas das fundações e a estabilização das estradas de acesso com solo-cimento para evitar o transporte de cascalho por centenas de quilômetros de distância. Além disso, cerca de 70% da vala de média tensão foi canalizada com perfuração direcional, já que teve que passar por vários locais.

A produção de Korytnica II será vendida através de um acordo de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) para a empresa noruega Statkraft, respaldada por um contrato por diferença (CFD) obtido no quarto leilão realizado na Polônia em junho de 2021.

O funcionamento completo dessa instalação, programada para o primeiro trimestre de 2023, elevará a capacidade eólica onshore da Iberdrola na Polônia para 163 MW. A empresa já opera o parque eólico Zopowy (30 MW) na região de Opole e o já mencionado Korytnica I (82,5 MW).

Aumentar os investimentos em energias renováveis

Há mais de duas décadas, o grupo Iberdrola iniciou seu compromisso com as energias renováveis como um pilar fundamental para construir seu modelo de negócios limpo, confiável e competitivo. Graças a essa visão, a empresa é hoje líder em energias renováveis, com mais de 39.000 MW de energia renovável instalados em todo o mundo. A companhia se estabeleceu como uma referência mundial em energia eólica, com mais de 15.000 turbinas eólicas em operação em todo o mundo.

A Iberdrola acaba de anunciar um investimento global de 17 bilhões de euros em energias renováveis até 2025, dos quais 24% serão destinados aos países da União Europeia, com exceção da Espanha. Do total, mais de 4,2 bilhões de euros serão destinados a projetos eólicos onshore. O grupo espera aumentar sua capacidade instalada renovável em 12.100 MW nos próximos anos – 3.100 MW de eólica onshore – para chegar a 52.000 MW até 2025.