Plano estratégico 2024-2026

Investimento recorde para impulsionar a transição energética

Anunciamos um investimento de 41 bilhões de euros até 2026 para ajudar a criar um futuro energético seguro e sustentável para todos.

Na Iberdrola, estamos trabalhando para construir um modelo energético elétrico, saudável e acessível, baseado no bem-estar das pessoas e na preservação do planeta. Para isso, atualizamos nossos compromissos e reforçamos nossa estratégia de investimento com 41 bilhões de euros durante o período 2024-2026, focados em promover a eletrificação da economia e antecipar novas fontes de demanda de eletricidade.

Trata-se de um plano estratégico que aposta em investimentos em redes em mercados com marcos regulatórios estáveis, em investimentos em tecnologias renováveis de maior valor, no aumento da capacidade de armazenamento e na otimização da carteira de clientes.

Plano estratégico em números

Um compromisso com a solidez financeira

Nosso plano de ação olha para o futuro com otimismo e compromisso. Nosso plano de investimento até 2026 inclui a compra de 18,4% de nossa subsidiária norte-americana Avangrid e 5 bilhões de euros de investimentos com parceiros estratégicos. Assim, destinamos 36 bilhões de euros líquidos para investimentos, dos quais 70% serão voltados para o crescimento. Por país, concentramos 85% de nossos investimentos em regiões de classificação A com marcos regulatórios claros e estáveis. 

Esses investimentos nos permitirão melhorar nossa força financeira, de modo que prevemos um EBITDA de 16,5 a 17 bilhões de euros até o final do período, com os negócios de redes e renováveis contribuindo com cerca de 50% cada. Assim, nossa meta é que 70% de nosso EBITDA não esteja vinculado ao preço do mercado atacadista de eletricidade até 2026, e estimamos que o lucro líquido aumente para uma faixa entre 5,6 e 5,8 bilhões de euros.

Ignacio Galán

"A eletrificação é imparável. Serão necessárias mais redes elétricas para conectar a demanda, mais energia limpa para substituir os combustíveis fósseis e mais armazenamento."

Ignacio S. Galán

Presidente executivo da Iberdrola

Chaves do nosso Plano Estratégico

Mais sobre nosso Plano Estratégico

Redes inteligentes para um mundo descarbonizado

Destinamos 60% do investimento líquido até 2026 (€ 21,5 bilhões) em redes nos EUA, Reino Unido, Brasil e Espanha. Mais de 6,5 bilhões de euros desse valor serão destinados a linhas de transmissão.

Smart grids

A energia eólica 'offshore': essencial para nosso crescimento futuro

Mais da metade do nosso investimento em renováveis (€ 15,5 bilhões) será destinada a projetos de construção de energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha. Na lista de tecnologias com mais investimentos também estão a eólica onshore e a solar, com 28% e 18% do total de renováveis, respectivamente.

Eólica 'offshore'

Reforçamos nossa liderança em armazenamento

Destinaremos 1,5 bilhão de euros até 2026 para armazenamento, o que nos permitirá atingir 120 milhões de kWh de capacidade por meio de armazenamento por bombeamento - um aumento de 20% - para proporcionar maior estabilidade ao sistema.

Armazenamento energético

Investiremos 385 milhões de euros por ano em inovação e digitalização

Redes inteligentes

Para automatizar 85% de nossas redes de alta e média tensão.

Hidrogênio verde

Para liderar a produção e alcançar 5 quilotoneladas de H₂ por ano.

Cibersegurança

Para manter 2.000 avaliações ou verificações externas de cibersegurança por ano.

Soluções para garantir o futuro

Na Iberdrola, queremos fornecer um valor agregado a nossos clientes, ouvir suas necessidades e torná-los um protagonista fundamental da transição energética, sejam eles usuários residenciais ou comerciais. Para os clientes particulares, nossas propostas estão voltadas para o autoconsumo solar, mobilidade elétrica e climatização verde. Para clientes industriais, oferecemos planos de descarbonização através de contratos de compra e venda de energia de longo prazo ou hidrogênio verde.

Uma linha de ação comprometida com nossos objetivos ESG+F

Na Iberdrola, sabemos da necessidade de que nossa estratégia e operações estejam sempre alinhadas com fatores ambientais, sociais e de governança (ESG+F) para uma gestão socialmente responsável

Dessa forma, o Plano Estratégico 2024-2026 também contribuirá para nosso objetivo de causar um impacto positivo no bem-estar das pessoas e na preservação do planeta. Algumas de nossas metas mais importantes são:

Environment (E)
Reduzir as emissões em até 60 g de CO₂/kWh até 2025.
Ser neutro em carbono na geração de eletricidade até 2030.
Net Zero em todas as nossas atividades até 2040.

Social (S)
Gerar 10.000 novas contratações até 2026 e apoiar mais de 500.000 empregos de nossos fornecedores.
Beneficiar 23.000 pessoas no Programa Internacional de Voluntariado Corporativo até 2030.
Contar com mais de 60 soluções acessíveis para os clientes até 2026.

Governance (G)
Manter nossa cultura de ética, transparência e boa governança.
Atingir 75% das instalações com o Modelo de Relação com Stakeholders implementado.
Liderar rankings de governança, ética e conformidade.

Finance (+F)
90% do CapEX (despesas de capital) alinhado com a taxonomia europeia.
Gerenciar mais de 80% de nosso financiamento de acordo com os critérios ESG.

Alianças e rotação de ativos

O objetivo de alianças e rotação de ativos de 7,5 bilhões de euros, apresentado no Capital Markets & ESG Day 2022, foi cumprido apenas um ano após seu anúncio, o que ilustra a capacidade do Grupo Iberdrola de chegar a acordos com parceiros de alta qualidade. Todas essas transações, realizadas em diferentes países e para diferentes tecnologias, superaram significativamente os múltiplos cotados, destacando nossa capacidade de criar valor.

Entre as principais operações corporativas realizadas, em linha com nossos objetivos de solidez financeira, destaca-se a venda de 13 centrais no México (mais da metade de nossos negócios no país) em fevereiro de 2024. Com ganhos líquidos de capital de 1,1 bilhão de euros, essa transação foi a alavanca para fortalecer as relações com o governo mexicano, melhorando as perspectivas de longo prazo do portfólio de energias renováveis no país.

Em resumo, a superação das expectativas alcançada em 2023 deixa a Iberdrola em uma posição privilegiada para cumprir os novos objetivos de aliança e rotação de ativos de 12,2 bilhões de euros até 2026, enquanto a implementação do modelo de aliança proporciona robustez e valor a longo prazo em todas as condições de mercado.

Documentos destacados

Consulte aqui toda a documentação publicada durante nosso último Capital Markets & ESG Day 2024.