Armazenamento de energia

O desafio do armazenamento eficiente de energia

Na Iberdrola, apostamos no armazenamento de energia como um dos grandes desafios para alcançar a descarbonização do sistema energético.

Na Iberdrola, promovemos o armazenamento eficiente de energia como uma das principais alavancas para a descarbonização e a transição energética. Para isso, utilizamos o armazenamento em grande escala, por meio de nossas centrais hidrelétricas de bombeamento, e o armazenamento em pequena escala, por meio de pilhas ou baterias de íon de lítio próximas a pontos de geração de energia renovável. Nosso Plano Estratégico para 2026 prevê um investimento de 1,5 bilhão de euros nessa área. Nosso objetivo para 2030: atingir mais de 120 GWh de capacidade de armazenamento instalada acumulada.

Armazenamento de energia para a transição energética

Na Iberdrola, sabemos que o investimento em armazenamento é um dos pilares fundamentais para acelerar a eletrificação de nossos sistemas energéticos, juntamente com a criação de infraestruturas de geração limpa e redes inteligentes.

 Mas o que é armazenamento de energia? O conceito se refere à captura e à retenção de energia para posterior liberação e uso, um processo que pode ser realizado por meio de diferentes tecnologias. Essa provisão de energia permite a integração de fontes de eletricidade intermitentes na rede, como a solar e a eólica, expandindo o abastecimento de energia renovável e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. Isso, por sua vez, melhora a confiabilidade e a eficiência do fornecimento de energia e facilita a flexibilidade do mercado de eletricidade.

Na Iberdrola, somos líderes em armazenamento de energia por meio da geração hidrelétrica e de bombeamento, o método de armazenamento mais limpo e eficiente até o momento, com 4 GW de capacidade instalada. Ao mesmo tempo, seguimos aumentando nosso portfólio de ativos com vários sistemas de armazenamento de energia por bateria (BESS, em sua sigla em inglês) em todo o mundo. Uma solução crescente, versátil, eficiente e focada no cliente.

Sistema de armazenamento por bombeamento hidrelétrico

As usinas hidrelétricas de bombeamento são como enormes "baterias naturais no leito de um rio” que armazenam energia em momentos de baixa demanda por meio do bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior. Quando existe uma maior necessidade de eletricidade, essa água é liberada por baixo, ativando as turbinas geradoras de energia. Esse sistema, que utiliza a força da gravidade e o ciclo da água, é renovável, eficiente e limpo

Dependendo do tamanho dos reservatórios superior e inferior, da altura da cachoeira e da potência das turbinas, esses sistemas oferecem uma ampla gama de potências, de vários megawatts-hora (MWh) a vários gigawatts-hora (GWh) de energia. Representa um claro exemplo de como a engenharia pode se unir à natureza de forma respeitosa para promover um futuro energético mais autônomo e sustentável.

Sistema de armazenamento de energia em bateria (BESS)

Os sistemas de armazenamento de energia em baterias (conhecidos com BESS, sua sigla em inglês) funcionam através da conversão de energia elétrica em energia química durante o carregamento de baterias recarregáveis, em momentos de baixa demanda, e sua liberação quando precisamos dela, como durante os picos de consumo. 

Há vários tipos de baterias para armazenamento de energia, sendo as baterias de íon de lítio as mais conhecidas atualmente devido à sua alta densidade de energia, ciclo de vida longo e requisitos de manutenção relativamente baixos. 

Ignacio Galán

"Precisamos investir em redes de distribuição elétrica e em armazenamento, seja ele de curta duração, como as baterias, ou de longa duração, como o bombeamento hidrelétrico, além de promover interconexões entre países."

Ignacio S. Galán

Presidente executivo da Iberdrola

Mais sobre armazenamento de energia

Armazenamento de energia: a chave para um futuro descarbonizado

Saiba quais sistemas de armazenamento são os mais eficientes e qual deles promete promover com mais força a tão necessária transição para um sistema elétrico descarbonizado.

Armazenamento eficiente de energia