Parque eólico 'Offshore' Vineyard Wind I

Vineyard Wind I, nosso primeiro projeto de energia eólica 'offshore' nos Estados Unidos

Projetos Iberdrola Eólica offshore Estados Unidos

A Iberdrola, através da Avangrid Renewables, participa da construção de um parque eólico offshore ao largo da costa do estado de Massachusetts (Estados Unidos). O parque de Vineyard Wind I terá uma potência de 800 MW, com a qual será capaz de atender as necessidades energéticas de mais de 400.000 moradias.

Proyecto Vineyard
Projeto em andamento Parque eólico Vineyard Wind I
Localização Costa de Massachussets (USA)
Capacidade total instalada 800 MW
Investimento 2,5 bilhões de euros
Inicio de operação 2023

Vineyard Wind Link externo, abra em uma nova aba., empresa que o Grupo Iberdrola detém 50 % — através da Avangrid Renewables Link externo, abra em uma nova aba., filial da AVANGRID* — e pela empresa Copenhagen Infrastructure Partners (CIP), está em desenvolvimento o parque eólico offshore Vineyard Wind I ao largo da costa de Massachusetts. Com 800 MW de capacidade instalada e um investimento de 2,5 bilhões de euros, é o maior parque eólico atualmente em desenvolvimento nos Estados Unidos e um dos maiores da Iberdrola no mundo.

O parque estará localizado a 15 milhas (uns 24 km) ao sul da ilha de Martha's Vineyard e a 34 milhas (uns 55 km) ao sul da península de Cape Cod.

O complexo, cuja entrada em operação está prevista para 2023 e cuja construção começou em novembro de 2021, irá gerar energia eólica suficiente para atender a demanda de mais de 400.000 moradias e empresas em toda a Comunidade de Massachusetts. Uma vez concluída a construção e iniciada a operação comercial, a Iberdrola assumirá o controle da fase operacional do projeto e a responsabilidade de controlar o funcionamento e o gerenciamento da instalação, seguindo o acordo alcançado com a Copenhagen Infraestructure Partners (CIP) para esse objetivo.

O Vineyard Wind I evitará a emissão de mais de 1,6 milhão de tonelada de dióxido de carbono por ano, o equivalente à retirada de 325.000 veículos das estradas, e ao longo da vida útil do projeto economizará 3,7 bilhões de dólares em custos relacionados à energia na região da Nova Inglaterra.

O parque criará 3.600 empregos equivalentes em tempo integral e, sob o Projeto de Acordo de Trabalho (PLA em sua sigla em inglês), garante que pelo menos 500 dos postos de trabalho criados durante a fase de construção do projeto sejam ocupados por pessoas locais e inclui um grande objetivo de contratação de mulheres e distintos grupos que enfrentam discriminação racial nos EUA.

Com este novo projeto, que será o primeiro parque eólico offshore em escala comercial nos Estados Unidos, o Grupo Iberdrola desembarca no setor da energia eólica offshore no país e confirma seu papel como empresa elétrica de referência mundial nesta área.

Parque_Eolico_Marino

Parque eólico offshore Vineyard Wind.

Evolução do projeto

Em 18 de novembro de 2021, começava a construção do Vineyard Wind I, o primeiro grande parque eólico offshore dos Estados Unidos, que terá 25 vezes o tamanho da única instalação existente no país, localizada em Rhode Island.

O projeto tinha alcançado um acordo de financiamento Link externo, abra em uma nova aba. de 2,3 bilhões de dólares com nove bancos globais, sendo este o primeiro financiamento para um projeto eólico offshore de escala comercial nos EUA. O financiamento incluía um acordo de compra de energia (PPA) de longo prazo e um programa de interconexão elétrica, e permitia o início da construção, com o objetivo de fornecer eletricidade limpa a Massachusetts em 2023.

A Vineyard Wind I por tanto, obteve todas as licenças necessárias, entre elas a aprovação federal do U. S. Bureau of Ocean Energy Management (Gabinete de Gestão de Energia do Oceano dos Estados Unidos, BOEM), para a implantação do projeto de Vineyard Wind I.

A BOEM já tinha emitido a Declaração Final de Impacto Ambiental (Final Environmental Impact Statement - FEIS) para o parque, uma análise detalhada para avaliar os possíveis impactos ambientais do projeto proposto e informa o Registro de Decisões da BOEM.

Após receber a autorização final da Comissão Federal Reguladora de Energia (FERC), a empresa já assinou um contrato com a ISO New England para conectar sua geração à rede de energia elétrica da Nova Inglaterra na estação de comutação NSTAR de 115 kV em Barnstable (Massachussets).

Uma vez aprovado o início do estudo ambiental federal, ela assinou os contratos de compra e venda de energia a longo prazo (PPA, por suas siglas em inglês) com as empresas de distribuição elétrica de Massachusetts.

Os componentes

O parque utilizará os geradores de turbinas eólicas Haliade-X da GE Renewable Energy, que atualmente são os mais potentes em funcionamento, com até 13 megawatts de potência e uma altura de 248 metros. Cada uma dessas turbinas pode economizar 52.000 toneladas de CO2 por ano e em uma só rotação — 38.000 m2 — pode gerar a energia necessária para um lar por mais de dois dias.

Por seu turno, a empresa espanhola Windar Renovables é a encarregada de fabricar as fundações dos aerogeradores. O contrato tem um valor de aproximadamente 100 milhões de euros e significou a criação de cerca de 400 postos de trabalho (500 em momentos de máxima ocupação) em suas instalações nas Astúrias (Espanha).

Vineyard Wind I conferiu à empresa italiana Prysmian Group um contrato avaliado em 200 milhões de euros para a fabricação e implementação do sistema de cabo submarino que conectará o parque eólico offshore com a rede elétrica continental dos Estados Unidos. O projeto precisa de 134 quilômetros de cabos elétricos de corrente alternada de alta tensão.

Finalmente, a empresa norte-americana Southwire foi selecionada como principal fornecedora para a concepção, fabricação e instalação dos mais de 51 quilômetros de cabos terrestres de alta tensão. Os cabos foram fabricados nas instalações da Southwire em Huntersville (Carolina do Norte), que usa tecnologia de ponta para produzir cabos de transmissão subterrâneos de alta e extra-alta tensão, que vão de 69 kV até 500 kV.

Em julho de 2023, foi concluída a instalação da subestação offshore, que atenderá a todo o projeto Vineyard Wind I. Trata-se da primeira subestação desse tipo instalada pela Iberdrola nos Estados Unidos e a sexta no mundo, com um peso de mais de 5.000 toneladas, o que a torna a maior já instalada pela empresa. 

Outros projetos nos Estados Unidos

Os Estados Unidos se tornaram a ponta de lança do negócio eólico offshore da Iberdrola. A companhia tem atualmente em andamento três das mais importantes iniciativas energéticas do país, que exigirão investimentos de US$ 11 bilhões no campo de energias renováveis e redes: a construção do parque eólico offshore Vineyard Wind I, a aquisição da PNM Resources no Novo México e Texas, e o desenvolvimento da Linha de Transmissão de Energia Limpa da Nova Inglaterra (NECEC).

A Vineyard Wind I apresentou às empresas de distribuição elétrica de Massachusetts um conjunto de propostas para desenvolver um segundo parque eólico offshore, Vineyard Wind II, que se situaria ao sul do primeiro. As propostas incluem um projeto de 400 MW e duas opções para realizar outro de 800 MW.

Além disso, outro projeto, este no estado de Connecticut, já foi adjudicado pelo Departamento de Energia e Proteção Ambiental de Connecticut (DEEP). Com seus 804 MW, o parque de Park City Wind abastecerá, aproximadamente, 14 por cento do fornecimento de eletricidade de Connecticut e evitará a emissão de mais de 25 milhões de toneladas de emissões de carbono no estado. Sua silhueta não será visível desde nenhum ponto da costa de Connecticut.

Neste mesmo estado, a Vineyard Wind I pretende associar-se com duas empresas locais, McAllister Towing e Bridgeport Boatworks, para desenvolver um porto eólico offshore em Bridgeport. Caso essa iniciativa seja aprovada, representará a criação de mais de 500 empregos em Connecticut na fase de construção e mais de 1.900 durante todo o projeto. Além disso, gerará mais de 4 bilhões de dólares de lucro para o estado, melhorará a confiabilidade da eletricidade e estabilizará os preços.

 

 

* AVANGRID, Inc. está participada em 81,5 % por Iberdrola. S. A.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, somos hoje líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 41.246 MW de energias renováveis em operação até o final do primeiro semestre de 2023.

Este compromisso se reflete em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros no período 2023-2025, dos quais destinaremos 17 bilhões de euros ao negócio de renováveis. Com esses investimentos, aumentaremos nossa capacidade instalada renovável de 12.100 MW para 52.000 MW em 2025 — 6.300 MW de fotovoltaica, 3.100 MW de eólica onshore, 1.800 MW de offshore, 700 MW de baterias e 200 MW de hidrelétrica