Parque eólico 'offshore' East Anglia ONE
East Anglia ONE, o maior parque eólico da história da Iberdrola
Instalações operacionais Eólica offshore Reino Unido Escócia
O grupo Iberdrola, através de sua filial ScottishPower Renewables, colocou em operação aquela que é até agora a maior instalação eólica com as máximas dimensões da sua história e uma das maiores do mundo desse tipo: o parque eólico offshore East Anglia ONE, nas águas britânicas do Mar do Norte. Com uma potência instalada de 714 megawatts (MW), as 102 turbinas que compõem o parque já estão funcionando e produzindo energia limpa para 630.000 residências britânicas.





Localizado no Mar do Norte — aproximadamente a 50 quilômetros da costa do condado inglês de Suffolk —, East Anglia ONE Link externo, abra em uma nova aba. contou com um investimento de 2,5 bilhões de libras, tendo o grupo Iberdrola 60 % das participações e a Green Investment Group (GIG), do grupo Macquarie, 40 %.
Apesar do complexo contexto gerado pela pandemia da COVID-19, o projeto entrou em operação dentro do prazo previsto inicialmente. De fato, aproximadamente 20 % da instalação das turbinas foi realizada durante o período de confinamento no Reino Unido, obrigando a companhia e seus profissionais a alterarem sua dinâmica de trabalho: foram disponibilizadas embarcações menores para reduzir ao máximo as tripulações, assim como foram criados espaços de convivência entre os profissionais para que não tivessem contato com pessoas alheias ao projeto e desenvolvidos protocolos de saúde específicos, evitando dessa forma mudanças nas equipes.
Além disso, no âmbito de seu apoio contínuo ao crescimento econômico das áreas onde desempenha sua atividade, a ScottishPower Renewables adjudicou a uma empresa de Great Yarmouth — cidade localizada na costa de Norfolk na Inglaterra — um importante contrato para o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A Gibb Safety & Survival será a responsável pelo fornecimento de roupa de proteção, equipamentos de trabalho em alturas e equipamentos de resgate, sobrevivência e marinhos. Essa empresa também se encarregará da manutenção e gerenciamento dos EPI.
A construção do parque East Anglia ONE impulsionou a incipiente indústria eólica offshore na Europa e criou emprego para 3.500 pessoas em vários países (Espanha, Reino Unido, Países Baixos, Emirados Árabes Unidos), além de ser fundamental para vários setores, tal como o naval. A esses empregos devemos adicionar os 100 postos de trabalho fixos e qualificados criados para a realização de tarefas de operação e manutenção do parque, na base Lowestoft, na costa leste do Reino Unido, localizada a aproximadamente 200 quilômetros de Londres.
Colocamos o East Anglia ONE em operação.
Conheça o East Anglia ONE, nosso megaprojeto no mar do Norte.
Ancorando o lugar de East Anglia One na história (versão em inglês).
Contagem regressiva para a estreia de East Anglia One.
Construção of East Anglia ONE.
ScottishPower Renewables: um líder mundial em energia limpa.
Características técnicas do Parque East Anglia One
- O parque ocupa uma extensão de 300 km2, o equivalente a 40.000 campos de futebol.
- O complexo East Anglia ONE tem 102 aerogeradores de 7 MW de potência unitária fornecidos pela Siemens Gamesa, com uma altura de 167 metros (dois metros a mais que a Torre Iberdrola de Bilbau, Espanha) e pás de 75 metros.
- As fundações, tipo jacket, foram fabricadas pela Navantia em Fene (Galiza, Espanha), pela Lamprell nos Emirados Árabes Unidos e pela Harland & Wolff em Belfast (Irlanda). Windar construiu as estacas em Avilés (Astúrias, Espanha).
- A subestação offshore Andalucía II, fabricada pela Navantia em Puerto Real (Cádiz, Espanha), será a encarregada de coletar a eletricidade gerada pelos aerogeradores e transformar a tensão para poder transferi-la para a costa. Para tal, foram instalados dois cabos de exportação no fundo do mar, cada um deles de cerca de 85 quilômetros.
- Esses cabos se conectam a outros seis subterrâneos de aproximadamente 37 km, desde Bawdsey até um novo transformador na subestação terrestre de Burstall, que conecta o parque eólico offshore à rede nacional.
- A base de operações e manutenção, situada no porto de Lowestoft, dirigirá o funcionamento diário do parque durante seus mais de 30 anos de vida útil. Inaugurada em outubro de 2019, está composta pelo centro de coordenação marinha, pelos escritórios técnicos e pelo armazém, dando emprego a uma centena de pessoas.
Projeto East Anglia ONE.
O último aerogerador de East Anglia One é instalado.

Instalação da subestação Andalucía II no parque East Anglia ONE.
O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, durante sua intervenção no ato de entrega da subestação Andalucía II. Locução do vídeo (Versão espanhola) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Cerimônia da Navantia para entrega das primeiras 'jackets' à Iberdrola. Locução do vídeo (Versão espanhola) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
East Anglia ONE: aerogeradores* Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
East Anglia ONE: fundações* Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
East Anglia ONE: subestação* Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
East Anglia ONE: jackets* Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
East Anglia ONE: altura dos aerogeradores* Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Gisela Pulido: entre os aerogeradores do East Anglia One
A embaixadora da Iberdrola e dez vezes campeã mundial, Gisela Pulido, realizou um desafio nunca antes visto: velejar com sua prancha de kitesurf em um parque eólico offshore, especificamente no East Anglia ONE. Depois de viajar mais de 50 km do porto de Lowestoft, de onde a expedição partiu, o parque eólico da ScottishPower se tornou o cenário ideal para uma experiência de navegação tão especial. Gisela estava em mar aberto, sozinha com as turbinas eólicas, sua pipa de kitesurf, sua prancha e apenas uma energia: o vento.

Gisela Pulido, velejando com sua prancha de kitesurfe no parque eólico East Anglia One.
Documentário 'Unidos Pelo Vento'
No âmbito da Cúpula das Nações Unidas para o Clima (COP25), o grupo Iberdrola apresentou o documentário Unidos pelo vento, que mostra o lado mais social do parque eólico offshore East Anglia ONE. Mais de vinte trabalhadores, tanto da companhia quanto de vários de seus fornecedores, comentam a importância do trabalho em equipe, do companheirismo e do treinamento para implementar uma infraestrutura desta magnitude e complexidade, bem como sobre o efeito indutor que este projeto está tendo nas economias locais.
'Unidos pelo vento', um documentário produzido pela Iberdrola sobre East Anglia ONE.
Acesse o documentário completo
Uma das maiores instalações renováveis do mundo
East Anglia ONE é parte de um projeto ainda mais ambicioso. A Iberdrola promoverá um macrocomplexo eólico offshore denominado East Anglia Hub que estará composto por outros três parques: East Anglia ONE North, East Anglia TWO e East Anglia THREE. O novo desenvolvimento, que somará uma capacidade instalada total de 3.100 MW, começará a ser construído em 2022, significando um investimento de 6,5 bilhões de libras (mais de 7,6 bilhões de euros).
Iniciativa 'Frond Mats'
Como resposta à aposta contínua da empresa em pesquisa e inovação em energia eólica, a ScottishPower está desenvolvendo nas águas do parque East Anglia ONE a iniciativa Frond Mats (mantos vegetais), que utiliza a vegetação submarina sintética para reduzir os efeitos das correntes e proteger os aerogeradores dos efeitos da erosão, gerando uma economia significativa.
Projeto Frond Mats, inovação no parque East Anglia ONE. Locución del vídeo (versão em espanhol) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Iberdrola, líder mundial em energias renováveis
Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, somos hoje líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 41.246 MW de energias renováveis em operação até o final do primeiro semestre de 2023.
Este compromisso se reflete em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros no período 2023-2025, dos quais destinaremos 17 bilhões de euros ao negócio de renováveis. Com esses investimentos, aumentaremos nossa capacidade instalada renovável de 12.100 MW para 52.000 MW em 2025 — 6.300 MW de fotovoltaica, 3.100 MW de eólica onshore, 1.800 MW de offshore, 700 MW de baterias e 200 MW de hidrelétrica.
Informação relacionada
* Disponível na versão em espanhol.