Parque eólico 'onshore' Whitelee

Whitelee, o maior parque eólico 'onshore' do Reino Unido há mais de 15 anos

Projetos Iberdrola Eólica onshore Scottish Power Reino Unido Hidrogenio verde

O parque eólico onshore Whitelee, localizado a 20 minutos do centro da cidade de Glasgow, produz energia limpa e renovável no coração da Escócia desde 2008. Com 215 turbinas e 539 megawatts instalados, é o maior parque eólico onshore do Reino Unido, destacando-se por sua excelente gestão e cuidado com o meio ambiente.

Parque eólico
Instalaçao operacional

Parque eólico 'onshore' Whitelee

Ubicación
Localização Escócia (Reino Unido)
Capacidad instalada
Capacidade total instalada 539 MW
Inversión
Investimento total 300 milhões de libras esterlinas
Puesta en marcha
Início de operação 2008

Whitelee, com 215 turbinas em operação e 539 megawatts instalados, é o maior parque eólico onshore do Reino Unido e foi, por um período, o maior da Europa. Situado em um cenário privilegiado em Eaglesham Moor, a apenas 15 quilômetros de Glasgow, tornou-se um dos primeiros parques eólicos de grande escala a ser desenvolvido perto de um centro populacional quando foi inaugurado.

O desenvolvimento do parque eólico Whitelee – de propriedade da ScottishPower Renewables, uma das empresas do Grupo Iberdrola – começou em 2000, solicitando permissão de planejamento em 2002 e obtendo aprovação em 2006, dando início à sua construção. Whitelee foi oficialmente aberto ao público em maio de 2009, embora já estivesse fornecendo energia à rede desde janeiro de 2008 com a primeira fase do parque eólico.

Desde então, o parque eólico passou por duas fases de ampliação Link externo, abra em uma nova aba., atingindo seu tamanho e capacidade instalada atual em 2012: 140 turbinas da Siemens e 75 turbinas da Alstom.

Em 2015, um novo centro de operações Link externo, abra em uma nova aba. foi inaugurado no parque eólico Whitelee, a partir do qual seriam monitorados à distância os mais de 30 desenvolvimentos de parques eólicos da ScottishPower Renewables, compostos por mais de 900 turbinas eólicas.

Hidrogênio verde de Whitelee

Como parte dos esforços da Iberdrola para liderar a transição energética, a empresa também está se posicionando no Reino Unido na área do hidrogênio verde. Assim, um de nossos principais projetos é o de instalar uma usina de hidrogênio verde em Whitelee Park, com capacidade para gerar 3.000 toneladas de H₂ por ano a partir de energia eólica onshore e fornecer hidrogênio livre de emissões suficiente para abastecer até 550 ônibus em trajetos diários de ida e volta entre Glasgow e Edimburgo. 

Este projeto conta com o apoio do governo britânico, que destinou mais 11 milhões de euros (cerca de 9,4 milhões de libras) do portfólio de inovação energética do Departamento de Empresa, Energia e Estratégia Industrial (BEIS, em suas siglas em inglês) para a construção do projeto.

Centro de visitantes de Whitelee 

Além de gerar energia limpa e renovável para centenas de milhares de residências na Escócia, o parque eólico Whitelee desempenha um papel ativo na geração de valor para a comunidade em que está localizado, entre os condados de East Ayrshire, East Renfrewshire e South Lanarkshire, no sudoeste do país. E é que seu ambiente natural privilegiado recebe cerca de 250.000 visitantes por ano.

Whitelee afirma ser um ótimo destino para o turismo familiar e ativo na região, com mais de 130 quilômetros de trilhas para explorar – a pé, de bicicleta ou a cavalo – e entrada gratuita no Whitelee Wind Farm Visitor Centre Link externo, abra em uma nova aba.. Inaugurado em 2009 e gerenciado pelo Glasgow Science Centre, o centro oferece uma visão informativa e interativa do mundo da energia renovável. Ele também oferece aos visitantes a oportunidade de se aproximar das impressionantes turbinas e aprender mais sobre a região do parque com visitas guiadas de ônibus.

Um parque com excelência ambiental reconhecida

O parque eólico Whitelee recebeu o prêmio Green Flag Award por três anos consecutivos Link externo, abra em uma nova aba. pelo trabalho que realiza por meio do Whitelee Countryside Ranger Service, que cuida dos habitats de espécies de pássaros nativos e da restauração de turfeiras naturais. É a única instalação desse tipo no mundo com esse prêmio internacional, que reconhece a boa gestão de parques, jardins e outros espaços verdes que atendem às necessidades das comunidades às quais servem. 

Barry Carruthers, diretor de energia eólica onshore da ScottishPower Renewables, afirma: "Whitelee não é apenas uma parte essencial da transição energética do Reino Unido para um futuro de energia limpa, mas também é um espaço verde muito querido por todos”.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, estamos comprometidos com as energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.387 MW de energia limpa em operação após o primeiro trimestre de 2024.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.