Usina fotovoltaica True North

True North: o maior projeto de energia solar fotovoltaica da Avangrid no Texas

Projetos Iberdrola Avangrid Energia fotovoltaica Estados Unidos

A Avangrid, subholding da Iberdrola nos Estados Unidos, avança em seu crescimento no sul do país com a construção de sua primeira usina fotovoltaica no estado do Texas, que tem o objetivo de atingir 321 MWdc de potência (240 MWac). Para isso, investirá 30 milhões de dólares em rastreadores solares da Array Technologies (ATI).

True North
Projeto em andamento

Usina fotovoltaica True North

Localização Falls County (Texas, Estados Unidos)
Capacidade total instalada 321 MW
Início da construção 2024
Entrada em operação 4Q 2025

A Avangrid, filial da Iberdrola nos Estados Unidos, obteve a aprovação do governo federal do Texas em 2022 para a construção de uma nova usina fotovoltaica chamada True North. No ano seguinte, a empresa iniciou a construção do que será seu maior projeto solar no país,uma vez que entre em operação comercial no início de 2025.

Em fevereiro de 2024, foi dado mais um passo nessa direção com a instalação dos dois principais transformadores de True North. Também foram iniciados os trabalhos de cravação de estacas no campo solar, enquanto que a entrega dos módulos fotovoltaicos continua avança, algo que foi comemorado pelo CEO da Avangrid, Pedro Azagra: "Estamos muito satisfeitos de ver que a construção da True North está progredindo sem problemas e por atingir esse importante marco, apesar dos desafios enfrentados pelo mercado solar".

True North
O projeto True North será a primeira usina solar fotovoltaica da Avangrid no Texas.

Para o desenvolvimento dessa planta, a Iberdrola investirá 30 milhões de dólares em rastreadores solares da Array Technologies. Essa iniciativa faz parte dos 22.000 milhões que a empresa planeja investir entre 2022 e 2025. Para o Texas, os 321 MW se juntarão aos 1.250 MW que a Avangrid administra atualmente no estado. 

Além disso, foi alcançado um acordo de compra de energia a longo prazo (PPA, Power Purchase Agreement) com a Meta, com o objetivo de fornecer à empresa a energia produzida pela usina. O acerto faz parte do objetivo da Meta de desde 2020 operar com energia 100% renovável. Espera-se que a usina fotovoltaica sirva ao novo centro de dados que será inaugurado pela empresa de tecnologia em Temple, no Texas.

E, além disso, você pode se interessar:

Você sabe o que é um PPA?

Um PPA (Power Purchase Agreement) é um acordo ou contrato de compra e venda de energia. 

Energía Solar

O que é energia solar?

A energia solar é um compromisso da Iberdrola na luta contra as mudanças climáticas.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.187 MW de energias renováveis em operação até o final de 2023.

Este compromisso se reflete em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros no período 2023-2025, dos quais destinaremos 17 bilhões de euros ao negócio de renováveis. Com esses investimentos, aumentaremos nossa capacidade instalada renovável de 12.100 MW para 52.000 MW em 2025 — 6.300 MW de fotovoltaica, 3.100 MW de eólica onshore, 1.800 MW de offshore, 700 MW de baterias e 200 MW de hidrelétrica