PRESIDENTE E CEO DA IBERDROLA

Ignacio S. Galán

Presidente, Ignacio S. Galán.© Rosa Muñoz.Natural de Salamanca (Espanha), nasceu em 30 de setembro de 1950, é casado e pai de quatro filhos, Ignacio Galán é engenheiro industrial pela Escola Superior de Engenharia (ICAI) da Universidade Pontifícia Comillas (Madri). Formado em Administração de Empresas e Comércio Exterior pelo ICADE da Universidade Pontifícia de Comillas (Madri) e em Administração Geral de Empresas e Comércio Exterior na Escola de Organização Industrial (EOI) de Madri. Fala inglês, francês, italiano e português.

É presidente e CEO da Iberdrola e presidente das sociedades sub-holding do grupo Iberdrola no Reino Unido (ScottishPower), nos Estados Unidos (Avangrid1, sociedade cotada na Bolsa de Nova York) e no Brasil (Neoenergia2).

Dirigiu empresas líderesde ponta dos setores industriais e tecnológicos mais avançados, onde mudoumodificou profundamente o perfil das mesmas, implementandodeixando patente sua visão de futuro e sua capacidade depara se antecipar às novas necessidades dos diferentes setores.

A aposta nos projetos industriais sólidos e sustentáveis; a promoção de uma boa governança corporativa; a eficiência e a solidez financeira; a prudência na gestão do balanço; o crescimento com rentabilidade; e o compromisso com sólidos valores éticos e profissionais foram os eixos da gestão de Ignacio Galán ao longo de sua longa trajetória profissional. Para conseguir atingir os objetivos estratégicos, sempre considerou prioritária a criação de equipes culturalmente integradas e orientadas em torno de um projeto comum.

Bom comunicador, aberto e próximo, Galán acredita na importância chave da motivação para conseguir uma contribuição enriquecedora por meio das experiências, culturas e conhecimentos diversos que convivem em todas as equipes humanas, que ele considera o principal ativo de qualquer empresa. Trabalhador incansável e de convicções sólidas, uma vez estabelecidas as metas que devem ser a atingidas, Galán é tão exigente consigo mesmo quanto é com suas equipes quando se trata de cumpri-las.

TRAJETÓRIA, GESTÃO E RECONHECIMENTOS

  • Trajetória profissional

    Ignacio Galán iniciou sua atividade profissional em 1972 na Sociedad Española del Acumulador Tudor, onde ocupou diferentes cargos de direção e gestão, a partir dos quais promoveu a expansão internacional da empresa.

    No início dos anos 90, dirigiu a Indústria de Turbopropulsores (ITP) desde seu nascimento, conduzindo a criação, fabricação e manutenção de motores de aviação e turbinas de gás. Galán integrou, ao quadro de empregados da ITP, trabalhadores e técnicos da reconstrução do setor naval do Canal de Bilbao, que tiveram a oportunidade de reorientar sua atividade profissional na área da indústria aeronáutica.

    Entre 1993 e 1995, Galán foi presidente da Eurojet, consórcio europeu para o desenvolvimento e fabricação do motor Eurojet 200 que compõe o Eurofighter. Em seguida, Ignacio Galán foi CEO da Airtel Móvil (atual Vodafone), onde enfrentou, com sucesso, o grande desafio da liberalização do setor das telecomunicações na Espanha.

    A chegada de Ignacio Galán à Iberdrola, em 2001, como vice-presidente executivo e CEO, e sua posterior nomeação como presidente executivo em 2006, representou o início de um dos processos de transformação mais bem-sucedidos realizados por uma grande empresa nesses anos. Sua aposta na expansão internacional, nas energias renováveis e na sustentabilidade transformou a Iberdrola em uma das primeiras empresas de energia elétrica do mundo em capitalização de mercado, após anos de crescimento ininterrupto.

    Além disso, seu forte compromisso com a proteção ao meio ambiente e com a responsabilidade social tornou a Iberdrola líder mundial em energias renováveis, listada com os principais índices de sustentabilidade. Assim, a Iberdrola é a única empresa europeia de energia elétrica listada no Dow Jones Sustainability Index desde sua criação, posicionando-se como uma das melhores empresas de energia elétrica do mundo de acordo com o Carbon Disclosure Leadership Index e o FTSE4Good. A empresa também foi reconhecida por suas boas práticas de governança corporativa pelas publicações World Finance e Ethical Boardroom, e como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute.

  • Gestão de pessoas

    Na Iberdrola, Ignacio Galán sempre desenvolveu uma política muito ativa a favor da igualdade de oportunidades, o que resultou em uma incorporação significativa de mulheres na empresa e na promoção delas para cargos de responsabilidade. A Iberdrola é uma das empresas do Ibex-35 com maior presença de mulheres em seu Conselho de Administração.

    Além disso, impulsionou a conciliação da vida profissional com a familiar, promovendo medidas que estão na vanguarda do setor, como, por exemplo, a implantação da jornada contínua.

    Ignacio Galán também se comprometeu firmemente com os jovens, em sua educação e desenvolvimento profissional. Essa aposta nos jovens resultou na aprovação de medidas e políticas que facilitam a especialização e o ingresso no mercado de trabalho. Com isso, centenas de jovens fazem estágios todos os anos no grupo Iberdrola, e a empresa realiza um programa de bolsas de estudos para pós-graduação e doutorado em universidades internacionais, que já conta com a participação de centenas de estudantes.

  • Atividade institucional e reconhecimentos

    Ignacio Galán recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelas universidades de Salamanca, Edimburgo e Strathclyde (Glasgow) e é sócio honorário da Alumni da Universidade de Salamanca por sua excelente trajetória como empresário, engenheiro e empreendedor. Além disso, é Professor Visitante da Universidade de Strathclyde, Presidente do Conselho Social da Universidade de Salamanca e membro do Conselho Assessor Presidencial do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

    Atualmente, Galán é patrono da Fundação Princesa das Astúrias, da Fundação COTEC, da Fundação Carolina, da Fundação Universitária Comillas-ICAI, da Fundação Conocimiento y Desarrollo, da Fundação Aspen Institute España, do Real Instituto Elcano e do Real Patronato Museo del Prado.

    Da mesma forma, ele faz parte do grupo de primeiros executivos das empresas de energia elétrica do Fórum Econômico Mundial (Davos) —que presidiu nos anos de 2014 a 2016— e é membro do Conselho e da Comissão Executiva da European Round Table of Industrialists. Também é membro da GlobalScot, rede internacional do governo escocês que reúne os empresários mais comprometidos com o desenvolvimento econômico da Escócia. Na Espanha, Galán pertence ao Círculo de Empresários Bascos, ao Círculo de Empresários (Madri), ao Círculo de Economia e à Asociación para el Progreso de la Dirección (APD)

    Ao longo de sua carreira, Galán recebeu inúmeros reconhecimentos, dentre os quais se destacam:

    • Menção Honrosa à sua trajetória profissional concedida pela Ordem Oficial dos Engenheiros Industriais de Madri.
    • Espanhol Universal pela Fundação Independente em 2019.
    • Membro de Honra do Instituto da Engenharia da Espanha desde 2018.
    • Cruz de Prata do Mérito da Guarda Civil em 2018.
    • Prêmio Vocento para a Liderança Empresarial, em 2017.
    • Melhor Chief Executive Officer (CEO) das empresas europeias (pela décima primeira vez) de acordo com o prestigiado Institutional Investor Research Group 2017.
    • Medalha de Honra da Real Academia Nacional de Medicina (RANM) em 2016.
    • Prêmio Capitalismo Responsável em 2014 pelo Grupo First.
    • Medalha de Ouro da Cidade de Salamanca em 2013.
    • Melhor CEO das empresas europeias e espanholas em relações com investidores, segundo a pesquisa Thomson Extel 2011.
    • Lagun Onari (Amigo dos Bascos), concedido pelo Governo Basco em 2011.
    • Medalha de Ouro da Província de Salamanca em 2009.
    • Cônsul de Bilbao em 2009.
    • Prêmio Líder Empresarial do ano de 2008 pela Câmara de Comércio Espanha-Estados Unidos.
    • Prêmio Internacional de Economia 2008, da Fundação Cristóbal Gabarrón.
    • Melhor CEO do Ano, em 2006, nos Platts Global Energy Awards.
    • Prêmio de Melhor CEO em Relações com Investidores, da IR Magazine por três anos consecutivos (2003-2005).

    Além disso, Ignacio Galán recebeu da Rainha Elizabeth II, em 2014, a condecoração honorária de Comendador da Excelentíssima Ordem do Império Britânico por seu trabalho para promover o setor de energia britânico e as relações comerciais e de investimento entre o Reino Unido e a Espanha.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

  • 06/11/2019 Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, com os vencedores.

    Ferrovial, Instituto Tecnológico de Canarias e Obra Social 'la Caixa', ganhadores dos III Prêmios Iberdrola à Cooperação Internacional de Energia

    SAIBA MAIS

  • 04/11/2019 Ignacio Galán, presidente da Iberdrola.

    Ignacio Galán recebe o Prêmio León do jornal El Español pela Melhor Gestão Empresarial 2019

    MAIS INFORMAÇÃO

VÍDEOS DO PRESIDENTE

  • SETEMBRO 2019. 'SPAIN LATAM FORUM'

    "Para a Iberdrola, a transição energética começou há 20 anos"

  • SETEMBRO 2019. ENTREVISTA EM BLOOMBERG

    "Energias renováveis são essenciais para combater as mudanças climáticas"*

   

1 A Avangrid, Inc. é detida em 81,50% pela Iberdrola, S.A.

2 A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50% + 1 ação na Neoenergia, S.A.

* Disponível na versão em espanhol.