Acordos de compra e venda de energia

Você sabe o que é um PPA e quais são suas principais vantagens?

Empresa Transição energética

Um PPA (Power Purchase Agreement) é um acordo ou contrato de compra e venda de energia de longo prazo, realizado entre um desenvolvedor de energia renovável e um consumidor. O grupo Iberdrola tem uma vasta experiência neste setor e gerencia esses contratos em países como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, México e Austrália, já tendo assinado acordos com a Amazon, Apple, Facebook e Nike, entre outras empresas.

O que é um PPA?

Um PPA (Power Purchase Agreement) é um acordo de compra e venda de energia limpa de longo prazo de um ativo específico e a um preço prefixado entre um desenvolvedor de energia renovável e um consumidor — em geral, empresas que necessitam de grandes quantidades de eletricidade — ou entre um desenvolvedor e um comercializador que revenderá a energia. Assinar um PPA consiste na venda de um projeto e de seus atributos ambientais (Garantias de Origem): é um compromisso que permite ao desenvolvedor renovável tomar uma decisão de investimento sob critérios de rentabilidade vs risco e/ou conseguir o financiamento necessário para executar o projeto.

De acordo com o último relatório Corporate Energy Market Outlook da BloombergNEF, publicado em 2023, as empresas privadas e instituições públicas assinaram contratos que bateram um recorde de 36,7 gigawatts (GW) de energia renovável destinada a abastecer suas operações em 2022, o que significa um aumento de 18% em relação a 2021. No total, desde 2008, as empresas assinaram PPA para 148 GW de energia limpa, mais do que a capacidade total de geração de energia da França.

Levando em conta esses números, vale a pena observar que os contratos assinados aumentaram 18% nas Américas, atingindo um recorde de 24,1 GW, com um aumento significativo nos EUA e na América Latina. Já a região Ásia-Pacífico viu a sua atividade de PPA corporativo mais do que dobrar para 4,6 GW, liderada pela Índia e pela Austrália. Na Europa, no Oriente Médio e na África (EMEA), a atividade caiu 7% para 8,1 GW em 2022, principalmente devido à crise energética da região.

Volumes globais de PPA corporativo (BloombergNEF, 2022).
Volumes globais de PPA corporativo (BloombergNEF, 2022).

Iberdrola, líder em PPA

Na Iberdrola, possuímos uma vasta experiência no âmbito dos PPAs, iniciando nossa trajetória nesse setor há mais de uma década nos Estados Unidos, onde já assinamos acordos com grandes empresas como Apple, Amazon, Nike e Facebook, para as quais produzimos energia verde em instalações como Montague Wind e Gala Solar, ambas no Oregon.

No mercado europeu, somos líderes com mais de 900 MW assinados em 2023. Firmamos parcerias com empresas como Vodafone, TMD e Salzgitter. Também conquistamos a medalha de ouro como a empresa que assinou o maior número de PPA em 2023, com um total de nove contratos para um total de 908 MW, de acordo com o relatório European PPA Market Outlook 2024, a quarta edição de uma série de relatórios anuais da consultoria Pexapark.

Além disso, conseguimos alavancar nossa geração eólica offshore com seis contratos na Alemanha, onde contamos com o parque eólico Wikinger (350 MW) já em operação, o Baltic Eagle (476 MW), que está em construção, e o Windanker (300 MW), que está em desenvolvimento. Também assinamos dois contratos para fornecer energia fotovoltaica na Espanha e outro para energia eólica onshore.

Em 2023, assinamos um PPA com a maior fabricante de materiais de freio do mundo, a TMD Friction Services, com a Vodafone, com a siderúrgica Stahl Holding Saar (SHS) e com o Grupo Salzgitter, também voltado para o setor siderúrgico. Tudo isso sem mencionar as alianças por meio de PPA com a Amazon, Telefônica, Mercadona, Holcim, Heineken, ABInBev, Apple, De Acero, VW-SEAT, Mercedes Benz e Renault, entre outras empresas.

Aliás, no final de setembro, já havíamos vendido cerca de 90% da energia que planejamos gerar entre 2023 e 2025, principalmente por meio de contratos de longo prazo e PPA.

E, além disso, você pode se interessar:

Tipologías de PPA

Existem diversos tipos de PPA em função do ponto de injeção da energia:

  • Um PPA Onsite é um contrato para o fornecimento de energia elétrica a partir de uma instalação fotovoltaica montada ad hoc nas instalações do cliente e conectada à sua rede interior. O desenvolvedor renovável realiza o investimento, projeta, monta, opera e mantém a instalação. A energia gerada pelos painéis é energia que o cliente deixa de demandar da rede e o desenvolvedor a oferece a um preço mais competitivo. 

  • Um PPA Offsite é um contrato associado a um parque eólico ou instalação fotovoltaica utility scale conectado à rede de transmissão ou distribuição do sistema elétrico do país para levar a energia de seu ponto de origem ao ponto de consumo.

Principais tipos de PPA

O acordo ou contrato de compra e vendra de energia (PPA, do inglês Power Purchase Agreement) não proporciona unicamente fornecimiento de energia renovável de longo prazo para cliente com un preço fixo e competitivo. Tambén ofrece um projeto e seus atributos ambientais.

PPA OFFSITE

Energia renovável gerada em uma localização adequada e conectada à rede eléctrica.

Preço de PPA

Ativo renovável Cliente

Energia renovável

PPA ONSITE

Energia renovável gerada nas proximidades ou na localização das instalações do cliente.

Illustração

PPA offsite em função do ponto de entrega da energia

PPA físico

PPA físico

O desenvolvedor vende a energia renovável a um cliente final através de uma comercializadora, a qual fornece tanto a energia proveniente do parque quanto a energia que falta proveniente de seu portfólio de geração. No final de mês, o cliente recebe uma única fatura correspondente a 100 % de seu consumo, seja proveniente do parque renovável sob PPA, energia SPOT ou energia fechada em mercado a termo.

PPA virtual

PPA virtual

O cliente fecha o preço da energia diretamente com um desenvolvedor de energia renovável (preço PPA). Por outro lado, contrata seu fornecimento elétrico com a comercializadora de sua preferência. No final do mês, o cliente recebe da comercializadora uma fatura com o resultado de seu consumo físico de energia. Também recebe outra liquidação proveniente do desenvolvedor com o resultado do ajuste das diferenças entre o preço SPOT e o preço PPA acordado. Adicionalmente, o desenvolvedor transferirá as garantias de origem geradas pelo parque ao cliente final.

PPA "sleeved"

PPA "sleeved"

Nos mercados em que o desenvolvedor de energia renovável não tem licença de comercializador e o cliente queira um PPA físico, é possível chegar a um acordo com uma comercializadora local para que esta transfira ao cliente final as condições do PPA assinado entre o desenvolvedor e o mesmo.

PPA offsite em função da forma de entrega da energia

PPA "as generated"

PPA "as generated"

O cliente consome a geração bruta que sai da usina. É o produto mais competitivo no que se refere a preço, mas também é o produto em que o cliente assume mais risco uma vez que a geração a partir de fontes renováveis não é previsível. Indicado apenas para os clientes mais sofisticados.

PPA "baseload"

PPA "baseload"

O desenvolvedor renovável encarrega-se de converter a geração bruta do parque em uma carga base. É o produto mais comum entre os clientes, pois oferece um equilíbrio interessante entre preço e risco. No entanto, nem todos os desenvolvedores são capazes de oferecê-lo.

PPA "as consumed"

PPA "as consumed"

O desenvolvedor renovável encarrega-se de converter a geração bruta em uma curva que segue fielmente a curva de consumo do cliente. Trata-se do produto mais comum entre consumidores não especialistas e aquele em que o desenvolvedor proporciona mais valor agregado ao cliente. Apenas as empresas com um grande portfólio de geração podem competir neste tipo de PPA.

Principais vantagens de um PPA

As vantagens mais importantes para o consumidor são:

  • Fornecimento de energia limpa e rastreável a partir de um ativo específico.
  • Gera adicionalidade: graças à assinatura de um PPA se viabiliza o investimento em novos ativos renováveis que reduzirão a geração de energia proveniente de fontes poluentes.
  • Possibilidade de branding do parque.
  • Energia a preço competitivo (importantes descontos sobre o preço atual e futuro da energia)
  • Eletricidade a preço estável e previsível.
  • Cada produto está adaptado ao perfil do cliente.

Por outro lado, entre as vantagens de um PPA para o desenvolvedor estão:

  • Permite investir em novos ativos graças à certeza da receita de longo prazo que proporciona.
  • Permite tomar decisões de investimento com base em critérios de rentabilidade vs risco.
  • Permite conseguir o financiamento necessário para realizar o projeto.
  • Estabelece relações de longo prazo com os clientes finais.
  • É uma via alternativa de investimento em ativos renováveis, adicional aos leilões e venda de parques merchant. Nota