INSTITUTO DO GRUPO IBERDROLA

Desde sua criação, o grupo Iberdrola está comprometido com o desenvolvimento energético, cultural e social das comunidades onde atua. O trabalho de nossas diferentes fundações, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é fundamental para cumprir esse compromisso.

Institutos: colocamos energia nas coisas que importam.#RRSSInstitutos: colocamos energia nas coisas que importam.

Por meio de seus institutos, o grupo Iberdrola promove iniciativas sociais que apostam no desenvolvimento econômico, social e cultural dos territórios onde desenvolve sua atividade empresarial. Um dos objetivos dos institutos da Iberdrola é promover mudanças positivas para o desenvolvimento sustentável do planeta e das pessoas mais vulneráveis.

IMPACTOS SOCIAIS DAS FUNDAÇÕES DO GRUPO IBERDROLA

Durante o Exercício 2020, as fundações do Grupo Iberdrola destinaram aproximadamente 12 milhões de euros a programas de apoio às comunidades onde a Companhia está presente nos âmbitos da formação e pesquisa, ação social, arte e cultura, biodiversidade e esfera institucional.

Impactos globais das fundações Iberdrola no Ano fiscal de 2020.Impactos globais das fundações Iberdrola no Ano fiscal de 2020.

Para conhecer as atividades de nossos Institutos, acesse:

 Fundação Iberdrola España (Versão em espanhol)

 ScottishPower Foundation (Versão em inglês)

 Avangrid Foundation (Versão em inglês)

 Fundación Iberdrola México (Versão em espanhol)

 Instituto Neoenergia

Para garantir a adequada coordenação entre os diferentes Institutos, foi constituído, em junho de 2014, o Comitê de Fundações do grupo Iberdrola, responsável por estabelecer uma estrutura adequada de colaboração e coordenar as atividades de interesse geral e de responsabilidade corporativa que lhe forem atribuídas. Em dezembro do mesmo ano foi aprovado, pelo Conselho de Administração, um novo Plano Diretor 2018-2021 para todas as fundações do grupo. Através do Plano Diretor das fundações, estas atualizaram sua missão, visão e valores para incluir, entre suas finalidades e princípios, a contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  • Comitê das Fundações

    No mês de junho de 2014, o Conselho de Administração da Iberdrola aprovou uma modificação do sistema de Governança Corporativa em relação às diferentes Fundações do grupo. Essa alteração supõe que cada uma das sociedades subholding está vinculada a entidades de natureza fundacional, separadas da estrutura societária, mas responsáveis por executar, em cada país, a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa definida pelo Conselho de Administração da Iberdrola S.A.

    O principal objetivo do Comitê de Fundações é assessorar dentro da companhia, sem funções executivas, para dar apoio e assessorar o presidente do Conselho de Administração na elaboração e execução do Plano Diretor, que deverá ser aplicado pelas fundações ou por outras entidades de natureza fundacional, às quais as sociedades do grupo tenham confiado a execução de atividades de interesse geral e de responsabilidade social corporativa. O Comitê também poderá dar apoio e assessorar no planejamento, criação e execução da estratégia de responsabilidade social corporativa do grupo Iberdrola.

    O Comitê define a estratégia geral dos Institutos da Iberdrola para impulsionar ações sociais que fomentem o desenvolvimento sustentável com base na solidariedade.

    Composição do Comitê das Fundações:

    • Ignacio Sánchez Galán, presidente da Iberdrola
    • Fernando García Sánchez, presidente da Fundação Iberdrola
    • Juan Carlos Rebollo Liceaga, diretor de Administração e Controle
    • Santiago Martínez Garrido, diretor de Serviços Jurídicos Iberdrola e secretário do Comitê das Fundações Iberdrola
    • Ramón Castresana Sánchez, diretor do Comitê das Fundações
  • Plano Diretor das Fundações

    As Fundações da Iberdrola se comprometem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de metas concretas em cada área de trabalho definida por este novo Plano Diretor [PDF].