PROGRAMA 'ELETRICIDADE PARA TODOS'

Levamos eletricidade para mais de 16 milhões de pessoas que carecem dela

O grupo Iberdrola marcou um objetivo para o programa Eletricidade para todos: levar eletricidade, até 2030, para mais de 16 milhões de pessoas em 2030 que atualmente não têm acesso à energia.

 Mapa do programa(*) Nota [PDF]      Comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Calcula-se que atualmente cerca de 860 milhões de pessoas não têm acesso aos serviços essenciais de energia, o que afeta negativamente a qualidade de vida e as oportunidades de desenvolvimento delas.

O programa Eletricidade para todos é a resposta da Iberdrola à chamada feita pela comunidade internacional para ampliar o acesso universal a formas modernas de energia, com modelos ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente inclusivos, vinculando sua finalidade ao ODS 7.1. O programa busca garantir o acesso à eletricidade em países emergentes e em países em desenvolvimento, bem como pessoas vulneráveis nos países desenvolvidos. Recentemente, a empresa assinou um novo empréstimo sustentável de 1.500 milhões de euros, vinculado a esses objetivos.

Essa ambiciosa iniciativa está focada no desenvolvimento de ações sustentáveis de eletrificação, para as quais aproveitamos nossa capacidade técnica, logística, organizacional e financeira.

O programa Eletricidade para todos conta com quatro linhas de atuação:

  • Financiamento de projetos por meio do investimento em capital.
  • Atividades realizadas pelos negócios dos países onde a Iberdrola está presente.
  • Desenvolvimento de projetos com alto componente social, por meio de ONGs e do voluntariado corporativo.
  • Acesso a pessoas vulneráveis nos países desenvolvidos, através de diferentes acordos e projetos para ajudar os clientes vulneráveis.

Desde o lançamento do programa Eletricidade para todos em janeiro de 2014, contribuímos para que 8,2 milhões de pessoas se beneficiem do acesso à energia por meio de projetos realizados em diferentes países da América Latina e da África, atingindo — dois anos antes do previsto — nosso compromisso previsto para 2020. Até 2030, pretendemos triplicar o número de beneficiados.

PROGRAMA ELECTRICIDADE PARA TODOS

Brasil

Luz para Todos

Nicaragua

Aliança pela Solidariedade

México

Iluméxico

Perú

Electrificaçãao de uma
escola e de um dispensário

Brasil

Fornecer energia para
novos clientes

Ruanda

Electrificaçãao de escolas

Quênia

Ecoaldeia de Nyumbani

Etiópia

Voluntariado

Benin

Projeto Benin,
colaboraçãn com FUNDEBE

Uganda, Quênia, Tanzânia

SunFunder

LUZES DE ESPERANÇA (MÉXICO)

Quase 270.000 residências no México não têm acesso à eletricidade, de acordo com o Censo Populacional e Habitacional 2020 do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI).

A Iberdrola México, em parceria com a Iluméxico, lançou o projeto Luces de Esperanza (Luzes de esperança), um projeto que levará energia elétrica a 60 comunidades rurais do México — nos estados de San Luis Potosí e Oaxaca —, graças à instalação de painéis solares em moradias, escolas, centros de saúde e espaços comunitários. O programa, que tem duas fases, possui um investimento de 60 milhões de pesos mexicanos e beneficiará 12.000 pessoas nos próximos cinco anos.

San Luis Potosí

A primeira fase aconteceu em 2019 quando o projeto Luzes de Esperança chegou a comunidades da região Huasteca Potosina (San Luis de Potosí), onde foram identificados 48 residências e três centros comunitários. Na segunda fase serão eletrificadas uma centena de moradias e quatro espaços comunitários em 36 comunidades de outras cinco localidades.

Oaxaca

Em 2020 chegamos ao município de Pochutla, perto da costa de Oaxaca, a fim de instalar 95 equipamentos que fornecerão energia solar para moradias de nove comunidades, beneficiando 380 pessoas.

Nessas localidades também são ministradas oficinas — com a organização ConcentrArte — sobre educação ambiental e geração de energia para crianças e adultos, além de atividades de convivência para fortalecer a coesão social.

O progresso dos resultados do projeto irá acompanhado pelo Programa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), agência que integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que documentará sua contribuição para a consecução da Agenda 2030.

LUZ PARA TODOS (BRASIL)

"O direito de morar na zona rural com dignidade". Essa frase da Julinda dos Santos, Biquinha, representa bem o programa Luz Para Todos, realizado pela Neoenergia* em parceria com o Governo Federal do Brasil de forma a promover universalização da energia elétrica na área rural.

Biquinha é uma das 2,4 milhões de pessoas que foram beneficiadas com este programa na Bahia desde a sua implantação, em 2004, até setembro de 2020. Nestes 16 anos, já são 664 mil casas atendidas em 415 cidades e a meta é energizar todo o estado até 2021.

A iniciativa, que segue no território baiano até dezembro de 2021, já passou por Pernambuco (com 102.157 casas atendidas entre 2004 e 2015), Rio Grande do Norte (57.654), São Paulo e Mato Grosso do Sul (49.458 entre os dois estados de 2005 a 2016) — áreas de concessão da Neoenergia* — transformando a vida de pessoas e o cenário das cidades.

Dentro do programa, a filial brasileira da Iberdrola levou energia elétrica aos índios da aldeia de Patiburi, situada na localidade de Belmonte (sul da Bahia). A iniciativa beneficiou 25 famílias de origem Tupinambá, os primeiros habitantes do Brasil, e permitiu o funcionamento de uma escola de ensino fundamental, que atenderá cerca de 30 crianças da comunidade.

Para isso, foram instalados 256 postes, linhas de média e baixa tensão e sete transformadores.

A IBERDROLA COM OS REFUGIADOS

A Iberdrola aderiu à primeira aliança público-privada para levar eletricidade aos campos de refugiados, a Alianza Shire, que favorece o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa iniciativa está especialmente vinculada ao objetivo número 7, que busca garantir o acesso a uma energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos; assim como ao número 17, que pretende fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Aliança Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

Graças a esse compromisso com o ODS 17, a Alianza Shire foi homenageada nos Reconhecimentos go!ODS, organizado pela Rede Espanhola do Pacto Mundial — a iniciativa mais importante promovida pelas Nações Unidas para avançar rumo à sustentabilidade do setor privado — e pela Fundação Rafael del Pino.

Alianza Shire. Acesso à energia para refugiados.

 

(*) Disponível na versão em espanhol.

* A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neoenergia, S.A.