Gestão e indicadores nucleares

Gestão e indicadores nucleares

Transparência

Como parte de seu compromisso com a transparência da informação, Iberdrola inclui informações adicionais sobre suas instalações de geração nuclear.

A Iberdrola Generación Nuclear S.A.U. (Iberdrola Generación Nuclear) possui 3.177 MW de energia nuclear na Espanha, distribuídos entre os ativos nucleares com a seguinte estrutura de propriedade e operação:

Unidade Potência elétrica em MW Propiedade da Iberdrola Operador
Cofrentes Enlace externo, se abre en ventana nueva. 1092 100% Iberdrola Generación Nuclear S.A.U.
Almaraz I 1049 53% Centrales Nucleares Almaraz-Trillo, A.I.E. (CNAT)
Almaraz II 1044 53% Centrales Nucleares Almaraz-Trillo, A.I.E. (CNAT)
Trillo 1066 49% Centrales Nucleares Almaraz-Trillo, A.I.E. (CNAT)
Vandellós II 1087 28% Asociación Nuclear Ascó-Vandellós II, A.I.E. (ANAV)
Ascó II 1027 15% Asociación Nuclear Ascó-Vandellós II, A.I.E. (ANAV)

 

A Iberdrola tem uma participação minoritária (através da Central Maine Power Co.) em empresas que administram o armazenamento temporário de combustível usado de várias usinas nucleares desativadas nos Estados Unidos, como mostrado abaixo:

As três Yankees mencionados acima são separadas e independentes da influência estrangeira. Conforme estabelecido pela Comissão Reguladora Nuclear (NRC), a NRC não permite licenças de propriedade, controladas ou dominadas de qualquer forma por corporações estrangeiras (Código 10 Seção 50.38 do Regulamento Federal). Para permitir a propriedade indireta, a NRC exige que os licenciados e/ou acionistas adotem um "Plano de Ação de Negação" (Negation Action Plan). Esse plano, em nosso caso já aprovado pelo NRC, inclui ações (para as três Yankees) tais como garantir a nomeação exclusiva de cidadãos americanos como representantes nos Conselhos de Administração ou "procedimentos de exclusão" como garantir nenhum acesso às informações de segurança ou nenhuma influência ou controle sobre as decisões relativas à segurança das instalações.

Nesse sentido, a lei Nuclear Waste Policy Act (NWPA) dos Estados Unidos prevê que aqueles cujos clientes se beneficiam da eletricidade produzida pelas usinas nucleares devem pagar pelo descarte do combustível nuclear utilizado por essas usinas através de pagamentos ao Fundo Federal de Resíduos Nucleares. Por outro lado, o Governo Federal dos EUA tem a obrigação de remover o combustível nuclear usado dos repositórios temporários no local e dispor do mesmo em um repositório federal. No marco da NWPA, a eliminação do combustível usado e o posterior transporte para um repositório federal deveria ter começado em 1998. Os clientes dos setor cumpriram sua obrigação de pagar pela remoção e disposição do combustível nuclear usado, mas o governo federal ainda não removeu o combustível usado de instalações industriais ou de instalações designadas para recebê-lo. As três Yankees mencionados acima processaram o governo federal dos EUA por danos civis recuperando, em 2013, parte dos custos causados pela falha na remoção do combustível nuclear usado. Não se sabe quando o Governo Federal cumprirá suas obrigações a este respeito.

Após o acidente de Fukushima, as usinas nucleares da Iberdrola Generación Nuclear realizaram reavaliações de segurança, também conhecidas como testes de estresse, de acordo com as normas WENRA/ENSREG, concluindo que:

  • A base de projeto e a base de licenciamento são adequadas e cumpridas em sua totalidade.
  • Há amplas margens além das bases do projeto para lidar com eventos naturais extremos, mantendo as funções de segurança.
  • A fim de aumentar ainda mais as amplas margens de segurança já existentes, foram identificadas várias melhorias, com o objetivo de tornar nossas instalações mais robustas contra qualquer ameaça à segurança.

A Iberdrola Generación Nuclear também é membro ou participa de importantes organizações internacionais para o excelente funcionamento de suas usinas, incluindo as seguintes:

  • WANO, World Association of Nuclear Operators
  • INPO, Institute of Nuclear Power Operations
  • NEI, Nuclear Energy Institute
  • EPRI, Electric Power Research Institute
  • Grupos de propriedade das respectivas tecnológicas, Westinghouse, General Electric y Areva