Energia hidrelétrica

Energia hidrelétrica, a chave para um futuro mais verde

O compromisso da Iberdrola com a tecnologia hidrelétrica é uma parte indiscutível de sua história, que remonta às próprias origens da empresa.

A aposta da Iberdrola em tecnologia hidrelétrica é parte indiscutível de sua história por remontar às próprias origens da empresa. Com mais de 13.300 MW de capacidade instalada em todo o mundo, o grupo está comprometido com este tipo de usina essencial para a transição energética e se mantém como um líder em armazenamento de energia com 4.000 MW de capacidade instalada através de usinas hidrelétricas de bombeamento.

O que é energia hidrelétrica?

A energia hidráulica, também conhecida como energia hidrelétrica, é aquela gerada ao transformar a energia potencial existente entre dois corpos de água localizados em diferentes altitudes ou elevações em energia elétrica. Para aproveitar esta diferença de altura, são construídas infraestruturas hidráulicas capazes de extrair o máximo potencial deste recurso natural. O resultado disso é uma energia renovável e limpa, já que evita o uso de combustíveis fósseis e reduz as emissões de dióxido de carbono, limitando a poluição e o efeito estufa.
 
Há séculos que os humanos têm aproveitado a energia das correntes fluviais, inicialmente usando rodas d'água giradas pelos rios para moer grãos e até mesmo para fabricar tecidos. A energia hidrelétrica se tornou uma fonte de eletricidade no final do século XIX, depois que o engenheiro britânico-americano James Francis construiu a primeira turbina hidráulica moderna. Em 1882, a primeira usina hidrelétrica do mundo começou a operar em Appleton, Wisconsin, nos Estados Unidos.

Creatividad fondo

Vantagens da energia hidrelétrica

Ilustração
  • Recurso reutilizável A água armazenada pelas chuvas é utilizada por várias usinas hidrelétricas conectadas entre si através de reservatórios
  • Função de controle Os reservatórios permitem regular o fluxo de um rio para evitar, por exemplo, enchentes perigosas
  • Armazenamento As usinas de bombeamento permitem armazenar energia em grande escala
  • Instalações duradouras As usinas hidrelétricas têm uma longa vida útil
  • Econômico O investimento inicial é intensivo e os custos operacionais são baixos
  • Complemento a outros tipos de energia é um suporte essencial para o desenvolvimento de outras tecnologias renováveis, como a energia solar e eólica
  • Sustentável Aproveita o valor energético da água, não produz emissões poluentes e contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa
  • Flexível Permite uma resposta rápida às variações de demanda

Principais tipos de usinas hidrelétricas

Dependendo de sua funcionalidade, as usinas hidrelétricas são classificadas da seguinte forma

Usinas a fio d'água: 

O funcionamento da usina se adapta totalmente ao regime de caudais que corre pelo rio, sem alterá-lo. Essas usinas não possuem, portanto, uma capacidade significativa de armazenamento e têm um funcionamento contínuo, embora variável ao longo do ano. A energia produzida não pode se adaptar às necessidades de cobertura da demanda elétrica.

Usinas com reservatório: 

Este tipo de instalação permite armazenar água e regular seu funcionamento para atender às necessidades da demanda. A capacidade de armazenamento é obtida por meio de uma represa situada a montante da usina e dependendo de sua capacidade se fala de regulação sazonal, anual ou mesmo hiperanual.

Usinas reversíveis ou de bombeamento:

Essas instalações, além de gerarem energia, são capazes de acumular energia elétrica bombeando água para uma represa maior. Além disso, é mais rentável e proporciona estabilidade, segurança e sustentabilidade ao sistema elétrico, já que produz uma grande quantidade de energia com um tempo de resposta muito rápido e sem gerar nenhuma emissão para a atmosfera. A Iberdrola é líder no armazenamento de energia com esta tecnologia.

 

Como funciona uma usina hidrelétrica?

As usinas hidrelétricas convertem em energia elétrica a diferença de energia potencial de uma determinada massa de água ao transferi-la entre dois pontos situados a uma altitude ou cota diferentes.

Ilustración
  • Barragem A barragem, situada no canal habitual do rio, acumula água para formar a represa. Isso permite que a água adquira uma energia potencial que depois se transformará em eletricidade
  • A água situada atrás da barragem corre através de uma entrada sendo conduzida através de um conduto forçado
  • A energia potencial transforma-se em energia cinética à medida que a água circula pelo conduto
  • Turbina Ao chegar às salas de máquinas, a água atua sobre as pás da turbina transformando sua energia cinética em mecânica de rotação
  • Escoamento A água, uma vez que forneceu sua energia, é conduzida rio abaixo através do canal de escoamento
  • Gerador elétrico O eixo da turbina está unido ao do gerador elétrico, que ao girar converte a energia de rotação em eletricidade
  • Rede elétrica
  • Transformador
  • Grelhas filtração
  • Condutos forçados
  • Eixo
  • Água em movimento
  • Água aproveitada para outros fins, como para regar

Usina hidrelétrica de bombeamento: o ponto-chave para o armazenamento de energia

Há anos, o setor energético vem explorando melhorias para equilibrar o fornecimento de energia que vem de fontes renováveis, dependentes de recursos naturais como água ou luz e suas variações ao longo do dia ou do ano. Uma das alternativas mais inovadoras é a hidrelétrica de bombeamento, atualmente o sistema mais eficiente para armazenamento de energia em larga escala. Esta tecnologia é mais econômica e traz estabilidade, segurança e sustentabilidade para o sistema elétrico. Ela se destaca por sua capacidade de gerar grandes quantidades de energia com um tempo de resposta muito rápido - muito superior ao das melhores baterias do mercado - e sem gerar nenhuma emissão para a atmosfera. A Iberdrola é líder em armazenamento de energia com instalações de tecnologia de armazenamento por bombagem.

Este tipo de usina conta com dois reservatórios em alturas diferentes que permitem armazenar água em momentos de menor necessidade e utilizá-la para gerar energia em momentos de alto consumo para atender a toda a demanda.

Durante as horas de vazio, quando há menos demanda, o modo de operação de bombeamento é ativado, no qual a água é bombeada do reservatório inferior para o reservatório superior através de uma canalização e uma galeria de condução. Durante as horas de pico, ou seja, as horas de maior demanda, o modo de operação é invertido, gerando energia através da turbina da água disponível no reservatório superior.

É assim que funciona uma usina hidrelétrica de bombeamento.

Você sabe como funcionam as usinas hidrelétricas?

A energia hidrelétrica é gerada através da transformação da força da água em energia elétrica. Para aproveitar esta potência, são construídas grandes infraestruturas hidráulicas para extrair o máximo potencial deste recurso renovável, livre de emissões e natural.

O que é energia hidrelétrica e como funciona?

Você sabe para que servem as usinas hidrelétricas de bombeamento?

Sua principal missão é armazenar água nos momentos de menor demanda e utilizá-la para gerar energia durante as horas de maior consumo. Esta tecnologia é o método mais eficiente de armazenamento de energia, já que não gera nenhuma emissão de poluentes e é altamente eficiente.

Descubra as usinas hidrelétricas de bombeamento