Notícia

2024-02-16 14:56:00.0

A Iberdrola otimiza o bombeamento hidrelétrico na Galícia e hibridiza uma bateria com o bombeamento na usina de Santiago Sil - Xares

  • Ele melhorará o gerenciamento do bombeamento hidrelétrico da usina de Santiago Sil - Xares, com uma capacidade de armazenamento de quase 3.000 MWh. 
  • A empresa de eletricidade optou pela região da Galícia e, mais especificamente, por suas instalações em Ourense, para implementar um projeto pioneiro na Espanha.

A Iberdrola já possui todas as licenças e autorizações prévias para a melhoria e otimização da usina hidrelétrica reversível de Santiago Sil - Xares. O projeto consiste na instalação de um starter estático e de uma bateria de 5 MWh que permitirá flexibilizar o acoplamento à rede dos grupos de bombeamento reversíveis existentes. 

Esse é um projeto inovador na Espanha, o primeiro desse tipo a ser autorizado. O projeto permitirá que o atual bombeamento hidrelétrico entre os rios Sil e Xares seja conectado à rede de forma mais rápida e flexível, com uma diferença de nível de 230 m, 50 MW de potência e uma capacidade de armazenamento hidrelétrico de quase 3 GWh (3.000 MWh). 

Assim, a Iberdrola consolida o esforço de investimento que está realizando tanto para otimizar suas instalações atuais com a tecnologia de armazenamento por bombeamento, , da qual é líder nacional com mais de 3.000 MW de capacidade (mais de 50% do total na Espanha), quanto para promover novas instalações de armazenamento (na Galícia, Conso II, 1.800 MW).

A usina hidrelétrica de Sil - Xares, com uma produção média de 100 GWh/ano, está localizada no município de Vilamartín de Valdeorras e entrou em operação em 1969.  Possui quatro grupos hidrelétricos: dois deles de tipologia de fluxo e denominados Santiago Sil, com uma potência de 14 MW e um fluxo de 160 m3/s, e outros dois do tipo Francis Reversible, com capacidade de armazenamento bombeado (Santiago Xares) de 50 MW de potência e um fluxo de 18 m3/s.

No contexto atual, as instalações de armazenamento bombeado (Gigabaterias) são essenciais para avançar na descarbonização do sistema elétrico, permitindo a integração de energias renováveis não gerenciáveis, o aumento do investimento e seu desenvolvimento, evitando desconexões em momentos de baixa demanda. 

Atualmente, a Iberdrola é a única empresa com tecnologia de bombeamento hidrelétrico na Galícia, com mais de 350 MW instalados nesse tipo de instalação na província de Ourense. 

O último exemplo do compromisso da Iberdrola com essa tecnologia é o Complexo Hidrelétrico do Tâmega, uma das maiores iniciativas energéticas da história, com um investimento total de mais de 1,5 bilhão de euros, uma capacidade instalada de 1.158 MW e uma reserva energética de 40 milhões de kWh.