ACESSIBILIDADE

Na Iberdrola traçamos como objetivo prioritário que todas as pessoas, independentemente de sua deficiência, idade ou da tecnologia utilizada, possam navegar em nossa página web sem encontrar dificuldades de acesso.

Com este propósito, o desenvolvimento do site da Iberdrola se baseou no cumprimento das Normas de Acessibilidade ao Conteúdo na Web 2.0 estabelecidas pelo W3C (Consórcio da World Wide Web). Estas normas também constituem o núcleo de padrões como ISO/IEC 40500 ou a norma UNE 139803:2012.

Estamos trabalhando para renovar o certificado de Acessibilidade [PDF] emitido pela ILUNION Tecnología y Accesibilidad em 2017 para o site corporativo. Em 15 de março de 2020, a ILUNION Tecnología y Accesibilidad já certificou que a seção dedicada à Assembleia Geral de Acionistas 2020 do site cumpria o nível Duplo A conforme as Pautas de Acessibilidade ao Conteúdo da Web 2.1 do site Accessibility Initiative (WAI) do World Wide Web Consortium.

Certificado de Acessibilidade emitido pela ILUNION Tecnología y Accesibilidad, abrir em uma nova janela.

A ILUNION também nos concedeu um reconhecimento adicional (ver diploma de Acessibilidade [PDF]) por nossos esforços em matéria de acessibilidade universal e atendimento a pessoas deficientes.

Algumas das funcionalidades implementadas para permitir o fácil acesso a todos os conteúdos do site da Iberdrola são:

  • As características visuais da página web (tipo de letra, cor de letra e fundo etc.) são definidas pelo painel de estilos, permitindo que os usuários possam ajustar os textos de acordo com suas preferências.
  • Os tamanhos das letras foram definidos com unidades relativas para permitir que os usuários possam aumentar ou diminuir o tamanho da letra a partir das opções do navegador.
  • Se um usuário acessar www.iberdrola.com com um navegador que não suporte o painel de estilos, isso não implicará qualquer dificuldade, já que todos os conteúdos com a CSS desativada podem ser acessados.
  • As páginas têm uma estrutura clara tanto para o usuário — que pode ver todo o conteúdo — como para quem lê as informações utilizando sistemas de apoio como um leitor de tela — usuários que desativam o paineil de estilos, etc. Com esse objetivo, foram definidos, por meio de código HTML, os cabeçalhos de seção, as listas e todos os elementos que ajudam na compreensão geral do site.
  • O código HTML e CSS utilizado se ajusta às gramáticas formais para garantir a visualização correta dos conteúdos em diferentes navegadores.
  • O site foi pensado para que os usuários possam realizar uma navegação em alto contraste, que permite fazer a distinção entre link e texto sem link — com exceção de todos os links que podem ser deduzidos pelo contexto (menus, listas etc.).
  • Inclui textos descritivos no atributo "ALT" para todas as imagens de todas as páginas.

No entanto, se você encontrar alguma dificuldade no acesso às informações contidas no site da Iberdrola ou tiver alguma sugestão ou consulta a respeito da acessibilidade do site, não hesite em entrar em contato com a gente por meio do e-mail cdc@iberdrola.com.