Iberdrola no Reino Unido

Líderes renováveis
no Reino Unido

A ScottishPower, subsidiária da Iberdrola no Reino Unido, é uma das maiores empresas de energia do país, com atuação em redes elétricas, energias renováveis e no setor de varejo de energia. A empresa está à frente da transição verde no Reino Unido: investe na construção de novas fontes renováveis para reduzir a dependência de combustíveis fósseis poluentes, moderniza a rede elétrica para o futuro e apoia clientes com soluções limpas em suas casas e negócios. Foi a primeira companhia integrada de energia no Reino Unido a gerar 100% de eletricidade verde.

Seguindo a estratégia da Iberdrola de ampliar os investimentos em países com nota A e ambiente regulatório estável, a companhia vai investir £24 bilhões até 2028. Os recursos vão acelerar a expansão da energia renovável limpa e verde, além de modernizar a rede elétrica no Reino Unido para distribuir essa energia de forma mais eficiente em todo o país. A iniciativa vai reduzir de forma significativa a dependência britânica de combustíveis fósseis e aumentar a segurança energética.

Principais linhas de negócios da ScottishPower

A ScottishPower divide sua atividade em três linhas principais de negócios:

Redes elétricas: Por meio de suas marcas SP Energy Networks e SP Electricity North West, a ScottishPower é atualmente a segunda maior operadora de redes de distribuição no Reino Unido, fornecendo eletricidade para cerca de 12 milhões de pessoas em uma rede que se estende por mais de 170.000 quilômetros.

A SP Energy Networks distribui e conecta eletricidade em Merseyside, Cheshire e North Shropshire (Inglaterra), no norte do País de Gales, bem como no centro e sul da Escócia. A SP Electricity North West distribui eletricidade no noroeste da Inglaterra, incluindo Manchester e o Distrito dos Lagos. Foi adquirida pela Iberdrola em agosto de 2024 e, em 2025, apresentou seu novo nome e identidade visual como parte da ScottishPower.

A SP Energy Networks também é proprietária e opera a rede de transmissão de alta tensão no centro e sul da Escócia. Tem planos de investir até 13.902 milhões de euros (equivalente a 12.000 milhões de libras) até 2031 por meio do RIIO-T3, em um grande programa de renovação da infraestrutura britânica para impulsionar a eletrificação.

ScottishPower Renewables: com quase 3.100 MW de capacidade instalada, possui quarenta parques eólicos terrestres e dois marítimos em operação. Além disso, está construindo o parque eólico marítimo East Anglia Three, o segundo maior do mundo, com um investimento de quase 4.634 milhões de euros (equivalente a 4.000 milhões de libras), assim como o East Anglia Two. Junto com o já operacional East Anglia One, formarão o East Anglia Hub, um ambicioso projeto que permitirá gerar até 3,9 GW de energia na costa leste do Reino Unido.

ScottishPower Customer: com 4,2 milhões de clientes, a ScottishPower é uma das maiores comercializadoras de energia do Reino Unido, fornecendo eletricidade e gás, além de ajudar os clientes a instalar soluções inteligentes como carregadores para veículos elétricos, bombas de calor e sistemas solares domésticos em residências de todo o país.

Hidrógeno Verde

A Scottishpower também apoia a descarbonização por meio de projetos de hidrogênio verdeEnlace externo, se abre en ventana nueva.  nas Ilhas Britânicas. 

Alguns números-chave

Dados atualizados no final do primeiro semestre de 2025.

icono
1.728,9

M € de EBITDA

icono
1.260

M € contribuição tributária direta

icono
6,1

milhões de consumidores

icono
6.598

empleados

icono
20.190

GWh energía distribuída

icono
3.386

MW de capacidade renovável instalada

Ignacio Galán

"A Iberdrola tem sido um investidor firme no Reino Unido há quase vinte anos. Além de nossos ativos atuais, avaliados em mais de 34.750 milhões de euros, nossos planos no país preveem investir 34.750 milhões de euros até o final da década, sendo dois terços em redes de transmissão e distribuição e um terço em energias renováveis, principalmente eólica offshore. Esses investimentos gerarão benefícios significativos em termos de empregos, cadeia de suprimentos e economia para o país."

Ignacio S. Galán

Presidente executivo da Iberdrola

ScottishPower promove os critérios de sustentabilidade no Reino Unido

A Iberdrola segue comprometida com a criação de valor sustentável para todos os seus grupos de interesse. Para contribuir com o desenvolvimento sustentável, a ScottishPower desenvolve suas atividades de acordo com os três pilares utilizados internacionalmente para medir o impacto e a sustentabilidade do trabalho corporativo: fatores ambientais, sociais e de governança (ESG, em sua sigla em inglês). Estas são algumas das conquistas e iniciativas da ScottishPower em matéria de sustentabilidade:

A SP Energy Networks aumentou a satisfação dos clientes no último ano, classificando-se como uma das melhores empresas do Reino Unido em todos os setores de serviços, de acordo com o Institute of Customer Service.

A ScottishPower Renewables restaurou mais de 1.000 hectares de áreas úmidas no parque eólico de Whitelee. Além disso, os leitos de ervas marinhas e ostras foram restaurados em conjunto com a WWF.

Uma equipe comprometida: a ScottishPower tem uma força de trabalho de 6.598 colaboradores, de acordo com dados do final de 2024.

A ScottishPower conta com a Redes de Funcionários, dirigida inteiramente por seus funcionários, que ajudam a construir o negócio, a atrair e reter diversos talentos e a desenvolver um local de trabalho aberto, solidário e inclusivo.

O grupo SPARC (ScottishPower Are Recognising Capabilities) busca apoiar pessoas com algum tipo de deficiência, neurodivergência ou problemas de saúde de longo prazo. Mais de 15% dos funcionários da ScottishPower fazem parte dos grupos existentes.

Com o Returner Programme, a ScottishPower busca reincorporar profissionais que fizeram uma pausa na carreira de dois anos ou mais ao setor STEM de ciência e tecnologia.

Até o momento, contribuímos com £67,6 milhões para o benefício das comunidades próximas aos nossos parques eólicos onshore em operação no Reino Unido.

Seguimos crescendo no Reino Unido