Pasar al contenido principal

Produtos e serviços para nossos clientes

Soluções inteligentes que impulsionam a eletrificação

P+D+I Eficiência energética Mobilidade elétrica Autoconsumo fotovoltaico Hidrogenio verde

Lideramos a eletrificação da economia com tecnologias limpas e novos produtos e serviços inteligentes que melhoram a experiência do usuário em um mercado energético em transformação.

Oferecemos serviços tecnológicos adaptados aos nossos clientes.
Nossa ampla gama de soluções inteligentes para clientes promove a eficiência, a economia de energia e o cuidado com o meio ambiente.

O setor elétrico é o vetor que melhor pode incorporar energias limpas. Por isso, na Iberdrola apoiamos a descarbonização da economia por meio de maior eletrificação, especialmente em setores como o transporte, com soluções para veículos elétricos, a construção, através de bombas de calor, e a indústria. Para alcançar isso, desenvolvemos tecnologias e serviços que permitem aos usuários adotar modelos de consumo mais sustentáveis, inteligentes e conectados, integrando plataformas digitais, soluções de autoconsumo e sistemas avançados de gestão energética.

Eletrificação do transporte

Transporte pesado

Impulsionamos a eletrificação do transporte como parte do nosso compromisso com a descarbonização. Por meio de soluções inovadoras e parcerias público-privadas, desenvolvemos infraestruturas de recarga, incentivamos a mobilidade elétrica coletiva e promovemos tecnologias que reduzem as emissões no transporte terrestre e marítimo.

Na Espanha, implantamos uma rede de recarga pública e privada com estações de altíssima potência, pontos combinados para usos de média e curta duração e instalações com armazenamento e marquises fotovoltaicas. Também criamos hubs específicos para ônibus e caminhões, facilitando a recarga diária de mais de 650 ônibus elétricos por meio de soluções pioneiras com tecnologias de smart charging. Nossa aliança com a bp pulse resultou no projeto TANGERINE, que contempla a instalação de 1.220 pontos de recarga de alta potência na Espanha e em Portugal.

No âmbito do armazenamento, destaca-se o projeto Sunbatt EVO, junto à SEAT e à INGEDETEC, que investiga o uso de baterias de segunda vida em sistemas estacionários, promovendo a economia circular. Também participamos do PERTE VEC CAPITAL junto à IRIZAR, validando protótipos de recarga alimentados por baterias reutilizadas provenientes de ônibus elétricos.

Além disso, em 2023, junto à AEDIVE e à CEO Alliance, impulsionamos o PIRVEP, a primeira plataforma colaborativa que reúne todos os atores envolvidos na eletrificação do transporte pesado rodoviário. Com mais de 270 parceiros, incluindo fabricantes, operadores logísticos, fornecedores de infraestrutura, clientes e administrações, seu objetivo é acelerar a descarbonização de um setor que, embora represente apenas 1% da frota, gera 25% das emissões do transporte rodoviário. Em 2025, o PIRVEP amplia seu alcance a nível europeu, integrando representantes na plataforma E-Mobility Europe para impulsionar a transição para um transporte mais limpo e competitivo.

A partir do Catar, impulsionamos o projeto Intelligent EV Charging, que desenvolve algoritmos de recarga inteligente e vehicle-to-grid (V2G), otimizando horários de carga conforme as condições do sistema e as preferências do usuário. Na mesma linha, a partir da Espanha participamos do PLATGESTIR, uma plataforma que permitirá integrar o veículo elétrico como ativo gerenciável na rede, possibilitando a conexão bidirecional e novos modelos de gestão energética.

No Brasil, lideramos o Corredor Verde, o primeiro corredor elétrico do país, com dezessete estações distribuídas ao longo de 1.100 km entre Salvador e Natal. Até 2025, a plataforma conta com mais de 12.800 usuários e já gerenciou mais de 46.000 sessões de recarga. Em Fernando de Noronha, implementamos soluções alimentadas por energia solar com armazenamento, incluindo estações estratégicas e o primeiro buggy 100% elétrico da ilha. Também desenvolvemos o Caminhão Elétrico, projetado para operações urbanas com recarga de oportunidade conectada à rede de baixa tensão.

No Reino Unido, impulsionamos a expansão da infraestrutura por meio de acordos com entidades locais e empresas. Destacam-se as colaborações com a St Austell Brewery, que permitirá instalar mais de 300 carregadores em estacionamentos de pubs; com o Golf It! em Glasgow, onde foram instalados doze carregadores; e a aliança com o Conselho do Condado de Devon para implantar 130 pontos em localidades rurais. Além disso, a ScottishPower inova com carregadores com apoio de baterias em áreas com limitações de rede, oferecendo recarga ultrarrápida sem melhorias caras na infraestrutura.

Marítimo

Na Espanha, lideramos a descarbonização do transporte marítimo com sistemas OPS que permitem conectar os navios à rede elétrica terrestre e abastecê-los com energia renovável durante sua estadia no porto. Isso reduz emissões e ruído, melhora a eficiência e evita o uso de motores auxiliares. As estações incorporam braços articulados para uma conexão segura e rápida, e a energia fotovoltaica excedente é destinada ao autoconsumo coletivo no entorno portuário.

Além disso, em 2022, a Iberdrola, junto a mais de 20 empresas e organismos, impulsionou a Aliança Net-Zero MAR, uma plataforma colaborativa e sem fins lucrativos que busca acelerar a descarbonização e eletrificação do setor marítimo e dos portos espanhóis. Desde sua criação, a Aliança triplicou seus membros, alcançando 70 associados, e a partir de 2024 conta com o apoio da Puertos del Estado e de outras 10 autoridades portuárias, além de diferentes empresas energéticas.

Eletrificação do calor e do frío

Apostamos na eletrificação do calor como caminho essencial para descarbonizar a indústria e os ambientes urbanos. Por meio de soluções tecnológicas adaptadas, acompanhamos empresas e administrações em sua transição para um modelo energético mais limpo, eficiente e resiliente.

Eficiência energética de edificações

No setor residencial, impulsionamos a reabilitação energética de residências por meio de soluções turnkey que combinam climatização elétrica eficiente com bombas de calor, melhorias no isolamento, fornecimento de energia e manutenção. Esta proposta garante simplicidade, qualidade e controlo de custos para o cliente.

A partir do nosso centro de inovação no Catar, desenvolvemos o BEMS, um sistema inteligente que optimiza o consumo de energia em edifícios por meio de inteligência artificial explicável, aprendizagem federada e controlo em tempo real, melhorando o conforto e reduzindo custos operacionais.

No Reino Unido, ampliamos a rede de instaladores certificados de bombas de calor e colaboramos com a Energy Systems Catapult no programa Warm Home Prescription, que melhora a saúde e o conforto em residências vulneráveis através de isolamento e tecnologias limpas.

Na indústria, trabalhamos em soluções competitivas que substituem combustíveis fósseis por tecnologias elétricas, como bombas de calor industriais, caldeiras elétricas e armazenamento térmico. Entre 2023 e 2025, projetamos iniciativas para descarbonizar processos produtivos, como GREEN HEAT ASTURIAS, que eletrificará a planta da Bayer em La Felguera, e DESCARBAN, que implantará uma bomba de calor alimentada com eletricidade 100% renovável na planta do Grupo AN em Ávila.

Além disso, em 2024, impulsionamos a Aliança Q-Cero, uma iniciativa colaborativa que busca acelerar a descarbonização da demanda térmica na indústria e em edifícios na Espanha. Com mais de 120 entidades aderentes e o apoio de instituições como a Universidade Politécnica de Madrid e a Tecnalia, a Aliança consolidou-se como ponto de encontro para compartilhar desafios, conquistas e soluções que permitam avançar na transição energética sem perder competitividade.

Redes de calor

Em ambientes urbanos, promovemos redes de calor e frio alimentadas por fontes renováveis e tecnologias elétricas. Destaca-se a Rede de Calor e Frio Renovável de Palência, um projeto pioneiro que estará operacional até o final de 2025. Combinará biomassa e bombas de calor para cobrir mais da metade da demanda anual de aquecimento e água quente, podendo reduzir a conta de energia em até 30% e evitando a emissão de 25.000 toneladas de CO₂ por ano.

Autoconsumo

Impulsionamos o autoconsumo como ferramenta-chave para avançar em direção a um sistema energético mais descentralizado e sustentável. Por meio de soluções tecnológicas e plataformas digitais, promovemos a participação dos consumidores na geração de energia renovável. A digitalização é essencial nesta estratégia, com processos integrais que agilizam a execução de projetos e melhoram sua eficiência.

Na Espanha, a iniciativa Smart Solar implementou comunidades solares em mais de 1.000 telhados, centralizando a supervisão de ativos e otimizando a produção. Além disso, incorporamos o Autogrid Flex, plataforma desenvolvida junto à Schneider Electric que prevê e distribui energia de forma inteligente.

Na Austrália, destacam-se projetos em infraestruturas públicas como o Hospital Infantil de Westmead, com uma instalação fotovoltaica de 730 kW que gera mais de 1 GWh por ano e alimenta 75 pontos de recarga para veículos elétricos. Também no Aeroporto de Adelaide, onde instalamos um sistema solar de 2,3 MWp que produz 3.282 MWh anuais, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

Quanto às atividades de divulgação, a Iberdrola Clientes criou uma simulação de uma casa inteligente no projeto Smart Home VR, que conta com uma residência virtual em Realidade Virtual com produtos Smart Home e um avatar com IA generativa que responde por voz às consultas.

Serviços de gestão de energia

Promovemos a gestão inteligente de energia para avançar em direção a um modelo mais eficiente e digital. Por meio de plataformas inteligentes e tecnologias de otimização, ajudamos residências, empresas e cidades a gerir seu consumo, reduzindo custos e emissões.

Na Espanha, desenvolvemos o Assistente Smart Avançado (ASA), que permite controlar o consumo doméstico e otimizar a carga de veículos elétricos. Reconhecido como produto mais inovador em 2024, o ASA integra dispositivos IoT e oferece recomendações em tempo real. No Reino Unido, sua versão v3.0 ajusta a carga de acordo com os preços do mercado grossista.

Além disso, lançamos junto à Balantia uma plataforma para gerir Certificados de Economia de Energia, facilitando o acesso a incentivos e promovendo a eficiência. Também impulsionamos o desenvolvimento de microrredes sob o modelo Microgrids as a Service, que combinam geração solar, armazenamento com baterias e software avançado para oferecer soluções locais e resilientes.

No âmbito urbano das Smart Cities, colaboramos com prefeituras e desenvolvedores em projetos como o ATELIER, que demonstra o potencial dos Distritos de Energia Positiva: áreas capazes de gerar mais energia renovável do que consomem, criando excedentes que podem ser compartilhados com o entorno.

Experiência do cliente

Melhoramos a experiência do usuário em todos os canais: web, landing pages, apps e área privada. Lançamos um buscador inteligente baseado em IA e um algoritmo que calcula em tempo real a produção solar e a eficiência de soluções como aerotermia, acessível pelo app.

No México, a digitalização de processos comerciais com Salesforce permitiu automatizar fluxos, centralizar informações e gerar relatórios em tempo real, melhorando a eficiência e o atendimento. Além disso, desenvolvemos o Portal Comercial, que centraliza solicitações, automatiza faturamento e acompanhamento e gera documentos como cartas de fatores de emissão. Inclui módulos como Smart Solar, com futuras extensões.

No Brasil, o projeto Conexão Digital impulsiona a modernização da experiência do cliente e a inclusão digital. Entre os marcos de 2024 destacam-se a nova Agência Virtual, com mais serviços e funcionalidades, e o Aplicativo Unificado, que oferece uma experiência mais ágil e prática.

Na Espanha, a área de reclamações criou um novo serviço interno para acelerar o atendimento aos clientes, GregorIA, uma inteligência artificial destinada a automatizar a gestão documental de reclamações para agilizar seu processamento.

No Reino Unido, o assistente Bruce analisa chamadas de clientes de diferentes tipos para extrair informações-chave e melhorar continuamente o serviço ao cliente.

Hidrogênio verde

Apostamos no hidrogênio verde como solução estratégica para descarbonizar setores onde a eletrificação direta é complexa. Este vetor energético, obtido por eletrólise com fontes renováveis, substitui combustíveis fósseis em processos intensivos, contribuindo para um sistema mais limpo e flexível. Com mais de cinquenta projetos em oito países, trabalhamos na produção, distribuição e aplicação do hidrogênio e seus derivados.

Na Espanha, ampliamos a capacidade da estação de hidrogênio de Barcelona para abastecer mais de quarenta ônibus e desenvolvemos plantas como a de Benicarló (1,25 MW) e a de Castellón junto à bp (25 MW), que produzirá até 2.800 toneladas anuais. Também lideramos iniciativas para reduzir custos em plantas e desenvolver estações de reabastecimento para veículos pesados.

A nível europeu, participamos de projetos que abordam armazenamento avançado de hidrogênio; tecnologias para a decomposição de amônia, que permitem obter hidrogênio praticamente puro; integração de vetores energéticos, criando sistemas que combinam eletricidade, hidrogênio e outros recursos; e sistemas inovadores de liquefação, baseados em tecnologias como a refrigeração magnética.

No Brasil, desenvolvemos o projeto HIDROGÊNIO VERDE, que produzirá hidrogênio a partir de energia solar para abastecer veículos em Brasília, contribuindo para a descarbonização do transporte.

 

(*) Disponível na versão em espanhol.

Eletrificação do calor e do frío

Apostamos na eletrificação do calor como caminho essencial para descarbonizar a indústria e os ambientes urbanos. Por meio de soluções tecnológicas adaptadas, acompanhamos empresas e administrações em sua transição para um modelo energético mais limpo, eficiente e resiliente.

Eficiência energética de edificações

No setor residencial, impulsionamos a reabilitação energética de residências por meio de soluções turnkey que combinam climatização elétrica eficiente com bombas de calor, melhorias no isolamento, fornecimento de energia e manutenção. Esta proposta garante simplicidade, qualidade e controlo de custos para o cliente.

A partir do nosso centro de inovação no Catar, desenvolvemos o BEMS, um sistema inteligente que optimiza o consumo de energia em edifícios por meio de inteligência artificial explicável, aprendizagem federada e controlo em tempo real, melhorando o conforto e reduzindo custos operacionais.

No Reino Unido, ampliamos a rede de instaladores certificados de bombas de calor e colaboramos com a Energy Systems Catapult no programa Warm Home Prescription, que melhora a saúde e o conforto em residências vulneráveis através de isolamento e tecnologias limpas.

Na indústria, trabalhamos em soluções competitivas que substituem combustíveis fósseis por tecnologias elétricas, como bombas de calor industriais, caldeiras elétricas e armazenamento térmico. Entre 2023 e 2025, projetamos iniciativas para descarbonizar processos produtivos, como GREEN HEAT ASTURIAS, que eletrificará a planta da Bayer em La Felguera, e DESCARBAN, que implantará uma bomba de calor alimentada com eletricidade 100% renovável na planta do Grupo AN em Ávila.

Além disso, em 2024, impulsionamos a Aliança Q-Cero, uma iniciativa colaborativa que busca acelerar a descarbonização da demanda térmica na indústria e em edifícios na Espanha. Com mais de 120 entidades aderentes e o apoio de instituições como a Universidade Politécnica de Madrid e a Tecnalia, a Aliança consolidou-se como ponto de encontro para compartilhar desafios, conquistas e soluções que permitam avançar na transição energética sem perder competitividade.

Redes de calor

Em ambientes urbanos, promovemos redes de calor e frio alimentadas por fontes renováveis e tecnologias elétricas. Destaca-se a Rede de Calor e Frio Renovável de Palência, um projeto pioneiro que estará operacional até o final de 2025. Combinará biomassa e bombas de calor para cobrir mais da metade da demanda anual de aquecimento e água quente, podendo reduzir a conta de energia em até 30% e evitando a emissão de 25.000 toneladas de CO₂ por ano.