Estações de hidrogênio
O que são as estações de hidrogênio e como funcionam?
Transporte Mobilidade sustentável Hidrogenio verde
O hidrogênio verde é uma das grandes alternativas em termos de mobilidade sustentável, e para sua produção são necessárias estações ou bombas de hidrogênio que funcionam como um posto de abastecimento deste combustível. O objetivo é que até 2030 a Espanha tenha uma rede de mais de 100 estações de hidrogênio.

O hidrogênio verde, obtido por eletrólise a partir de eletricidade renovável —que separa o hidrogênio do oxigênio presente na água— representa uma das mais importantes alternativas aos recursos energéticos tradicionais e um elemento-chave no caminho para a descarbonização do transporte e da mobilidade sustentável.
O hidrogênio é o elemento químico mais comum na natureza, e há mais de dez anos existem veículos movidos por esse elemento. Portanto, o próximo passo consiste em utilizar o hidrogênio proveniente de eletricidade renovável, ou seja, hidrogênio verde.
As principais vantagens deste tipo de veículo são que eles oferecem um maior nível de autonomia e menor dependência da bateria e, ao contrário dos veículos elétricos tradicionais, os tempos de abastecimento são semelhantes aos dos veículos de combustão. Entretanto, para que isso se torne realidade, é necessário aumentar a rede de estações de hidrogênio.
Como funciona uma estação de hidrogênio?
O processo de abastecimento em um posto de hidrogênio não é muito diferente ao de um posto de gasolina convencional, embora existam alguns detalhes que tornam a experiência um pouco diferente. Isto acontece porque o hidrogênio é fornecido a alta pressão e, por ser um gás extremamente volátil, a conexão entre o receptáculo ou o ponto de conexão do veículo e a bomba deve ser impermeável.
Dessa forma, o hidrogênio é abastecido no tanque de combustível do veículo, que alimenta a célula de combustível que gera a eletricidade necessária para movimentar o veículo. O único produto residual que se produz nesse processo é vapor de água, que é expelido através do tubo de escape.
Ao contrário dos postos de abastecimento convencionais, o hidrogênio é vendido por quilo, não por litro, e o tempo de abastecimento de um ônibus convencional - que normalmente tem uma capacidade entre 30 e 37,5 quilos - não passa dos 12 minutos. Com relação ao consumo de um ônibus a hidrogênio, estima-se que é de aproximadamente 8 quilos por 100 quilômetros, de modo que a autonomia dos veículos a hidrogênio atualmente no mercado seria de cerca de 400 quilômetros.
ESTAÇÕES DE HIDROGÊNIO
O processo de abastecimento de uma estação de hidrogênio é muito semelhante ao de um posto de gasolina convencional, embora o hidrogênio seja fornecido em alta pressão













O hidrogênio verde é produzido com energia renovável.
A água utilizada para a eletrólise deve conter sais e minerais para conduzir eletricidade
Usa corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água.
Aumenta a pressão do hidrogênio para armazená-lo
O hidrogênio é armazenado em tanques de alta pressão – 500 bar
Dependendo do tamanho, eles entregam entre 60 e 120 g/s para veículos pesados e têm capacidades de 200 kg/dia até 2.000 kg/dia
O fornecimento requer que o hidrogênio seja refrigerado
Os depósitos de hidrogênio estão localizados na parte superior
Gera a eletricidade necessária para mover o veículo
Responsável pela tração do ônibus

Os ônibus geralmente têm 5 tanques de 7,5 kg cada a 350 bar, o que representa um total de 37,5 kg de hidrogênio.










O processo de abastecimento de uma estação de hidrogênio é muito semelhante ao de um posto de gasolina convencional, embora o hidrogênio seja fornecido em alta pressão












O hidrogênio verde é produzido com energia renovável.
A água utilizada para a eletrólise deve conter sais e minerais para conduzir eletricidade
Usa corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água
Aumenta a pressão do hidrogênio para armazená-lo.
O hidrogênio é armazenado em tanques de alta pressão – 500 bar
O fornecimento requer que o hidrogênio seja refrigerado
Dependendo do tamanho, eles entregam entre 60 e 120 g/s para veículos pesados e têm capacidades de 200 kg/dia até 2.000 kg/dia
Os depósitos de hidrogênio estão localizados na parte superior.
Responsável pela tração do ônibus
Gera a eletricidade necessária para mover o veículo
VER INFOGRÁFICO: O que são as estações de hidrogênio e como funcionam? [PDF]
Rede de estações de hidrogênio na Espanha
O número de estações de hidrogênio no mundo ainda é baixo, com várias centenas espalhadas pelo mundo, especialmente no Japão, Alemanha, Noruega e Estados Unidos, enquanto na Espanha o número não chega a dez. Entretanto, há um bom número de projetos em andamento já que o objetivo, para atingir as metas de redução de emissões, é que a rede espanhola de estações de hidrogênio ultrapasse a centena até 2030.
Transports Metropolitans de Barcelona (TMB)
Em Barcelona, a Iberdrola possui a primeira instalação comercial de produção e distribuição de hidrogênio verde na Espanha, que será utilizada pelos ônibus da Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) e outras frotas e indústrias do parque industrial da Zona Franca, onde está localizada.
Plataforma Logística PLAZA
Em Aragão, já está em andamento uma iniciativa que inclui a construção de uma estação de hidrogênio na Plataforma Logística PLAZA em Zaragoza, com capacidade de 10 MW para produzir e fornecer hidrogênio verde para o transporte pesado.
Corredor verde de hidrogênio
A Iberdrola também está liderando a criação de um corredor verde de hidrogênio na Comunidade Valenciana e na Região de Murcia com o objetivo de gerar e fornecer hidrogênio verde para frotas de transporte rodoviário pesado, frotas de ônibus intermunicipais e veículos industriais leves. Para isso, será iniciada a construção de três estações de hidrogênio em Valência, Alicante e Murcia.
Usina de hidrogênio verde de Puertollano
Além disso, em Puertollano (Ciudad Real), está em andamento a construção do que será a maior usina de hidrogênio verde para uso industrial na Europa. Esta usina da Iberdrola terá um dos maiores sistemas de produção de hidrogênio por eletrólise do mundo (20 MW) e, como será integrada a uma usina solar fotovoltaica, assim como a um sistema de baterias de íon-lítio com capacidade de armazenamento de 20 MWh, tal hidrogênio será obtido a partir de energia 100% renovável.